Informe RC

EDUCAÇÃO ESTÁ DESCENDO LADEIRA ABAIXO

O Sindicato dos Professores da rede estadual de São Paulo, num levantamento, mostrou que metade dos estudantes avalia o ensino regular e maioria dos alunos passa de ano sem aprender o conteúdo, ou seja, não sabem interpretar o que leem, são futuros analfabetos funcionais. No início do ano letivo, na cidade de Jundiaí, uma das mais importantes do interior paulista, a Secretaria de Educação e o prefeito trataram com desrespeito o português e a geografia. Distribuíram aos estudantes do ensino fundamental do município, livro com um mapa do Brasil com nome de estados escrito de maneira errada: Acre com acento agudo no “A”, Minas Gerais como Minas Gertais e Espirito Santo com U no lugar de O. Alguns estados do nordeste e o Distrito Federal não foram mencionados. Em Brasília, um professor de filosofia, em uma prova a estudantes do nível médio de Taguatinga, cidade satélite da capital federal, citou a manjada funkeira, Valeska Poposuda, como “grande pensadora contemporânea”. Por essas e outras é que o Brasil é sempre citado de ter um dos piores ensinos do mundo.

A LUZ ESTÁ APAGADA

A presidente Dilma, quando enumera as realizações de seu governo, sempre cita o programa “Luz Para Todos” que tirou milhões de famílias da escuridão, mas que no momento parou de clarear. Nota 10 para o deputado estadual Nélio Aguiar, ao Federal Zé Gerado e ao senador Flexa Ribeiro e demais representantes do Pará que em Brasília buscam solução para o restabelecimento, no estado, do Luz Para Todos que está paralisado pela segunda vez, sem data para recomeçar, por falta de recurso federal e da liberação do dinheiro, a merreca de 140 milhões de reais, para continuar a depender exclusivamente do tesouro nacional e da companheira Dilma que libera a grana, como afirmou numa audiência com os parlamentares, o ministro da pasta, Edison Lobão, prometendo uma nova rodada para as negociações. Um governo que arrecada de impostos centenas de bilhões mensais, atrasar os compromissos assumidos com o programa, não tem explicação. Mas “empréstimos sem retorno” para ditaduras e países governados por companheiros avessos à liberdade e a direitos humanos, para a construção de metrôs, rodovias e portos, como Cuba, Argentina, Venezuela, Equador e outros, a grana via BNDES sai rápido.

FRAUDE GENERALIZADA

Um dos motivos alegados da existência comprovada de fraudes no programa federal Minha Casa Minha Vida, financiado pela Caixa Econômica com dinheiro dos brasileiros, é do órgão não dispor de servidores suficientes para exercerem as fiscalizações. A desculpa aparentemente explica, mas não justifica. Recente, o governo federal, depois de sentir dos cofres da União estarem sendo lesados por empresas companheiras de engenharia com padrinhos influentes no partido oficial que intercede na liberação dos recursos, o ministro da Justiça anunciou a criação de um grupo de trabalho, com ajuda das polícias estaduais, para traçarem ações de segurança a fim de proteger o programa que vem sendo fraudado em todos os estados e municípios. No Pará, nas cidades beneficiadas com o sonho da casa própria, a denúncia é que muitos moradores donos de imóveis cadastrados irregularmente ajudam a fraudar o programa. Em Santarém, o vereador Paulo Gasolina denunciou do programa, depois do abandono e deterioração do Residencial Moaçara, ser uma fraude. Cabe à Caixa comprovar aos vereadores se concorda ou não com a afirmativa.

O PODER CEGA E DESGASTA

O poder, que é passageiro, empolga, cega e desgasta governantes quando passam a viver distantes dos governados. O prefeito, que na política não é marinheiro de 1ª viagem, sabe do povo ser imediatista: não espera e cobra. No domingo de Ramos, numa das igrejas católicas (lotadas) que se espalham pela cidade, um padre, durante a missa, num sermão de 11 minutos, passou 3 criticando sua administração e citando os por quês. No final da preleção, foi aplaudido por 90% dos fiéis, alguns gritaram: mais, padre… O sacerdote sorriu. Maioria dos fatos narrados, onde o nome e sobrenome do gestor foram mencionados, para receber “elogios”, se prendem a ocorrências verdadeiras de responsabilidade dos auxiliares do segundo escalão. O Alexandre devia reunir com seu conselho político, se tem, e encontrar uma maneira de ficar mais próximo do povo que era procurado quando candidato, hoje não, para evitar situações desagradáveis como a ocorrida, onde o padre, merecidamente ou não, saiu como herói.

TUDO POR DINHEIRO

Como o programa Vale Tudo Por Dinheiro, do apresentador Silvio Santos, dono do SBT, movimentos sociais organizados por falsos prejudicados das obras federais em construção, de grande interesse nacional, orientados por ONGs do atraso, sociedades protetoras de Defesa dos Direitos Humanos e de setores da esquerda da Igreja Católica, fazem de tudo para meterem a mão no dinheiro da União, alegando prejuízo à comunidade e a mudança de vida dos nacionais residentes ao redor. Isso vem de anos, aconteceu recentemente com a construção da mina de bauxita da Alcoa em Juruti, e num momento sem que outras tenham deixadas de ser, como a Hidrelétrica de Tucuruí e da Vale do Rio Doce, a bola da vez é a usina de Belo Monte, no Rio Xingu, que em pouco mais de 3 anos em construção foi paralisada próximo a 20 vezes. Neste início de mês, a coordenadora do Movimento Xingu Vivo, ingressou na Justiça com uma ação de danos morais com juros e correção monetária contra a União e o Consórcio Construtor pedindo uma indenização por suposta espionagem ao Planejamento Anual de 2013 da entidade, praticada por um voluntário “comprado” que estava gravando os debates com uma caneta espiã. Durma-se com um barulho desses.

MAIS UM MIMO

Em ano eleitoral, mimo à eleitores, pagos pelo governo “INSS”, não constitui novidade quando indiretamente tenham o voto nas eleições de outubro como objetivo. Semana passada, comissão interna do Senado Federal, a de Assuntos Sociais, aprovou duas propostas “PLS-150 e 152/13” de autoria de 2 senadores da base aliada no Congresso, concedendo aposentadoria “especial” a pescadores e trabalhadores de atividades afins, que tenham 25 anos de contribuição previdenciária, assegurando a contagem do recebido no período do defeso. No dia seguinte à aprovação, a Polícia Civil de Belém apreendeu no porto da cidade uma embarcação fretada com 100 pessoas a bordo, residentes na capital, que iam se deslocar à cidade de Santa Cruz do Arari, na região do Marajó, para se cadastrarem como pescadores e no futuro abocanharem uma aposentadoria especial e o recebimento indevido por 4 meses/ano  um salário mínimo/mês do Seguro Defeso. Nada contra, se num mínimo de 60% dos pescadores registrados em Colônias ou Associações de Pesca, no Pará, como profissionais da isca e do anzol, não fossem falsos, mamando no dinheiro da viúva, do conhecimento da companheira Dilma, e da Polícia Federal, encarregada de extirpar os piratas.

CORTARAM O BILAU

O caso citado aconteceu em 2002, na cidade histórica de Juiz de Fora, no interior de Minas Gerais. Filha de rica e tradicional família do lugar, uma médica contratou 3 criminosos para cortar, com uma faca, o pênis do companheiro, também de boa situação financeira, na frente de um irmão do ex noivo, por ter posto fim ao relacionamento dias antes do casamento. Antes de mandar cometer o crime, incendiou a casa e o carro da vítima. Condenada a 6 anos de prisão, gozava de liberdade graças a bons advogados até a sentença ser transitada em julgado, em 2003. No início do mês, foi localizada e presa no interior de São Paulo por policiais civis mineiros e conduzida a uma penitenciária de Belo Horizonte, onde está hospedada. Há 50 ou 60 anos, principalmente no nordeste, para limpar a honra da família, a vida e o corte do órgão genital eram forma de castigo.

LÁ NÃO É COMO AQUI

Nos Estados Unidos, na quarta 10, um adolescente de 16 anos com duas facas, uma em cada mão, numa escola de ensino médio, na cidade de Murrysville, interior da Pensilvânia, atingiu e feriu 21 pessoas com facadas no abdômen ou no peito, 7 foram socorridas em estado grave, correndo risco de morte. Detido, deve passar muitos anos na prisão ou num hospital psiquiátrico, se provado ter sido vítima de bulling. No Brasil, domingo 4, um empresário de 27 anos, embriagado e preso em flagrante por homicídio e tentativa “dolosos”, atropelou numa rodovia próxima a Sorocaba-SP, 12 jovens, entre 30, estudantes, maioria menos de 18 anos, que caminhavam pelo acostamento, apropriado a pedestres, e matou 6. Foi pego, graças a um representante comercial que pilotava uma motocicleta a 200 metros atrás. Breve, deve pagar fiança (se ainda não fez) e ficar solto, talvez em liberdade eterna. Aqui não é como lá.

ONDE VAMOS PARAR?

Quem assiste diariamente por costume ou acaso os noticiários nos canais de tvs, a impressão que dá é de estarmos morando num país sem leis, onde a vida se tornou objeto descartável, sem valor nenhum. Mortes, roubos, assaltos, deputado viajando de jatinho à custa de doleiro preso em penitenciaria, sequestros, estupros, violência, incêndios a ônibus, balas perdidas fazendo vitimas, doentes jogados em corredores de hospitais a espera de atendimento, pedofilia, agressões a mulheres, marginais matando policiais, corpos esquartejados sem cabeças, impedimento ao direito de ir e vir, depredações a bens públicos e privados e invasões a escolas, fazem parte deste mundo real, levando milhões de brasileiros, diante de tanta impunidade que incentivam o crime e a corrupção, a não acreditarem na Justiça e na Polícia. Pior sem elas. O ruim é que diante de tantas agressões ao Código Penal é não sabermos onde famílias do bem vão parar.

SONHO

Ainda tramita na Câmara Federal por 13 anos, depois de aprovada no Senado Federal em 2001, a Proposta de emenda a Constituição “PEC 25/2000”, apresentada pelo senador Álvaro Dias, propondo concurso público para Conselheiros de Tribunais de Contas, do estado e municípios. Semana passada, o senador apresentou nova PEC “7/2014”, pedindo urgência na tramitação pelas comissões, estendendo seu entendimento ao Tribunal de Contas da União “TCU”.  Quer que os ministros (9), 6 de indicação do Congresso Nacional e 3 pela presidência da República, sejam através de concurso de provas e títulos e reputação ilibada, para preenchimento dos cargos, por entender que a politização no TCU serve ao governo e prejudica o país, e na maioria da vezes impede a fiscalização do dinheiro público. A intenção do senador é louvável, mas politicamente, no momento, deve ser vista pelo governo como inviável. Se a 1ª PEC espera aprovação há 14 anos, quantos anos deve durar a 2ª? No mínimo 40. Sonhar não é proibido.

VAMOS LÁ QUE SEJA

Num semanário local, o município de Belterra, através de sua Assessoria de Comunicação, em Nota de Esclarecimento, torna público que a área de terras invadida por populares é de propriedade da União, administrada pela prefeitura e de interesse ambiental, estando no Plano Diretor como área de reserva, para assentamento e projetos habitacionais, sendo assim a ocupação está revertida de ilegalidade. Vamos lá que seja. A prefeita deve aproveitar a oportunidade oferecida pelos falsos sem teto para solicitar pela Justiça a desocupação das terras ao redor do lago Jurucuri, situadas na divisa de Belterra e Santarém, também de propriedade da União, apropriadas indevidamente nas administrações anteriores por um empresário de Santarém que há mais de 10 anos passa como dono.

COMO VAI O BRASIL?

1º- A Petrobrás era o orgulho dos brasileiros esclarecidos, agora é só do PT. 2º- a Polícia Federal prendeu 11 pessoas, alguns deles integrantes do PCC, acusados de transportarem perto de 4 toneladas de cocaína em navios ancorados no Porto de Santos. 3º- Médico cubano de 52 anos, integrante do programa federal Mais Médicos, é encontrado morto em hotel de alto luxo em Brasília, enforcado com lençol. 4º- Relatório divulgado pelo Conselho Federal de Medicina, em parceria com a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal, depois de visitar vários hospitais pelo Brasil, divulga que o Sistema Único de Saúde “SUS” envergonha e fere a dignidade e os direitos da população. 5º- Na 1ª semana do mês, de madrugada, um incêndio numa garagem na cidade de Caruaru, agreste pernambucano, destruiu 25 ônibus. A suspeita da polícia é que tenha sido fruto de mãos e mentes criminosas. 6º- Na cidade de Porto Velho, capital de Rondônia, o ano letivo ainda não começou. 18 mil estudantes estão sem aulas, as 57 escolas da rede pública estão sendo usadas como abrigo as famílias desabrigadas pelas águas do rio Madeira. Os pais dos alunos prejudicados protestam diariamente, pedindo a volta às aulas. 7º- Bebê morre nos braços da mãe, depois de procurar atendimento em vários hospitais conveniados ao SUS. Num, o médico estava dormindo e não podia ser incomodado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *