Coluna Impacto

Sem Título-1Tapajós deixa PMDB

O ex-prefeito de Santarém e ex-Vereador por seis mandatos, José Maria Tapajós (foto), anunciou na quarta-feira, 02, sua saída do PMDB, partido pelo qual militou por mais de 20 anos. O motivo da decisão, segundo ele, foi para que possa ter uma garantia de concorrer às eleições de 2014 para Deputado Estadual. “No PMDB a candidatura ficaria muito difícil pelo presidente estadual entender que em Santarém só poderia ter um candidato”, declarou José Maria. Após sair do PMDB, José Maria irá se filiar no Partido Humanista da Solidariedade (PHS), nesta sexta-feira, 04. Ele garante que virá nas eleições de 2014, como candidato a uma das cadeiras da Assembléia Legislativa do Pará (Alepa). Recordista de mandatos de Vereador em Santarém, José Maria Tapajós precisará de algo em torno de 25 mil votos, para se eleger Deputado Estadual, nas eleições de 2014. No ano passado, o ex-vereador concorreu ao cargo de prefeito. Ficou em 3º lugar, entre os 5 candidatos na disputa, com 21.155 votos.

Efeito Estufa

A Mineração Rio do Norte faz medição e controle na emissão de gases de efeito estufa provenientes de sua atividade. A preocupação da empresa está alinhada à tendência mundial de gestão ambiental, visando à conservação da biodiversidade e ecossistemas do planeta. A MRN realizou, recentemente, um workshop de gestão de gases de efeito estufa para as diversas áreas da mineração e empresas contratadas.

1ª Jornada de Direito Penal

O Programa de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) está promovendo de 3 a 4 de outubro a 1ª Jornada de Direito Penal, que visa proporcionar aos discentes do Curso de Bacharelado em Direito, do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS), uma visão geral de determinados aspectos dos temas constantes das disciplinas “Direito Penal” e “Direito Processual Penal”. A Jornada acontece das 19 às 22 horas, no Miniauditório do Instituto de Ciências da Educação (ICED), situado no Câmpus Rondon, bairro do Caranazal, em Santarém (PA). Organizado pelos professores da UFOPA Jarsen Luís Castro Guimarães e Ana Maria Silva Sarmento, com o apoio dos alunos das turmas de Direito de 2011 e de 2012, o evento contará com a participação de professores convidados, como o juiz federal Pablo Zuninga Dourado e o Prof. Dr. Carlos Alberto Mejías Rodríguez, de Cuba.

Irmão José Ricardo

O irmão José Ricardo Kinsman, diretor e presidente do Colégio Dom Amando, em Santarém, receberá, por indicação do deputado Nèlio Aguiar (DEM) a comenda Nossa Senhora de Nazaré durante cerimônia solene a ser realizada no próximo dia 10 no plenário da Assembléia Legislativa do Estado (Alepa). Nascido em 1933, em Philadelphia, nos Estados Unidos, irmão José Ricardo Kinsman, iniciou sua vida religiosa na Congregação de Santa Cruz e fez os votos em 1953, quando iniciou os estudos na universidade de St. Edward onde recebeu o grau de bacharel em Química em 1956. O religioso chegou ao Brasil em 1961, onde até hoje dedica sua vida em prol de crianças, adolescentes e jovens evangelizando através da Educação.

Oficina  do Idoso

A partir do dia 12 de outubro será realizada todos os sábados a “Oficina dos Idosos”, no Fonoaudiocentro –  Centro Clínico Joaquim  da  Costa  Pereira, localizado na Av.  Marechal  Rondon – 1649,  esquina da Tv.  Silvino Pinto. A Oficina tem início às 08 horas com término às 09:30 horas, tendo como público alvo os idosos e simpatizantes, que serão avaliados por uma competente equipe de profissionais: Patrícia Pereira Rêgo (Fonoaudióloga), Alayne Alves (Psicóloga), Rose Mara  Ruiz (Psicóloga) e Cláudia  Moraes (Psicóloga). Os interessados devem pedir informações pelo telefone (93) 3063-2558.

30 anos da CUT

Parlamentares celebram na quinta-feira, 03, o aniversário de 30 anos de fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), durante sessão especial solicitada pelo deputado Zé Maria (PT) e realizada no auditório João Batista, na Assembleia Legislativa do Pará. Fundada no dia 28 de agosto de 1983, a entidade foi um passo na ruptura com a estrutura sindical oficial da época, que era baseada na Carta del Lavoro, de Benito Mussolini, imposta desde os anos 30 pela ditadura do presidente brasileiro, Getulio Vargas, e preservada na sua essência, apesar dos períodos de redemocratização experimentados pelo pais.

Retoques

1A coluna parabeniza o amigo e colega de trabalho Francis Assis (foto), que trocou de idade na quarta-feira, dia 02 e festejou a data ao lado dos familiares e amigos. * Vereador Ronan Liberal Jr. Voltou a falar sobre a cobrança indevida da taxa de iluminação pública aos microssistemas da cidade. Até hoje a Celpa não deu uma resposta plausível referente a essa cobrança. * Há forte comentário nos bastidores da Câmara Municipal de Santarém de que o vereador Nicolau do Povo (PP) pode sair candidato a Deputado estadual. * Pelo menos cinco concursos estão com inscrições abertas para todo o Pará e oferecem 3.896 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários chegam a R$ 8.300 na Fundação Nacional da Saúde. As inscrições para a instituição encerram no domingo (7). O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará também encerra as inscrições no domingo. * Continua o troca-troca na política de Santarém. Depois de o vereador José Maria Tapajós trocar o PMDB pelo PHS, agora foi a vez da vereadora Marcela Tolentino anunciar sua saída do PDT e deve se filiar no Solidariedade, partido do também ex-PDT Paulinho da Força e que tem como presidente no Pará o deputado federal Wlad Costa. * O Tribunal Superior Eleitoral concedeu na 4ª feira liminar em habeas corpus, reintegrando ao cargo a prefeita de Prainha, Patrícia Hage, que havia sido condenada pelo TRE do Pará sob a acusação de transportar eleitores no dia da eleição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *