Presidente da Câmara diz que mensalão é uma ‘falácia’

Marco Maia

O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), afirmou na manhã desta terça-feira (18) que o suposto esquema de pagamento de propina a parlamentares no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o chamado mensalão, é uma “falácia”. Nesta segunda, o Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar o chamado núcleo político do mensalão.

“Me chamou a atenção ter voltado esta tese do mensalão. Eu, por exemplo, acho uma grande falácia. Não houve, por exemplo, pagamento mensais aos deputados do PT. Os deputados do PT não tinham nenhuma necessidade de ter pagamentos mensais para votar com o governo. Há uma tentativa de se reforçar e afirmar uma coisa que não é verdade, que não condiz com verdade”,afirmou Maia.

O ministro Joaquim Barbosa, relator do processo do mensalão no STF, começou a ler nesta segunda-feira seu voto sobre o item 6 da denúncia, que trata de corrupção passiva e ativa envolvendo a cúpula do governo Lula e deputados da base aliada.

Esse trecho da denúncia traz acusações também contra os deputados federais Pedro Henry (PP) e Valdemar da Costa Neto (PR), além do delator do esquema, Roberto Jefferson (PTB).

“A expectativa é que se faça o julgamento mais justo possível, olhando as provas que foram produzidas nos autos do processo.”, disse Maia.

Denúncia
O presidente da Câmara dos Deputados ainda começou a reportagem da revista “Veja” deste final de semana. A reportagem afirma que Marcos Valério, apontado como o operador do mensalão, disse a pessoas próximas que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva era o “chefe” e “fiador” das operações e tinha conhecimento do suposto esquema, atualmente em julgamento pelo Supremo Tribunal Federal.

“Isto é outro absurdo. Vejam vocês que o advogado do cidadão Marcos Valério desmente as afirmações e a revista as mantém como verdade. Na minha avaliação, não há nenhum envolvimento do presidente Lula”, disse Maia.

Segundo o presidente da Câmara, a reportagem é uma tentativa de prejudicar o processo eleitoral.

“Esta tentativa de buscar, de trazer o presidente Lula para o debate, é uma tentativa de influenciar no processo eleitoral e criar instabilidade. Nós não vamos permitir isso e deixar que isto aconteça”, disse.

Marco Maia ainda afirmou que, no futuro, um dos debates que o Congresso terá de fazer é com relação às fontes que passam informações para jornalistas.

“Hoje em dia ficou muito simples dizer que pessoas ligadas ao governo, ligadas ao deputado Marco Maia, disseram tal coisa. Aí quando você vai perguntar quem foi a pessoa, tem o segredo da fonte. Então isto é muito sério, e nós precisamos encarar com seriedade, mas não no processo eleitoral”, afirmou.

Fonte: G1

6 comentários em “Presidente da Câmara diz que mensalão é uma ‘falácia’

  • 19 de setembro de 2012 em 09:02
    Permalink

    Então desse modo, o que ele quer dizer é que o Supremo é uma fraude???… Demonstra uma quebra constitucional, pois não quer aceitar o julgamento do STF. O povo deve ir as ruas e exigir que o exército atue sobre o câmara de deputados que não aceita as instituições democráticas.

    Resposta
  • 19 de setembro de 2012 em 08:23
    Permalink

    Essa corja do PT são um espetáculo, o cúmulo do absurdo. Tentam de todas as formas desfocar o assunto do mensalão, tentam defender o indefensavel. Essa turma do PT quando chegarem no inferno, roubarão até a imagem do satanás, alias, eles já roubaram, eles roubam tudo. kkkkk

    Resposta
  • 19 de setembro de 2012 em 01:36
    Permalink

    hehehe esse marcos maia é um gozador deveria seguir a carreira de humorista,a pesquisa apontou 70% do povo é defato desinformado mas nem tanto assim, só deixa claro o pavor dos petistas em ver seus provedores financeiros desmascarados em suas falcatruas,parabens aos ministros que estão em defesa do povo brasileiro,lula no banco dos réus é justiça para nosso povo.

    Resposta
  • 18 de setembro de 2012 em 19:19
    Permalink

    Mas o ministro Joaquim Barbosa e seus pares do supremo não concordam que o mensalão foi \”só falácia\”

    Resposta
  • 18 de setembro de 2012 em 16:15
    Permalink

    O julgamento será até brando pra esse tipo de bandido, muitos serão condenados mas não ficarão nem um dia preso e nem devolverão o dinheiro. Pelo visto ele também quer \”calar\” as fontes da imprensa, se foram capazes de matar o Celso Daniel que era do próprio partido, imagina se souberem das fontes certamente o que poderão fazer.

    Resposta
  • 18 de setembro de 2012 em 16:06
    Permalink

    Vagabundo! Me admiro ainda que o supremo conseguiu condenar alguns até agora, político sempre escapa de punição. O Mensalão não quer dizer pagamento \”religioso\” mensal, mas sim se refere ao fato de que deputados recebiam propina, independente de ser caixa 02 de campanha ou para votar com o governo, ou aquela grana toda computada não é prova de que houve corrupção? PT = Quadrilha, pior que o nazismo.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *