UFOPA realiza aula inaugural do Mestrado Profissional em Matemática

UFOPA
UFOPA

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação Matemática em Rede Nacional – Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) –, ligado ao Instituto de Ciências da Educação (ICED) e à Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Tecnológica (PROPPIT) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), realizará a aula inaugural de sua 4ª turma no dia 21 de fevereiro de 2014, às 8h30, no Auditório Central do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA), anexo ao Campus Amazônia (Av. Mendonça Furtado, bairro de Fátima), em Santarém (PA).

Aberto ao público e aos profissionais da área, o evento contará com a participação de representantes da Administração Superior da UFOPA, de professores e alunos do PROFMAT, além do Prof. Dr. Adán José Corcho Fernández, do Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que fará um debate sobre “Ensino e Matemática”.

Durante o evento, o coordenador em exercício do PROFMAT, Prof. Dr. José Ricardo e Souza Mafra, repassará informações acadêmicas aos novos mestrandos, bem como apresentará os docentes e a turma ingressante no PROFMAT.

Sobre o PROFMAT – Programa de pós-graduação stricto sensu reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC), o PROFMAT tem como objetivo proporcionar formação matemática aprofundada relevante ao exercício da docência no ensino básico, visando a dar ao egresso qualificação certificada para o exercício da profissão de professor de Matemática.

É um curso semipresencial realizado por instituições de ensino superior associadas em uma rede nacional no âmbito do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). O programa é coordenado pelo Conselho Gestor e pela Comissão Acadêmica Nacional, que operam sob a égide do Conselho Diretor da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Mais informações pelo telefone (93) 2101-3621 ou pelo e-mail profmat.ufopa@gmail.com

UFOPA REALIZA JORNADA DO CONHECIMENTO DO PARFOR

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) realiza nesta sábado, dia 15 de fevereiro de 2014, a Jornada do Conhecimento, evento destinado aos alunos do Plano Nacional de Professores da Educação Básica (PARFOR).

Organizada pela Diretoria de Programas e Projetos (DPP) da Pró-Reitoria da Comunidade, Cultura e Extensão (PROCCE), o evento acontecerá das 8 às 12 horas, no Auditório 2 do térreo do anexo do Câmpus Amazônia, situado na Av. Mendonça Furtado, no bairro de Fátima, em Santarém (PA).

Durante a Jornada do Conhecimento serão realizados 13 minicursos: Metodologia do Ensino de Ciências; Noções de Libras; Formação e fortalecimento de um Clube de Matemática na Escola; O desenvolvimento de hortas escolares e suas abordagens interdisciplinares; Brincando com a Matemática: Aprendizado através dos jogos; Fazer artístico através da prática do artesanato; Oficinas em conteúdos digitais em redes digitais e blogosfera em escolas da rede pública; Interdisciplinaridade da Música; Confecção de Jogos Matemáticos; Canteiro/horta escolar educativa: promovendo hábitos alimentares saudáveis; Introdução ao Método de Indução Matemática; Fábrica de Aplicativos Educativos; e Manipulação de alimentos e nutrição escolar.

No encerramento da Jornada, haverá a premiação dos times vencedores do Torneio de Integração do PARFOR, realizado no início deste mês.

Gratuitas, as inscrições dos minicursos estão sendo realizadas na sala 105, andar térreo do Câmpus Amazônia. Mais informações pelo telefone (93) 2101-6529 ou pelo correio eletrônico dpp.ufopa@gmail.com.

Sobre o PARFOR – É um programa nacional implantado pela CAPES em regime de colaboração com as secretarias de educação dos estados, do Distrito Federal e dos municípios e com as instituições de ensino superior. O objetivo principal do programa é garantir que os professores em exercício na rede pública de educação básica obtenham a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), por meio da implantação de turmas especiais, exclusivas para os professores em exercício.

No âmbito do PARFOR, a UFOPA oferta as licenciaturas integradas em Biologia e Química; Matemática e Física; Português e Inglês; e História e Geografia; além do curso de Pedagogia.

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/UFOPA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *