Juíza alerta: “Campanhas têm que ser limpas e com ética”
A propaganda eleitoral começa no dia 06 de julho. A partir desta data os candidatos começam a divulgar suas propostas. A utilização da propaganda político-partidária começa depois: “O que se espera é que os candidatos utilizam esses espaços para promover uma campanha limpa, sem abuso do poder econômico”, avisou a juíza Josineide Pamplona, Titular da 20ª Zona Eleitoral. ”Que acima de tudo promovam suas idéias e propostas, sem denegrir a imagens dos outros candidatos”, disse a Juíza.
Dra. Josineide Pamplona ressalta: ”Uma campanha eleitoral que favoreça o exercício da democracia tem que ter ética na propaganda”, analisa. “Os candidatos têm que fazer uma campanha eleitoral limpa”, declarou Dra. Josineide.
Prazos para propaganda eleitoral: Existe toda uma legislação que regra as propagandas eleitorais nos meios de comunicação. Segundo a juíza Josineide Pamplona, a propaganda em jornais e revistas tem que obedecer a determinado espaço. “Não pode ocupar mais do que um quarto do espaço, tem que ser tamanho padrão”, e ainda mais: “Cada candidato durante o processo eleitoral só pode fazer uso de dez inserções em cada veículo impresso”, avisando que “o jornal não pode repetir a inserção de um mesmo candidato mais de dez vezes durante os três meses em que perdurar a propaganda eleitoral”, afirmou Dra. Josineide Pamplona.
Ressaltando que esta semana será dedicada apenas a registros dos candidatos e seus partidos, não será de propaganda, a Juíza Eleitoral citou que as regras que vão reger a propaganda eleitoral na televisão e no rádio serão divulgadas em momento oportuno: “Na ocasião, nós vamos fazer uma audiência pública com todos os interessados, quando será feito o sorteio dos horários; a distribuição desses horários será conforme a representação de cada partido político”, afiançou Dra. Josineide Pamplona.
Por: Carlos Cruz
É, bem que devia ser com ética e sem compra mas não é o que se ver ou houver.