Serviços previdenciários sofrem mudanças na Receita Federal

Ministério da Fazenda
Ministério da Fazenda

Os sistemas previdenciários atendidos pela Receita Federal do Brasil (RFB) sofreram mudanças que começaram na sexta-feira, dia 20 de dezembro e tem data de término prevista para dia 26. São os sistemas desenvolvidos pela Dataprev e que serão migrados para uma nova plataforma tecnológica. Esta migração é necessária devido à assinatura do Termo de Ajuste de conduta entre a Dataprev, o Tribunal de Contas da União e o Ministério Público Federal que determina a substituição da atual plataforma.
Com a nova base, a RFB espera que um melhor atendimento possa ser dado ao contribuinte, porém, nos dias em que as alterações estiverem ocorrendo, alguns efeitos devem ser sentidos pelos usuários. Alguns serviços previdenciários oferecidos em seus canais de atendimento já estão indisponíveis no período de 20 a 26 de dezembro de 2013. Serviços como parcelamentos, emissão de certidão negativa de débito, pesquisa de situação fiscal etc. podem sofrer interrupção. Esta medida atingirá os canais disponíveis no sítio da Receita Federal na Internet e nas unidades de atendimento – CAC, Delegacias e Agências e se referem apenas aos serviços previdenciários.
A Receita Federal está realizando diversas ações para prevenir e minimizar os possíveis efeitos decorrentes dessa migração tanto para os servidores e instituição como para os cidadãos. Todos os que necessitarem dos serviços da RFB durante este período poderão se dirigir a sua unidade mais próxima normalmente, pois não haverá fechamento dos órgãos e sim um curto período de adaptação. Ressalta-se que os serviços não previdenciários não serão afetados pela migração.

Fonte: RG 15/O Impacto e Jairo Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *