MILTON CORRÊA

A IMPORTÂNCIA DOS PAIS DISCUTIREM POLÍTICA EM CASA

Como o contexto político envolve não só a questão partidária, é de real importância que em casa, os pais discutam política com a família e principalmente com os filhos maiores de 16 anos, que já podem votar.

A partir da política familiar, onde pai e mãe exercem a função da governança do lar e o papel de educadores de seus filhos, deve então ser difundida a importância da política em plenitude, onde se contextualiza também a política partidária.

Os pais devem sim, fomentar conversas com os filhos, que envolvam assuntos políticos, onde situam-se também as campanhas eleitorais, quando ocorre a eleição de nossos representantes legais, nas câmaras municipais, prefeituras, governos e assembleias legislativas dos estados, câmara federal, senado da república e presidência da nação.

Dar conhecimento aos filhos com clareza quem são os candidatos a cargos eletivos e que merece o voto é saudável, pois conscientiza alguém que possivelmente não tem profundo conhecimento do candidato e que pode sofrer influências, pela imaturidade nessa questão.

É importante mostrar aos filhos que não vale a pena ser eleito um político, se ele não tem interesse em Políticas Públicas que consiste em ações que têm como objetivo atender os diversos setores da sociedade civil, como saúde, educação, infraestrutura viária, rodoviária, aeroportuária e hidroviária, etc.

Assim nós teremos políticos eleitos e comprometidos em trabalhar pela qualidade de vida do povo brasileiro. Dessa forma, vale a pena discutir política em casa.

O QUE É POLÍTICA?

O site www.significados.com.br/politica, conceitua Política como sendo a ciência da governação de um Estado ou Nação e também uma arte de negociação para compatibilizar interesses. O termo tem origem no grego politiká, uma derivação de polis que designa aquilo que é público. O significado de política é muito abrangente e está, em geral, relacionado com aquilo que diz respeito ao espaço público.

Na ciência política, trata-se da forma de atuação de um governo em relação a determinados temas sociais e econômicos de interesse público: política educacional, política de segurança, política salarial, política habitacional, política ambiental, etc.

O sistema político é uma forma de governo que engloba instituições políticas para governar uma Nação. Monarquia e República são os sistemas políticos tradicionais. Dentro de cada um desses sistemas podem ainda haver variações significativas ao nível da organização. Por exemplo, o Brasil é uma República Presidencialista, enquanto Portugal é uma República Parlamentarista.

Num significado mais abrangente, o termo pode ser utilizado como um conjunto de regras ou normas de uma determinada instituição. Por exemplo, uma empresa pode ter uma política de contratação de pessoas com algum tipo de deficiência ou de não contratação de mulheres com filhos menores. A política de trabalho de uma empresa também é definida pela sua visão, missão, valores e compromissos com os clientes.

É natural que com o passar do tempo, seja necessário proceder a uma alteração de algumas leis ou políticas estabelecidas por um determinado país. No Brasil. a expressão “reforma política” remete para as alterações propostas para o melhoramento do sistema político e eleitoral. Essas propostas são debatidas no Congresso Nacional e são aceites ou recusadas.

CIÊNCIA POLÍTICA

É a ciência que estuda o funcionamento e a estrutura do Estado e das instituições políticas. Também tem como objeto de estudo a relação entre os elementos que estão no Poder (Governo) e os restantes cidadãos.

Nos seus primórdios, a ciência política abordou a política a partir de uma perspectiva filosófica (através de pensadores como Maquiavel, Hobbes, Montesquieu, etc.), mas posteriormente passou a ser uma análise preponderantemente jurídica.

POLÍTICAS PÚBLICAS

Políticas públicas consistem em ações tomadas pelo Estado que têm como objetivo atender os diversos setores da sociedade civil. Essas políticas são muitas vezes feitas juntamente e com o apoio de ONGs (Organizações Não Governamentais) ou empresas privadas. Quanto aos seus tipos, as políticas públicas podem ser distributivas, redistributivas e regulatórias, sendo que podem atuar na área industrial, institucional, agrícola, educacional e da assistência social.

POLÍTICA MONETÁRIA

A política monetária consiste em um conjunto de medidas adotadas pelas autoridades econômicas (governo, banco central) para evitar que a moeda seja uma fonte de desequilíbrios e proporcionar um quadro de referência e enquadramento às forças econômicas. A política monetária controla a quantidade de moeda existente, o crédito e as taxas de juro. A política monetária utiliza como uma das suas ferramentas a influência psicológica sob a forma de informações, declarações e orientações às instituições financeiras.

O QUE É ATO POLÍTICO?

E quando se fala de política, necessário se faz que tenhamos conhecimento do que é um Ato político, conceituado pelo mesmo site www.significados.com.br/politica. Significa ato governamental, e é praticado pelos agentes políticos no desempenho das funções executivas, legislativas e judiciárias, de acordo com a competência estabelecida na Constituição Brasileira. Está diretamente relacionado à liberdade de planejar e direcionar as atividades públicas, não sendo um ato limitado a um Poder ou um órgão. Esta é a principal diferença entre um ato político e um ato administrativo.

Os atos administrativos são determinados pela Administração Pública e regem-se através do Direito Público. São atos jurídicos e, como tal, têm como propósito constituir, adquirir, modificar, resguardar, suspender ou anular direitos.

De acordo com o princípio da separação de poderes, os atos políticos não podem ser controlados pelo judiciário. No entanto, em algumas situações como ofensa aos direitos individuais ou coletivos, ou ainda, inconstitucionalidade, há possibilidade de controle judicial.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *