Coluna Impacto

foto01POSSE NA UFOPA

O ministro da Educação, José Henrique Paim, empossou, na tarde de quarta-feira, dia 9, em Brasília (DF), a reitora eleita da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Profa. Dra. Raimunda Nonata Monteiro. Além de assinar o termo de posse, a reitora aproveitou a solenidade, realizada na sede do Ministério da Educação (MEC), para assinar a portaria que nomeou o vice-reitor da UFOPA, Prof. Dr. Anselmo Colares (foto). A posse marca o início do mandato de quatro anos da reitora. Raimunda Monteiro e Anselmo Colares foram eleitos no primeiro processo de consulta direta à comunidade acadêmica, realizado na Universidade, em novembro do ano passado.

CALOTE

Depois da empresa Carmona Cabrera decretar falência e deixar centenas de operários a ‘ver navios’, sem nenhum dinheiro no bolso, agora foi a vez a Clean Service, que também está sendo acusada de dar calote nos funcionários. No início desta semana, diversos funcionários da Clean formaram grandes filas em frente à gerencia regional do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em Santarém, pedindo providências para receber os vencimentos em folha que estão atrasados. Para pessoas que trabalham em outros segmentos da economia de Santarém, ‘se essa moda pegar’ vai virar rotina empresas decretarem falência e deixar centenas de funcionários entregues à própria sorte.

ESTAMOS DE OLHO

Com o final do contrato da Pró-Saúde com o governo do Estado, para administrar vários hospitais do Pará (entre eles o Hospital Regional de Santarém), muita gente está aflita e outras de olho na licitação. Fontes informaram que uma das empresas que está concorrendo na licitação tem como sócio o ex-prefeito de Ananindeua, Helder Barbalho, que tanto criticou a Pró-Saúde e agora quer mamar na teta. Estamos de olho.

ESTADO DO TAPAJÓS

Três anos e cinco meses depois da realização da consulta plebiscitária sobre a divisão territorial do Pará, o coordenador do Instituto Cidadão Pró-Estado do Tapajós (ICEPT), professor Edivaldo Bernardo, garante que a criação do Estado do Tapajós tem grandes chances de se tornar realidade em um curto período. Ele prevê a realização de um novo plebiscito somente na área em que deverá ser implantado o novo Estado no período máximo de quatro anos. Edivaldo Bernardes destaca que o ICEPT está procurando de todas as formas conseguir 1,5 milhão de assinaturas, através de um abaixo-assinado. Ele acredita que até o final deste ano seja possível conseguir a quantidade de assinaturas, para que o abaixo-assinado seja protocolado no Congresso Nacional.

CIDADE DAS MANGUEIRAS

Parece que a “Cidade das Mangueiras” mudou de endereço e de região. Há poucos anos, árvores frutíferas que arborizam as principais ruas da área central e de praças de Belém do Pará fizeram com que moradores denominassem a Capital do Pará como “Cidade das Mangueiras”. Hoje, parece que as mangueiras mudaram de endereço. Quem circula nas Avenidas Presidente Vargas, Rui Barbosa, Mendonça Furtado e Marechal Rondon, em Santarém, observa centenas de mangueiras carregadas de frutas. Mesmo com a quantidade de mangas maduras existentes nas árvores, muitas pessoas reclamam que passam fome na periferia de Santarém.

FLAGRANTE

A falta de fiscalização decorrente da paralisação dos praças da Polícia Militar virou motivo de preocupação para quem trafega constantemente nas ruas de Santarém. Filas duplas e congestionamento ocasionado pela imprudência de motoristas e motociclistas são constatados em diversas ruas da cidade. Na manhã de terça-feira, 08, nossa reportagem constatou uma série de irregularidades cometidas por motoristas e motociclistas na Travessa Professor Carvalho, ao lado do complexo de abastecimento do Mercadão 2000. Carros estacionados em fila dupla provocaram um congestionamento na via, onde ônibus e demais veículos ficaram sem poder circular por cerca de 20 minutos.

foto02PRÉ-CANDIDATO

Djalma Junior, mais conhecido por Junhão (foto) teve seu nome confirmado como pré-candidato a Deputado Federal, pelo DEM. O aval foi dado pelo presidente do DEM no Pará, deputado Lira Maia. Junhão tem grande influência no município de Prainha e demais municípios da região.

RETOQUES

foto03A coluna parabeniza a futura advogada Dalila Tapajós (foto), que troca de idade nesta sexta-feira (11) e festeja a data ao lado dos familiares e amigos. * Com a finalidade de fortalecer as políticas de economia solidária no âmbito territorial dos Municípios de Santarém, Mojuí dos Campos e Belterra e contribuir para a construção do Plano com enfoque no tema, Santarém sediará a I Conferencia Territorial de Economia Solidaria, nesta sexta feira (11), no auditório da UEPA, com início às 08h. * Em relação à cheia, o nível do rio Tapajós em Santarém atingiu 7.62 metros no início desta semana, segundo a medição feita pela Capitania dos Portos, na régua da Agência Nacional de Águas (ANA), localizada no Porto da CDP. No mesmo período de 2012, de acordo com a Marinha, foi registrado o nível de 7.50 e 7.06 metros em 2013. * Os 13 alunos do curso de Caixa Informatizado do Telecentro de Informação e Negócios de Santarém (TIN) começaram os estágios na rede de supermercados do grupo CR. O estágio é resultado da parceria entre o Grupo e a Prefeitura de Santarém, através da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento, via IDS, firmada no ano passado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *