A FESTA DO SAIRÉ

Conhecida como uma das manifestações culturais e religiosas mais antigas da Amazônia, fica localizada à 30 Km de Santarém, na vila balneária de Alter do Chão. A combinação da areia branca com a água azul do Rio Tapajós deu às praias fluviais de Santarém, no Oeste do Pará, o apelido de “Caribe Amazônico”. Uma mistura de natureza, cultura e encantos. Pessoas de todas as línguas presentes apreciam o misto de ritual indígena e celebração católica que enaltecem a festa do Sairé. A cerimônia de abertura começa com a tradicional missa, com a presença de comunitários, autoridades, imprensa e inúmeros turistas. O atrativo principal que chama atenção dos milhares de brasileiros e estrangeiros presentes é sem dúvida alguma, as danças, lendas e as toadas do Boto Cor de Rosa e Tucuxi, na sedução de suas caboclas e torcidas organizadas nas noites do referido festival.

O Rito religioso do Sairé que é considerado a essência da festa, é dividida em vários momentos, como a busca dos mastros que acontece logo após a missa das bênçãos. A procissão da busca dos mastros, que sai da praça do Sairé até a praia do Cajueiro, onde  estão guardados os mastros, seguindo novamente em procissão até a praça onde ocorre a disputa dos mastros do Juiz e da Juíza. Os mastros permanecem erguidos e ornamentados na praça do Sairé até o dia 19 de setembro, quando acontece a derrubada do mastro que põe fim ao rito religioso do Sairé.

A tradição do Sairé é a mais pura demonstração de amor a Deus do povo indígena Borari, antigos moradores do pacato balneário de Alter do Chão e que foi catequizado há centenas de anos pelos padres jesuítas, que se mantém há mais 300 anos.

A festa do Sairé é comemorada todos os anos, na segunda semana de setembro, atraindo muitos turistas. E por falar em turistas, Santarém apesar de ter a menor taxa de homicídios entre as cidades brasileiras com mais de 200.000 habitantes, é necessário que as autoridades constituídas se preocupem com a segurança daqueles que de longe comparecem à Vila a fim de prestigiar o evento. Ano passado, a casa de uma família de Alter do Chão que recebeu parentes para a referida festa, foi assaltada. Os bandidos levaram jóias, dinheiro, roupas e celulares, sob ameaça de ferir uma criança de um ano de idade, e o que foi pior uma das vítimas, que conseguiu esconder o celular, ligou para a polícia civil em Santarém, pedindo ajuda e não conseguindo, alegado pelo policial de plantão, que a viatura estava sem combustível. Falo neste assunto, porque a segurança total do evento será de grande importância para o sucesso da festa.

Tive o privilégio de participar de vários Sairés quando estive no Comando da Instituição da Polícia Militar em Santarém, e que dentro de um Planejamento Operacional garantíamos a segurança de todos, desde o início até o último dia de festival. No domingo final da festa, no retorno à cidade, tínhamos a preocupação de distribuir homens fardados de trânsito e viaturas ao longo da rodovia PA 457, para o controle efetivo no trânsito daqueles que voltavam às suas casas, não verificando nenhum acidente. Nesse particular, a Polícia Militar de Santarém, conta com uma tropa especializada e preparada para oferecer a segurança de todas as pessoas que se farão presentes na citada festa. Feliz Sairé a todos.

Um comentário em “A FESTA DO SAIRÉ

  • 12 de fevereiro de 2016 em 13:35
    Permalink

    Estou realmente muito curiosa sobre esse festival e gostaria de saber qual a data para este ano de 2016

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *