Advogado diz que Lula não só sabia como ordenou o mensalão

Luiz Francisco Corrêa

“Sim, ele ordenou”. “É claro que o procurador-geral não poderia afirmar aqui que o presidente da República era um pateta, que ele não sabia de nada”. Assim o papel do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no escândalo do mensalão foi descrito pelo advogado Luiz Francisco Barbosa, representante do presidente do PTB, Roberto Jefferson. Nesta segunda-feira, os ministros do Supremo Tribunal Federal ouviram dele a argumentação de que Lula era o principal beneficiado pelo esquema.

– O ministro Marco Aurélio usou para o presidente Lula a expressão carioca: ‘é safo’ (esperto). É doutor honoris causa em universidades brasileiras e de fora do país. Mas é um pateta? Não, é safo. Não só sabia como ordenou o desencadeamento de tudo isso que essa ação penal escrutina. Sim, ele ordenou. Aqueles ministros eram apenas executivos dele. Mas, recebida a denúncia, a PGR deixou o dono fora da ação. Esta oração tem sujeito. – disse o advogado.

Após argumentar no Congresso Nacional, em 2005, que o presidente fora apunhalado pelo ex-ministro José Dirceu com a elaboração do esquema do mensalão, a defesa resolveu mudar de versão e alegar que Lula era o principal beneficiado e mandante da compra de parlamentares.

O advogado diz ainda que a Casa Civil, usando a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), tramou o flagrante de uma proposta de propina com então dirigente dos Correios Rogério Marinho para atingir Jefferson. O fato teria ocorrido, segundo a versão, após a denúncia pessoal feita por Jefferson a Lula sobre a existência do mensalão.

– Diz Roberto Jefferson aos quatro ventos que o presidente se deu por surpreso e, como que se sentindo traindo, em um momento chegou a lacrimejar e, naturalmente, prometeu adotar providências. Afinal, era uma notícia de um crime. O tempo passou e nada. Voltou Roberto Jefferson ao gabinete presidencial e, perante essas mesmas testemunhas que citei, reiterou ao presidente as providências que eram devidas. Enquanto isso, uma manobra da Casa Civil, usando a Abin, disfarçou pessoas, que se diziam empresários, filmou uma proposta de propina.

Fonte: O Globo

Um comentário em “Advogado diz que Lula não só sabia como ordenou o mensalão

  • 14 de agosto de 2012 em 08:27
    Permalink

    O HOMEM DO NUNCA VIU NADA, NÃO SABE DE NADA E NADA VIU, é só rizadas , é só alegria por saber que foi poupado e vê sues companheiros se Fudenr…… e ele pousando de bom moço como s e toda essa podridão nada tenha a vê com seu ex- governo corrupto.
    Lula da Silva, ficará na historia por duas simples razões: Por ter feito de seu governo o + corrupto já visto no Brasil, e Pelo Mensalão, que foi a Maior roubalheira já vista no poder público com formação de quadrilha especializada .
    LULA QUANDO PRESIDENTE , SAIU DISTRIBUINDO PASSAPORTES DIPLOMÁTICOS PARA TODA A FAMILIA .
    PILANTRA !!!!
    Lula , seu filho o tal Lullinha que era empregado de zoológico , que limpava coco de macaco e recebia R$ 870,00 por Mês o qual ficou milionário concidentemente durante seu governo já devolveu o passaporte Diplomático passaporte que vc. distribuiu para toda sua família indevidamente ?
    Saiba que a justiça tem mandado de Busca e apreensão para reaver o passaporte que ele o Lulinha adquiriu indevidamente a seu comando .

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *