População revoltada interdita ruas

Descaso da Prefeitura com as ruas de Itaituba revolta e indigna população
Descaso da Prefeitura com as ruas de Itaituba revolta e indigna população

A população de Itaituba, no Oeste do Pará, cansada de clamar em vão no deserto do caos administrativo pelo desgoverno da prefeita Eliene Nunes, vem encontrando nos protestos a única forma de diálogo para chamar atenção para seus problemas que não são poucos.

Com isso, quase todos os bairros diariamente estão tendo suas ruas interditadas em face das péssimas condições de trafegabilidade de veículos e pedestres. E não são somente as ruas das periferias, já que vem se tornando cena comum a interdição também no centro da cidade, como é o caso da Trav. Lauro Sodré, próximo à Rua Hugo de Mendonça, que concentra a área comercial.

Os moradores dizem que estão cansados de levar os problemas para Seminfra sem que haja qualquer retorno no sentido de que sejam efetivadas ações de trabalhos nas ruas da cidade, que estão literalmente dominadas por buracos e virando verdadeiras crateras, ocasionando todo tipo de transtorno à população.

Mas, ao invés de acenar com uma ação estratégica de trabalho, a Prefeitura se limita apenas na calada da noite remover os entulhos que estão sendo colocados para interditar as ruas, como ocorreu no bairro Bom Jardim. Os moradores afirmam que eles deveriam não apenas desinterditar as ruas, mas, também, realizar serviços, já que a situação está insuportável, daí a ação radical que vem sendo feita para chamar a atenção.

Alguns comerciantes que tem suas lojas entre a Lauro Sodré e Hugo de Mendonça reclamam que o movimento caiu drasticamente, contribuindo assim para uma crise que segundo eles nunca houve igual na história política de Itaituba, já que com as ruas esburacadas e interditadas em sua maioria a clientela não comparece. Em alguns casos as empresas estão sendo obrigados a promover cortes no quadro de funcionários, contribuindo para o desemprego no Município, sendo essa a única forma de reduzir custos e se manter no mercado.

ENTIDADES OCUPAM ESCRITÓRIO DA REDE CELPA: O evento tem caráter mundial e nacional a “Marcha das Margaridas”. Mas Itaituba também vem se destacando na organização do evento, que na manhã de terça-feira, dia 20, percorreu as principais ruas da cidade culminando com ocupação do escritório da empresa Rede Celpa.

A “Marcha das Margaridas” em Itaituba reuniu várias entidades, entre elas o Movimento pelos Atingidos pelas Barragens (MAB), Juventude Rural. Falando em nome das entidades, Fred Viana, que é um dos lideres do MAB, disse que o movimento tem muita força e já conseguiu muitas conquistas com esse manifesto, destacando que a ocupação do escritório da Rede Celpa foi de maneira ordeira e eles reivindicam a continuidade do Projeto Luz Para Todos.

Pelo período da manhã e tarde o movimento negociou diretamente com o representante da empresa, de prenome André, por celular na viva voz para que os manifestantes pudessem ouvir as colocações feitas por Alexandre, de acordo com as perguntas direcionadas na negociação. Satisfeitos pelo sucesso das negociações os integrantes do movimento desocuparam o escritório da Rede Celpa

Além da reivindicação do “Luz para todos” que está deixando de beneficiar várias comunidades, a Marcha das margaridas chama atenção sobre a violência contras as mulheres num alerta em relação aos grandes investimentos, que para Fred não vão trazer benéficos para a população local, mas apenas para as grandes empresas, questionando se vamos só comer soja.

Por: Nazareno Santos

2 comentários em “População revoltada interdita ruas

  • 26 de maio de 2014 em 07:48
    Permalink

    Sabedoria, honestidade, infelizmente são palavras fora da cartilha de gente igual à essa Prefeita. Só mesmo o ressuscitado na causa. Amém.

    Resposta
  • 24 de maio de 2014 em 21:36
    Permalink

    Apesar de ser uma decisão extrema da população de fechar as ruas de Itaituba, mais não é pra menos, a prefeita Eliene não esta fazendo uma boa administração todo munícipe sabe disso, e não tem como concordar com a péssima administração da prefeita desde o dia em que ela assumiu o cargo de prefeita, e o que me chama atenção é que a frase usada por ela na campanha “SEI COMO FAZER E VOU FAZER”. Fazer o que? A vida, que me perdoem, sou evangélico e respeito mais não posso concordar com o errado, com o que é vergonhoso o que não é digno, o que é desrespeitoso, isso não é atitude de uma pessoa que se diz evangélica que me perdoe o pastor da prefeita, o Senhor deve disciplinar sua ovelha, porque Deus não esta nisso não, é melhor nem pensar em usar o nome de Deus nessa sujeira toda, eu vi com meu próprios olhos quando fui a Itaituba em novembro passado, como esta nossa cidade abandonada, suja cheias de buracos, me poupe dessa imundice toda, é revoltante, aliás nossa cidade esta precisando de um gestor que a ame de verdade, que a ame e a trate como tal, cadê nossos vereadores que não estão fiscalizando a gestão da prefeita? Agora vai demitir é tarde prefeita, muitos já ficaram ricos, construíram suas casas, compraram carrões e etc… e a senhora “não fez e nem sabe fazer nada”, o correto seria a senhora se demitir do cargo, mais a viúva é boa tem muito dinheiro e ninguém quer largar da mesma (PMI) sinceramente eu gostaria muito de voltar à Itaituba e ver minha cidade linda asfaltada, como as ruas limpas sem urubus, cheiro de carniça, a saude funcionado perfeitamente, o transito mais humano, enfim prefeita uma cidade mais justa pra todos em especial, ate mesmo pra senhora prefeita, que Deus lhe dê muita sabedoria em ser honesta e agira em prol da comunidade.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *