Prefeitura firma convênio para garantir qualificação de trabalhadores

Prefeito assina Convênio
Prefeito assina Convênio

A Prefeitura de Santarém e o Governo do Estado do Pará, através da Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda (SETER) firmaram convênio de cooperação técnica para garantir a qualificação profissional e proporcionar ao trabalhador condições para inserção no mercado de trabalho. As ações planejadas serão formatadas pelo SINE (Sistema Nacional do Emprego), onde atuarão servidores cedidos pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTRAS). Os cursos serão oferecidos pelo Estado, conforme a demanda indicada através de entidades representativas dos trabalhadores.

De acordo com o secretário adjunto da SETER, Daniel Rendeiro, dez funcionários do Município e dez funcionários do Estado irão gerenciar todo o processo, através do SINE – localizado na Avenida Rui Barbosa no prédio da Estação Cidadania. Daniel Rendeiro explica que a demanda por cursos, palestras e capacitações passarão por um estudo técnico, baseado em dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED/MTE) e a necessidade de Santarém.

O prefeito Alexandre Von admitiu que o Município estará em contato direto com as entidades que representam a classe dos trabalhadores para saber as principais necessidades do mercado santareno. A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTRAS) será responsável pelo gerenciamento das informações em nível local.

“O Município precisa saber o que o mercado precisa e por isso estará em contato permanente com Sindicatos e outras Associações que representam os trabalhadores. Essa é uma forma de garantir a qualificação e aumentar a gama de empregos com carteira assinada”, observou Von.

Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *