Ronaldo Lima é o novo gerente executivo do Ibram Amazônia

Ronaldo
Ronaldo

Com o compromisso de criar oportunidades e intensificar o diálogo entre o setor minerador, o poder público e a comunidade local, o Ibram – Instituto Brasileiro de Mineração (www.ibram.org.br) apresenta nesta segunda, 15 de abril, seu novo Gerente Executivo para a Amazônia, o geólogo Ronaldo Jorge da Silva Lima, ligado à comunidade acadêmica e ao setor de meio ambiente. A data simbolicamente renova o compromisso do Instituto com o Norte do País. Com 36 anos de protagonismo no setor e 10 anos de atuação na sede do Pará, o ibram traz uma nova proposta para fortalecer a mineração na Amazônia, incentivar novas políticas públicas e liderar o desafio ambiental.

“Pretendemos desenvolver um trabalho que possa fazer com que as pessoas enxerguem na mineração uma atividade que traz desenvolvimento de forma sustentável, criando um sentimento de orgulho pelo setor na sociedade”, afirma Ronaldo Lima. Ele diz que é necessário desfazer o falso estigma da mineração versus meio ambiente por meio da valorização do diálogo aberto e produtivo, sem preconceito, com os órgãos oficiais e as ONGs socioambientais em busca do desenvolvimento sustentável.

No Pará, o Gerente Executivo do Ibram pretende trabalhar com a apresentação de projetos em conjunto com o setor público, sempre com a preocupação de estarem adequados à realidade local. “Precisamos consolidar a imagem do Ibram tanto no Pará quanto em toda a Região Amazônica e ampliar nosso relacionamento, principalmente com os órgãos estaduais, as instituições e a sociedade. O setor empresarial já tem um bom conhecimento sobre o Instituto e queremos levar nossa atuação de forma detalhada para vários outros setores”, explica.

Ronaldo Lima é paraense, formado em Geologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), especialista em Gestão Ambiental pelo Núcleo de Meio Ambiente (NUMA/UFPA) e em Sensoriamento Remoto Aplicado ao Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade de Brasília (UnB). Ex-presidente da Associação dos Profissionais Geólogos da Amazônia (APGAM), atuou como gestor em empresas de mineração e como Gerente de Projetos Minerários na Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Pará (SEMA).

Sobre o Ibram

O Instituto Brasileiro de Mineração é a entidade nacional representativa de empresas e instituições que atuam na indústria da mineração. É uma associação privada, sem fins lucrativos, que tem por objetivo congregar, representar, promover e divulgar a indústria mineral brasileira, contribuindo para a sua competitividade nacional e internacional. Além disso, o Instituto visa também fomentar o desenvolvimento sustentável e o uso das melhores práticas de segurança e saúde ocupacional na mineração, estimulando os estudos, a pesquisa, o desenvolvimento, a inovação e o uso das mais modernas tecnologias disponíveis.

Fonte: RG 15/O Impacto e Rosana Maciel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *