Bocão Ed. 891

Eleição sem fatias

O pré-candidato a prefeito Osmando Figueiredo “confidenciou” para a coluna que já recebeu pelo menos duas propostas de dois pré-candidatos a prefeito, mas  não topou. Ele quer mesmo testar a sua popularidade. Uma das suas características é evitar ao máximo uma colisão com muitos partidos, para não “fatiar” o governo. O último que tentou adotar essa prática foi Benedito Guimarães, que tentou pelo menos 3 vezes e se deu mal em todas as tentativas. A colisão realmente cobra e cobra caro do administrador, mas, via de regra, é uma forma de chegar ao poder, a menos que o candidato tenha um grande diferencial dos demais que seja percebido ao longo da campanha.

Águas em baixa

A baixada das águas vai revelando as suas mazelas. O tablado é um bom exemplo. Como na cheia de 2009, o local terá que ser recuperado. Os barraqueiros já se dispuseram a entrar com a mão de obra, para que a Prefeitura forneça a madeira. Eles já receberam o sinal de que isso será possível. Outro sinal de que o maior perigo já passou, foi a retirada nesta semana da última das seis bombas instaladas ao longo da Avenida Tapajós. Muitas crateras que já estavam por lá antes da cheia, só pioraram com a umidade. É hora de reconstrução e a burocracia, nem conseguiu fazer chegar o apoio aos atingidos e já está na hora de avaliar os estragos.

Estrago X Buracos

O carro do Google Street View e Google Maps foi parar na oficina. Uma coisa previsível, convenhamos, diante do estado das ruas. As imagens vão capturadas, vão mostrar os buracos em 360 graus. Se ele percorrer a interpraias, vai ficar por lá mesmo, nem compensa fazer a retirada do veículo de lá.

Mototaxi

A Secretaria Municipal de Trânsito começou na última terça-feira o processo de licitação para a concessão de 380 vagas para o serviço de mototaxi. Serão 380 licenças. Pelo menos 693 interessados apresentaram documentação, para concorrer às vagas. Serão 3 etapas entre avaliação da documentação, análise da melhor oferta, treinamento e efetivação da concessão. Até a segunda quinzena de agosto, será feita a liberação das licenças. Somados aos 450, em funcionamento, serão 830 concessões. Se não resolver, pelo menos minora a ação dos não credenciados. A demanda reprimida, e a falta de emprego, facilitam a ação dos clandestinos. Em ano eleitoral, duvido que a Secretaria vá de fato ser sistemática no combate ao serviço não autorizado.

Estação de tratamento

A Secretaria Municipal de Infraestrutura anuncia para agosto, a inauguração da primeira estação de tratamento de esgoto no bairro do Mapiri. Outra está sendo construída, ainda a passos lentos no bairro do Uruará, com recursos do PAC. Até aí tudo bem. O que não dá para engolir, é a informação da SEMINF de que serão beneficiados 40% dos moradores de Santarém. Só a título de lembrança, a zona urbana da cidade, é formada por 48 bairros. O Mapiri e Uruará, mesmo somados ao Jardim Santarém, que também deverá ser beneficiado, ficam muito longe de representar um percentual tão otimista assim. Ou estão subestimando o nosso raciocínio, ou é má fé mesmo.

Semana do Júri

Estamos em plena Semana Nacional do Júri, estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça. O projeto visa julgar todos os processos envolvendo crimes dolosos contra a vida, que deram entrada no Poder Judiciário, até o dia 31 de 2007, deverão ser efetivamente julgados até o final deste ano.

ICPET

O reinício das atividades do ICPET (Instituto Cidadão Pró Estado do Tapajós), no pós-plebiscito, adiou do dia 22 para o dia 29 o início da coleta de assinaturas para a proposta de um projeto de Lei, de iniciativa popular. Serão necessárias um milhão e quinhentas mil assinaturas, na tentativa de mudar a redação da Lei 9.709/98, mais precisamente nos artigos 7º e 10º. Haverá necessidade de aprovação para que as consultas plebiscitárias obedeçam ao artigo 18 da Constituição, onde a área diretamente interessada é a que será desmembrada.

Código de Postura

Uma reunião para definir as propostas ao Novo Código de Postura do Município aconteceu na tarde de terça-feira, no prédio da Câmara Municipal de Santarém. Engenheiros, arquitetos, empresários e representantes da sociedade civil organizada, participaram do encontro. A padronização das calçadas e o horário do funcionamento do comércio aos domingos, voltaram a ser debatidos. A idéia é finalizar o parecer da comissão mista, para que o Projeto entre em votação até o final do mês. O  relator da comissão mista, vereador Henderson Pinto, já se manifestou adiantando que a questão do funcionamento do comércio, é um assunto que deve ser tratado em convenção coletiva. Outra proposta do relator, é que os prédios públicos sejam pintados com as cores da bandeira do Município, e não das cores dos partidos, como vem acontecendo. Faltando apenas 6 sessões ordinárias até o final do mês, ainda estarão na pauta de votação o Código de Obras e Parcelamento do solo Urbano. Mas a Lei de Diretrizes Orçamentárias terá que ser aprovada, até a última sessão ordinária de junho. Diante disso, não havendo empenho dos vereadores, com exceção da Lei Orçamentária, para que tudo não seja aprovado a toque de caixa, o melhor seria deixar para agosto, apesar do risco do clube dos faltosos em ano eleitoral, adiar ainda mais a votação. Enfim, não se sabe o que seria pior.

De carona

Pegando carona no tema da Rio+20, dois vereadores de Santarém fizeram referência à necessidade de preservação do meio ambiente. Um deles destacou o Projeto de Lei de sua autoria que propõe a criação da Frente Parlamentar de Reciclagem do Lixo. Para ele, a Frente vai discutir com a sociedade civil organizada, políticas públicas que venham proporcionar à cidade instrumentos de adequação a realidade mundial. O vereador Valdir Matias destacou a criação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente; instalação do Conselho Municipal; votação do Código Ambiental do Município; instalação da APA do Saúbal; Conselho da APA de Alter do Chão e a criação do Fundo Municipal do Meio Ambiente. Valdir quer, também, que os candidatos a prefeito possam inserir em seus programas de governo, projeto de proteção do meio ambiente. Em Santarém, a manifestação popular Rio+20, tratou de tomar a posição de que “nosso rio é aqui”. Em debate, a construção de hidrelétricas, a emissão de gases, controle de desmatamento, entre outros. A praça de São Sebastião foi escolhida para a manifestação

Delação premiada

Em sua última reunião deliberativa, a comissão de juristas criada pelo Senado trouxe para o texto do Código Penal, na segunda-feira, a concessão do benefício da delação premiada. O criminoso que concordar em colaborar com a Justiça poderá ter sua pena reduzida de um a dois terços, ou até mesmo sair livre caso seja réu primário. Para isso, é preciso que a colaboração dele tenha resultados concretos, como por exemplo, a identificação dos outros criminosos, a localização de eventuais vítimas ou a recuperação do que foi desviado com o crime. Hoje, o benefício é previsto em lei específica. No Código Penal atual, a redução de pena é permitida apenas para os casos de extorsão mediante sequestro.

Mesário Voluntário

Dentro das medidas para as eleições deste ano, a Justiça Eleitoral está estimulando o voluntariado, com o programa Mesário Voluntário. Esse programa foi criado com o objetivo de incentivar o voluntariado voltado à prestação de serviços eleitorais nas mesas receptoras de votos. A Justiça Eleitoral, considerando a importância do tema, realiza, desde 2004, ações nesse sentido. O projeto busca a ampliação do número de colaboradores da Justiça Eleitoral, de forma consciente e espontânea. A intenção é cadastrar mesários voluntários, universitários ou não, qualificados e aptos a desempenhar satisfatoriamente suas atribuições no dia da eleição. De acordo com o artigo 98 da Lei 9504/97, mesários serão dispensados do serviço, mediante declaração da Justiça Eleitoral, sem prejuízo de seus salários pelo dobro dos dias de convocação. Recebem auxílio alimentação para o dia da eleição. As horas trabalhadas como mesário poderão, mediante prévio acordo entre Justiça Eleitoral e Instituição de Ensino, serem contadas como horas extracurriculares. Ser mesário pode ser critério de desempate em alguns concursos públicos.

Por: Emanuel Rocha

16 comentários em “Bocão Ed. 891

  • 7 de julho de 2012 em 10:47
    Permalink

    En Guatemala desconozco si exitsa lo de horarios partidos, siempre que trabaje lo hice decorrido, con una hora para almuerzo, y cuando me quede tarde me pagaron las horas extras lo que si se que tenemos son los turnos unos trabajan durante el deda y otros por la tarde-noche.El sistema nipon me parece injusto para los trabajadores, me1s que nada porque no es una hora la que se quedan son me1s de 3 por lo general por lo que el desgaste fedsico es notable.

    Resposta
  • 25 de junho de 2012 em 09:54
    Permalink

    nao estranhei que ja baixando as aguas as populções ribeirinhas ue sofreram todos os tipos de mazelas com a enchente não receberam a tal ajuda prometida. falei disto em um texto meu aqui no impacto, pois até da enhente de 2009 ainda não foi entregue querer que deste ano esteja em dias é muito \”pavugem\” O que venm comprovar que é muita reunião entrevista e vistoria , ação prática, necas. até a serraria que erou a madeira doada pelo ibama nõ tinha recebido o seu pagamento pode.cade os vereadores que andavam pra cima e pra baixo com a equipe?

    Resposta
  • 22 de junho de 2012 em 21:01
    Permalink

    OS MANDO OU OS MANOS, SÃO DA MESMA TURMA DE COLEGIADO DO BENÉ, TA NA HORA DE MANDAR ELES VOLTAREM PRA SUAS TERRAS, SAI OLHO DE $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$.

    Resposta
  • 21 de junho de 2012 em 18:47
    Permalink

    bocão mete bronca, essa coluna defende a gente, vou mandar umas fofocas.

    Resposta
    • 7 de julho de 2012 em 23:04
      Permalink

      Bom dia Nepomuceno,Bem, como estou comee7ando ainda a dar os primeiros psoass nesse ambiente, fiquei mais entusiasmado ainda com essa descoberta do Blog Day. Sem dfavidas, e9 uma excelente iniciativa a toda comunidade universal (de Blogs!).Forte abrae7o e continuemos nossa jornada.

      Resposta
  • 21 de junho de 2012 em 18:38
    Permalink

    é verdade, o bocão está muito elitizado, tem que voltar para atender o povão como antes.

    Resposta
  • 21 de junho de 2012 em 18:37
    Permalink

    Não estou gostando do bocão, sério. Gosto das porradas. Bocão volta ao normal por favor e deixa a gente informado das sacanagem.

    Resposta
  • 21 de junho de 2012 em 12:30
    Permalink

    Meus prezados conterraneos, osmando e bandido, oprtunista e tenta alcançar o cume da administraçao publica de nossa cidade, pelo amor de Deus, não votem neste bandido.

    Resposta
  • 21 de junho de 2012 em 08:47
    Permalink

    Olhem bem em quem vão votar,tem gente querendo entrar para saborear uma fatia do bolo.Na minha opinião esse Osmando não vai fazer nada,a não ser o que os outros fazem,R$ R$ R$ R$.Olho nele,vejam o seu passado.

    Resposta
    • 7 de julho de 2012 em 00:45
      Permalink

      Yo no he trabajado en mahucs empresas, pero por lo que he visto hasta ahora, los que me1s trabajan son los que lo necesitan.O bien son empleados de poco nivel de estudios (como los que mueven la piedra en una cantera) y curran horas extra para doblar su sueldo, o bien son los duef1os de una empresa y tienen que trabajar ellos para que la empresa no se vaya al garete.Pero si son jefes medios (es decir, que tienen otros jefes por encima y subalternos por debajo), entonces que trabajen los subalternos si quieren, que sale me1s caro contratar a otra persona que pagar horas extras de un turno doble.Afan con todo, ninguna de las dos opciones me parece bien. El tiempo de una persona hay que page1rselo, porque es lo que hace, venderlo. En lugar de pasarlo con su familia o consigo mismo, lo este1 vendiendo a la empresa, y eso tiene que tener una compensacif3n.

      Resposta
  • 21 de junho de 2012 em 08:26
    Permalink

    Todo ano a agua alaga a rua do comercio e ninguem da jeito. Já deveriam ter medidas para evitar. Basta estudar e aplicar recurso. Falta atitude.

    Resposta
  • 21 de junho de 2012 em 08:26
    Permalink

    Osmando Figueiredo sabe o que faz, e na hora certa vai despontar como o melhor candidato, por tudo o que mostrou meu voto é dele.

    Resposta
    • 7 de julho de 2012 em 09:15
      Permalink

      Tienes bastante suetre de tener una persona como tu maestro, de verdad. Sed que he tenido gente que me ha motivado a hacer cosas y sin la que hoy no sereda lo que soy. Pero lo que es tener alguien que me haya empujado a hacer lo definitivo quize1 mi faltima sensei de japone9s, de la que me acuerdo bastante porque ya no me puede dar clase. Una le1stima, pero las cosas van ased. Ojale1 aparezca alguien que realmente lo haga (y digo ojale1 porque sale solo, es algo que no se puede buscar porque no se va a encontrar).Nos vemos!

      Resposta
  • 21 de junho de 2012 em 08:05
    Permalink

    Osmando tá só estudando uma estratégia, assistindo de camarote a burrice de muitos políticos que se acham… Não se espantem quando chegar nos últimos minutos, ele vai apoiar o alvo certo.

    Não tem pra ele, pode ser o que for, mas o cara é um grande articulista

    Resposta
  • 21 de junho de 2012 em 05:17
    Permalink

    Esse negocio de aumentar o numero de mototaxista vai dar problema. Nao sei porque isso se os clandestino vao ficar circulando.

    Resposta
    • 7 de julho de 2012 em 23:38
      Permalink

      Ana,Edie7e3o da vida concordo Ana, um jnosalirta faz isso Julia, filtros se3o filtros .algue9m tem que crie1-los estamos passando de filtros humanos para robf4s e em cima do que o robf4 faz criamos mais inteligeancia bjs as duas, valeu visita !

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *