Prefeito assina contrato de R$ 93milhões para abastecimento de água

Prefeito Alexandre Von
Prefeito Alexandre Von

Nesta terça-feira (07/01), às 10h, o prefeito Alexandre Von participa, em Belém, da assinatura do contrato para investimento de R$ 93,7 milhões na melhoria, expansão e ampliação do sistema de abastecimento de água, da área urbana de Santarém. O contrato será assinado entre o Governo do Estado do Pará, Prefeitura de Santarém e Cosanpa, através do consórcio vencedor da licitação.

SEMMA EMBARGA CONSTRUÇÃO IRREGULAR EM ÁREA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) embargou na segunda-feira, 06, uma olaria que estava sendo construída irregularmente na Área de Preservação Ambiental da Serra Saubal, situada no bairro Nova República. A obra não possui licença ambiental e o proprietário será multado conforme prevê o artigo 43, do Código Municipal de Meio Ambiente. O proprietário também será obrigado a cumprir o processo de recuperação da área degradada.

Olaria estava sendo construída em Área de Preservação Ambiental
Olaria estava sendo construída em Área de Preservação Ambiental

Na Serra Saubal, os fiscais localizaram e apreenderam um motosserra que estava sendo utilizado para o desmatamento da área. O equipamento estava sem a licença de porte obrigatório, expedida pelo IBAMA.
Numa área próxima ao Saubal, os fiscais apreenderam um pássaro silvestre da espécie curió, mantido em gaiola de forma ilegal. O pássaro foi encaminhado para avaliação veterinária no Zoológico da FIT, depois será devolvido à natureza.

PREFEITURA INICIA PAVIMENTAÇÃO DA AVENIDA BARTOLOMEU DE GUSMÃO, ENTRE A JOÃO XXIII E MAGALHÃES BARATA

Equipe da Seminfra pavimenta o trecho entre a Rua João XXII e Avenida Magalhães Barata
Equipe da Seminfra pavimenta o trecho entre a Rua João XXII e Avenida Magalhães Barata

A Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINFRA), iniciou na tarde de segunda-feira (06/01), a pavimentação da Avenida Bartolomeu de Gusmão, em 564 m, do trecho entre a Rua João XXIII e a Avenida Magalhães Barata. Segundo o prefeito Alexandre Von, o Governo Municipal atende a uma demanda histórica reivindicada por moradores e por quem trafega pela via.

“Este era um trecho há mais de 20 anos intrafegável, inacessível. Nós estamos iniciando a primeira camada de pavimentação [regularização], e em seguida será aplicada uma segunda camada em C.B.U.Q, totalizando 5 cm de pavimento”, explica o prefeito.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Edilson Pimentel, também serão realizados serviços de drenagem – com meio-fio e canaleta – para  receber o volume de água em direção a Bartolomeu e canalizá-la para a galeria da Magalhães Barata.

O gestor santareno também recomendou um estudo por parte da Secretaria de Mobilidade e Trânsito (SMT) para instalação de um semáforo no cruzamento da Bartolomeu de Gusmão com Rua João XXIII e solicitou à concessionária de iluminação pública que substitua as luminárias e melhore a iluminação no setor. O prefeito lembra que a via já recebeu novas luminárias no trecho Barão do Rio Branco/Sérgio Henn. Agora receberá luminárias novas no trecho Sérgio Henn/Magalhães Barata.

Além de beneficiar diretamente os moradores desse trecho, o serviço vai permitir descongestionar o fluxo de veículos em vias adjacentes como a Avenida Magalhães Barata e a Rua João XXIII. A Prefeitura também atenderá a outra demanda dos moradores, executando a pavimentação em 180 m da Travessa Ambrósio Corrêa, que liga a Bartolomeu de Gusmão a Magalhães Barata.

“A gente espera que essa via tenha uma durabilidade longa em benefício dos moradores da artéria e de toda população que vai utilizar desse novo trecho da Bartolomeu de Gusmão”, pondera Alexandre Von.

NOTA DE ESCLARECIMENTO DA SEMTRAS

A Prefeitura Municipal de Santarém informa que as atividades do Restaurante Popular, nos altos do Mercadão 2000, estão paralisadas por 90 dias.

Nesse período serão feitas reformas do telhado, forro, piso e instalação de um elevador para facilitar a mobilidade dos frequentadores. Após a conclusão da reforma, serão retomadas as atividades do Restaurante Popular, além do funcionamento do Centro de Referência de Assistência Social para Atendimento à População Ribeirinha (CRAS Ribeirinho).

As novas instalações vão permitir maior conforto e facilitar o acesso aos serviços da assistência social a esse público.

Agradecemos pela compreensão.

Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *