Primeiro grupo de casas do PAC está em fase de acabamento

Casas do Pac do Mapiri. Foto Rozinaldo Garcia

A obra de habitação do PAC em Santarém avança nos bairros Mapiri e Uruará. O grupo de casas que começou a ser construído no final do ano passado está em fase de acabamento. Após revestimento interno e externo das paredes, as casas recebem portas e janelas. Também são feitas instalações das caixas d’agua e louças dos banheiros e já iniciou a instalação da rede elétrica interna das residências. A empresa responsável pela obra executa ainda a base para arruamento e posterior asfaltamento das vias do conjunto de residências.

Nessa primeira etapa, a Prefeitura de Santarém entregará mais de 100 casas no Uruará e no Mapiri.

As casas foram construídas em áreas aterradas que antes eram invadidas pelo rio. Nos locais as pessoas viviam em situação de risco. A maioria das famílias já foi retirada do local e recebe aluguel social, benefício previsto no orçamento geral das obras do PAC por meio do qual a pessoa recebe dinheiro para aluguel de residências em áreas seguras até que as casas do Programa fiquem prontas.

O Programa de Aceleração do Crescimento é executado no município através de parceria entre o governo federal e a Prefeitura de Santarém, sob coordenação da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF).

Estação de Tratamento de Esgoto – Além das obras de habitação, os bairros Mapiri e Uruará recebem investimentos em esgotamento sanitário através da construção das duas primeiras Estações de Tratamento de Esgoto da Cidade. Desta forma, Santarém será um dos poucos municípios da região Norte a ter saneamento com rede de esgoto e tratamento dos dejetos.

No Mapiri, o tanque de tratamento já está pronto e nas próximas semanas será feita a impermeabilização da estrutura. Em seguida, serão instalados os últimos equipamentos da Estação. Atualmente os operários da obra trabalham na construção da Estação Elevatória, estrutura que irá bombear o esgoto para o tanque de tratamento.

No Uruará, a construção do tanque de tratamento é finalizada e também está sendo trabalhada a construção da estação elevatória.

Fonte: RG 15/O Impacto e Nelma Bentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *