Medicilândia promove a festa do cacau

Produção de cacau

Com previsão de safra para este ano de 30 mil toneladas, Medicilândia, o maior produtor de cacau do Estado, realiza, a partir de segunda-feira (27), o Cacau Fest, que vai até o dia 2 de setembro. A Festa do Cacau de Medicilândia é realizada todos os anos com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri) e da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac).

O Cacau Fest começa com a programação técnica do evento, que inclui um dia de campo e 21 cursos técnicos e palestras com engenheiros agrônomos, técnicos da Ceplac, Emater, destinados aos produtores, voltados para a melhoria da qualidade do cacau.

Os cursos serão realizados até o dia 30, quando se inicia o festival propriamente, com exposições de produtos agrícolas para venda e outros materiais referentes ao cultivo do cacau, além de shows com artistas da região e bandas musicais.Com manchas de terra roxa que ocupam cerca de 7% de seu território, Medicilândia é o maior produtor isolado de cacau do Brasil e o de maior produtividade do mundo com média entre 800 a 1.200 kg/ha. O município tem 1.940 produtores de cacau e uma área plantada de 29,3 mil hectares (ha) e possui o cacau de melhor qualidade do mundo.

De acordo com dados da Sagri, o Pará produz cerca de 70 mil toneladas de sementes de cacau/ano o que faz do Estado o segundo maior produtor de cacau do Brasil, atrás apenas da Bahia.A maior parte da produção de cacau de Medicilândia é vendida in natura para a Bahia, o grande mercado comprador do Brasil.

O governo estadual quer reverter esse quadro e criou o Programa de Aceleração da Cacauicultura, que estabelece o estímulo à produção cacaueira, fortalecendo o potencial econômico do Estado.

ALEPA

Foi criado um fundo de fomento, o Funcacau, aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado (Alepa), que prevê a redução da alíquota do Imposto Sobre Circulação de Mercadoria e Serviço (ICMS) do cacau. O fundo financia o fortalecimento da atividade prevendo sua expansão e verticalização. A meta do Pará é tornar-se o primeiro produtor de cacau do país.

Fonte: Diário do Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *