Operações a partir de mil reais passam a ser monitoradas pelo Banco Central

A sede do Banco Central em Brasília

Começa na próxima segunda-feira, dia 2, o monitoramento do Banco Central (BC) sobre operações de crédito acima de mil reais. A medida é válida para informações sobre empréstimos de pessoas físicas e jurídicas. As instituições financeiras estarão obrigadas a informar ao Sistema de Informações de Crédito sobre os detalhes da operação e os dados do cliente.

O objetivo é permitir que os bancos avaliem a capacidade de pagamento de seus clientes. Além disso, o monitoramento aumenta a segurança do sistema financeiro. A medida poderá contribuir para a redução das taxas de juros nas operações de menor risco.

Atualmente, o banco de dados do BC reúne apenas informações de operações superiores a R$ 5 mil. A redução desse limite permitirá ao banco o monitoramento de 150 milhões de novas operações de crédito em todo país.

Volume

O novo valor agregará ao sistema quatro vezes mais dados do que os recebidos atualmente. Além disso, com a medida, o BC passará a supervisionar 96% do crédito concedido no país, valores que chegam a R$ 2 trilhões. O sistema cobria 86% do valor envolvido nas operações de crédito no Brasil.
Fonte: Extra

Um comentário em “Operações a partir de mil reais passam a ser monitoradas pelo Banco Central

  • 31 de março de 2012 em 15:21
    Permalink

    Exagero isso e …
    Seria muito mais eficaz a Receita Federal ver se o padrão de vida q/ a pessoa ostenta condiz c/ sua renda! Isso sim seria eficaz, pegaria ratasanas e ninhadas de gatunos (as).

    Sabemos q/ o mercado de laranjas existe , assim como empresas de fachada p/ lavagem de dinheiro.

    Espero q/ c/ essa arumação de a cada 1000 reais não inventem moda p/ imposto p/ nós!Seria muita muita muita muita….

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *