Santarém forma primeira turma de residência médica do Oeste do Pará

Formandos acompanhados dos Diretores do HRBA, Vice-Coordenador do COREME e Reitor da UEPA
Formandos acompanhados dos Diretores do HRBA, Vice-Coordenador do COREME e Reitor da UEPA

Dois anos de estudos intensivos, atuação nos Hospitais Regional e Municipal, dedicação plena que terá recompensa por toda a vida profissional e pessoal dos jovens médicos Jéssica Lisette Toledo Echeverria, Mariana Cardoso da Silva, César Augusto Raizer Cossio e Débora Cristina Pereira da Silva, especialistas em Cirurgia Geral, como também da médica Mariana Neves Leite, especialista em Medicina da Família, todos pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). A solenidade de formatura da primeira turma de residentes no interior do Estado, em Santarém, região oeste do Pará, aconteceu na noite da quinta-feira, 13, no auditório da UEPA e contou com a presença do Reitor da Universidade, Dr Juarez Antônio Simões Quaresma, além de representantes das coordenações das Comissões de Residência Médica e demais autoridades presentes.

A solenidade iniciou às 19h30min e foi marcada pelo discurso emocionado e emocionante da jovem médica chilena Jéssica Toledo, que falou sobre o significado dessa conquista. Jéssica fez questão de discursar em português, conteve a emoção por várias vezes e recordou momentos que também foram passados em um vídeo de despedida da residência e entrada em uma nova fase. “Me perguntaram a pouco qual a experiência mais linda que você leva? E, eu respondi que são tantas, foram tantos amigos, desde o pessoal da limpeza até os mestres professores, pacientes. Eu ganhei muito em amizades, amor. Aprendi muito da vida e o verdadeiro sentido em ser médica, ser uma cirurgiã. Eu acho que a Saúde em Santarém é muito mais do que as pessoas pensam e vale muito a pena fazer residência aqui”, declarou Jéssica.

O vice-coordenador da Comissão de Residência Médica, Dr. Marcos Fraga Fortes, recordou que foram muitos os desafios para promover a interiorização do curso de medicina e também da Residência Médica. “Pra gente o significado é muito forte, porque embora tivéssemos muitos desafios, nós conseguimos fazer uma interiorização adequada de ensino possibilitando a essas pessoas partir para qualquer outro tipo de sub-especialização. E eles estão mais que capacitados para ocupar um lugar dentro da sua cidade em qualquer região”, enfatizou o médico que também é tutor da residência no HMS e HRBA.

O Reitor da UEPA, Dr. Juarez Quaresma, falou sobre os avanços acadêmicos na área da saúde. “A formação dessa primeira turma de residentes do Oeste do Pará  consolida todo um processo de implantação da área da saúde nesta região. Segunda-feira iniciará uma nova turma, com cinco novas residências e teremos o lançamento de mais um edital de residência médica com quatro novas especialidades para o Oeste do Pará e o nosso plano é avançar cada vez mais”, enfatizou o reitor que aproveitou sua vinda à Santarém para reunir com a classe acadêmica da área da Saúde e debater melhorias para o campus.

Em Santarém já existem em andamento as Residências Médicas em Cirurgia Geral (4 vagas), Medicina da Família (2 vagas) e Ortopedia e Traumatologia (2 vagas) e a partir deste ano passam a fazer parte do cronograma as Residência Médicas nas áreas de Pediatria (2 vagas), Clínica Médica (6 vagas), Cirurgia Videolaparoscópica (2 vagas),  Anestesiologia (2 vagas) e Cancerologia Clínica (2 vagas).

O Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi falou sobre a importância da Residência Médica para a região. “É realmente um momento histórico para o Oeste Paraense. O Governo do Estado do Pará adotou como estratégia importante para o desenvolvimento da saúde a descentralização da formação de profissionais médicos. Além do curso de medicina, hoje já contamos com a residência médica em diversas especialidades. A Pró-Saúde e o HRBA estão honrados em fazer parte dessa história. Temos profissionais médicos excelentes e comprometidos que atuam como coordenadores e preceptores das residências. Isso foi fundamental para que esse sonho se tornasse realidade. Temos a certeza de que os especialistas formados aqui terão um papel importante para a mudança no cenário desafiador da saúde em nossa região”, conclui Hebert.

HRBA REALIZA AÇÃO NO COMPLEXO DO MERCADÃO 2000 ALUSIVO AO DIA MUNDIAL DO RIM

Foram disponibilizados à população teste de glicemia capilar, aferição de pressão arterial, medição do Índice de Massa Corpórea (IMC), orientações nutricionais, etc
Foram disponibilizados à população teste de glicemia capilar, aferição de pressão arterial, medição do Índice de Massa Corpórea (IMC), orientações nutricionais, etc

Durante toda a quinta-feira, 13, a equipe multiprofissional do Hospital Regional do Baixo Amazonas, administrado pela parceria entre Governo do Estado e Pró-Saúde, por meio da Life Care, esteve na área do Complexo Alimentício do Mercadão 2000, um dos Mercados de maior movimentação de Santarém, Região Oeste do Pará, realizando a Campanha de Prevenção às Doenças Renais alusiva ao Dia Mundial do Rim, 13 de março, e tem como tema: “1 em 10. O Rim envelhece, assim como nós”. Desde às 8h da manhã, até às 16h, foram disponibilizados à população teste de glicemia capilar, aferição de pressão arterial, medição do Índice de Massa Corpórea (IMC), orientações nutricionais, médicas e de enfermagem sobre obesidade, diabetes e hipertensão, doenças que podem ser relacionadas às doenças renais, além de panfletagem.

O Coordenador do Serviço de Hemodiálise do HRBA, Dr. Emanuel Espósito, falou sobre a importância da prevenção como melhor arma contra o adoecimento dos rins.  Segundo o especialista, existem testes rápidos que podem identificar facilmente pessoas propensas às doenças renais. “Nós passamos o ano inteiro acompanhando os pacientes que estão enfrentando as doenças renais e mais de 60% dos pacientes que fazem hemodiálise tem como causa a hipertensão e a diabetes, então identificar pacientes com alterações na glicemia e na pressão arterial já é uma medida de prevenção das doenças renais crônicas”, complementou.

O especialista orientou a população sobre mudanças de hábitos que podem trazer benefícios para a saúde, além de prevenir as doenças renais que geralmente surgem silenciosamente. “A doença renal ela precisa ser lembrada, a população pode pedir para o seu médico solicitar o exame da creatinina que é um exame rápido e barato, as pessoas precisam perder o hábito de tomar medicação sem prescrição médica, é importante praticar atividades físicas e manter uma boa alimentação além de ingerir água, então são medidas simples”, falou o médico que lamentou o aumento dos casos de pacientes renais crônicos na região.

Para o administrador do Complexo do Mercadão 2000, que possui cerca de 950 permissionários, além dos produtores rurais cadastrados na Associação dos Produtores Rurais de Santarém (Aprusan) e atravessadores que atuam diretamente na feira, a ação veio de encontro aos anseios da população. “Aqui os permissionários e os feirantes não tem assim um tempo de sair e ir procurar um médico num Posto de Saúde, ou em um Hospital como está sendo ofertado aqui. Pra gente, isso é muito válido porque beneficia também as pessoas que vêm realizar as suas compras. Eu também vou aproveitar e fazer os exames”, falou sorrindo  o administrador Claudio Pimentel.

Atualmente, 142 pacientes são atendidos pelo Centro de Terapia Renal Substitutiva (CTRS), popularmente conhecido como Hemodiálise, tratamento que não promove a cura e sim ameniza o mal estar provocado pelo adoecimento dos rins. “Hoje é o Dia Mundial do Rim. Recentemente, nós tivemos o nosso Serviço de Hemodiálise ampliado, e mesmo assim já estamos com todas as vagas completas. Então, além de investirmos no tratamento, é necessário destinarmos esforços para a prevenção, que é sempre o melhor caminho. Por isso, nós estamos aqui trazendo informações para a população no Complexo do Mercadão para as pessoas que estão trabalhando e também para aqueles que estão realizando suas compras”, declarou o Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi.

Além da ação externa, no período de 18 a 21 de março, acontece no acesso principal do HRBA a campanha interna. Podem participar da campanha usuários, colaboradores, acompanhantes, além de familiares de pacientes renais em tratamento dialítico no HRBA, uma vez que segundo especialistas o fator genético também deve ser levado em consideração. No dia 27, a Campanha atenderá o Grupo de Obesos e Hipertensos do HRBA.

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/HRBA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *