Grupo Rede sob intervenção, mas Celpa fica de fora

Celpa

O governo anunciou no final da tarde desta sexta-feira que vai intervir em oito distribuidoras de energia elétrica pertencentes ao Grupo Rede Energia. A decisão deixa de fora, porém, a nona empresa do grupo que também enfrenta sérios problemas e está em processo de recuperação judicial, as Centrais Elétricas do Pará (Celpa), conforme antecipado ainda hoje pelo DOL.

Especialistas afirmam porém, que é questão de tempo. Principalmente após a Equatorial, única empresa interessada em comprar a Celpa, ter sido descartada pela ANEEL ainda na sexta-feira.

Nste sábado (1), haverá assembleia-geral de credores da Celpa, em Belém. Na segunda-feira (3), acaba o período de recuperação judicial, que pode ser prorrogado.

A decisão já era esperada após a publicação ontem no Diário Oficial da União, da Medida Provisória 577, que autoriza o governo federal a intervir em empresas concessionárias de energia elétrica.

Aneel decide que Equatorial não pode comprar Celpa

O conselho da Agência Nacional de Energia Elértrica (Aneel) informou, na tarde desta sexta-feira (31), que a empresa Equatorial Energia S.A., que pretendia adquirir a Centrais Elétricas do Pará (Celpa), não irá operar a distribuidora de energia no estado do Pará. A informação foi adiantada após a Equatorial ter informado à agência que não teria condições de assumir as operações da empresa da Rede Energia.

O negócio fazia parte do plano de transição da Celpa, que apresenta sérias dificuldades financeiras e entrou com um pedido de recuperação judicial em fevereiro deste ano. O prazo para a apresentação do plano de recuperação acaba na próxima segunda-feira (3).

Segundo informações do portal Valor Econômico, a diretoria colegiada da Aneel ainda deve definir sobre uma eventual intervenção nas operações do grupo Rede Energia, que, além da Celpa, controla outras oito distribuidoras de energia no país.

Fonte: DOL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *