Uma mente sã precisa de um corpo bem alimentado

Edna…

O cérebro pode ganhar ‘músculos’ e a forcinha necessária é obtida através da alimentação. Como qualquer parte do corpo, o sistema nervoso precisa de proteínas, gorduras e carboidrato de forma equilibrada, além de glicose, substância que é o “combustível” do pensamento. Seguindo dieta que garanta o fornecimento diário de cada elemento, observando as características de cada alimento, você pode turbinar seu cérebro.
 
Para ter cérebro saudável e sempre ativo, é importante comer bastante arroz e pão, que fornecem energia. As proteínas são essenciais na síntese de neurotransmissores, responsáveis pela comunicação entre neurônios. O corpo absorve de maneira mais eficiente a substância no ovo e no peixe.

Entre as gorduras, o ômega-3 tem destaque: melhora a função cognitiva, afasta o mau humor e diminui a ansiedade. “Pesquisas indicam que o sistema nervoso usa o ômega-3 para formar neurônios. Ele ajudaria a manter a memória da pessoa em dia”, explica a neurologista Carla Jevoux.

A ingestão de antioxidantes, encontrados na cenoura e na maçã, é vital para a vida dos neurônios. Sem eles, o cérebro fica desprotegido contra radicais livres, que atacam as células do órgão. “Tentamos blindar o cérebro com os antioxidantes”, diz a nutricionista Gabriela Maia.

Mas esses alimentos devem fazer parte da rotina. Carla Jevoux afirma que o importante é ter alimentação balanceada aliada a praticar exercícios aeróbicos pelo menos quatro vezes por semana.

Vitaminas e minerais não podem faltar

As vitaminas têm função importante na proteção ao cérebro: a C, encontrada nas frutas cítricas, produz ação antioxidante. Já a E, muito comum nos ovos e nas nozes, está associada à baixa incidência do mal de Alzheimer. As do complexo B, presentes no leite e nos cereais, garantem boa absorção de glicose.

Por fim, a vitamina D, que, além de fortalecer ossos e dentes, atua na renovação dos neurônios. Poucos alimentos são considerados fontes dessa vitamina, mas entre eles estão a gema de ovo, o fígado, a manteiga e alguns tipos de peixes, como a cavala, o salmão e o arenque.

Os minerais também são importantes para a manutenção da saúde cerebral. As ostras e a castanha-do-pará carregam zinco, que combate os radicais livres e beneficia o trabalho dos neurotransmissores.

O magnésio, encontrado nas folhas e nas oleaginosas, ajuda nas transmissões nervosas e protege o cérebro do efeito tóxico de aditivos químicos.

Ao 75 anos, cheia de saúde e disposição

Edna Farias esbanja disposição. Aos 75 anos, ela não tem problema de saúde e mantém rotina agitada: “Acordo às 6h30, tomo um café leve e vou para a academia. Também caminho e faço aulas de dança duas vezes por semana”.

Para Edna, o segredo da longevidade com saúde está em manter-se ativa e na dieta rigorosa. Ela come todos os dias pão integral, vegetais e carnes brancas, preferencialmente peixes, e toma leite e sucos. “Dizem que sou ativa até demais. Não gasto com remédio e me sinto cheia de energia”.

Rotina leva à vida saudável

Para que os alimentos produzam benefícios, a dieta deve ser seguida por toda a vida. “O organismo precisa desse apoio diariamente”, afirma Carla Jevoux.

Ela diz a que a ginástica cerebral também é indispensável. “Como os músculos crescem na academia, é possível aumentar a capacidade de comunicação entre os neurônios”, explica.

Ler livros, jornais e revistas, aprender um instrumento, estudar uma língua, fazer palavras cruzadas ou sudoku mantêm a atividade cerebral constante.

Fonte: O Dia

Um comentário em “Uma mente sã precisa de um corpo bem alimentado

  • 18 de setembro de 2012 em 12:48
    Permalink

    / Oi Mary, Concordo que algumas paters do texto se3o bem verdades. Assim como entendo que ne3o foi vocea quem escreveu o que este1 aed. Mesmo assim, aed vai minha opinie3o: As mulheres geralmente reclamam dos caras que fazem isso com elas, mas se esquecem que este3o fazendo o mesmo com aquele cara legal que este1 afim delas. Je1 reparou como mulher curte um drama nessa vida?Sempre queremos o homem mais difedcil, o que mais nos rejeita e o que parece mais ocupado com os negf3cios e mais traumatizados com os problemas da famedlia.Enquanto corremos atre1s destes verdadeiros limf5es azedos, quase sempre he1 um cara que demosntra interesse por nossas qualidades, que nos elogia por aquele vestido que usamos semana passada e que sempre tenta nos levar para jantar. E que sempre recusamos, pois estamos ocupadas demais fazendo limonadas.O que quero dizer, sem me estender muito, e9 que as mulheres precisam se valorizar mais e parar de simplesmente reclamar dos homens enquanto fazem igual a eles.A ide9ia e9 comee7ar a dar valor para quem de1 valor pra gente e mudar o drink: chega de caipirinha, agora e9 hora de tomar um apple martini, bem docinho!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *