Thompson Mota

VANDALISMO

t01O ano de 2013 foi marcado por uma onda de protestos que se iniciou em São Paulo e foi se espalhando pelas demais capitais brasileiras. A mobilização começou nas redes sociais e teve adesão de grande parte da população que, mesmo não participando diretamente das manifestações, apoiou o movimento. No começo, os manifestantes protestavam contra o aumento na tarifa do transporte público, mas depois o movimento já contava com outros grupos que usaram o momento para depredar lojas, bancos, edifícios públicos e tudo mais que encontravam pela frente. Os manifestantes ganharam destaque na mídia por sua atitude de vandalismo inconseqüente e de violência gratuita contra a polícia.

VANDALISMO II

Anarquistas, anônimos, organizados em grupos distintos, mascarados e vestidos de preto, eles possuíam um objetivo comum: vandalizar o que eles chamam de “símbolos da opressão”. O vandalismo era uma forma de protesto contra o capitalismo e a globalização, que eles consideram ser a causa da desigualdade social e da miséria no Brasil. Neste ano, os protestos estão ficando mais freqüentes em função da Copa do Mundo. No entanto, será que o quebra-quebra resolve? Protestos e manifestações são atitudes válidas, mas até para isso é preciso organização. Existem muitas formas de protestar, que não necessariamente incluam bagunça, desordem e ônibus incendiados.

VANDALISMO III

A conscientização política, por exemplo, seria muito mais eficaz, porque seria capaz de derrubar do poder aqueles que estão engessados há anos em cargos importantes e cruciais para as mudanças que o povo tanto quer ver no País. Aprender a votar é muito mais do que saber usar uma urna eletrônica, exige uma investigação rigorosa do passado do candidato. Você contrataria alguém para trabalhar para você sem saber o que essa pessoa já fez na vida? Se já foi acusada de algum crime? E por que seria diferente na hora de eleger aqueles que irão administrar o dinheiro público? Pense nisso!

PROFISSIONALISMO

Trabalhar é a forma mais honesta e conhecida de conquistar qualidade de vida. O problema é que, seguidas vezes, muitos acabam se acomodando em suas atividades e perdem a chance de ter uma vida melhor. Mas será que não haveria melhorias para todos, trabalhadores e empresários, se os empregados agissem como se as empresas para as quais trabalham fossem suas? Para o professor Ricardo Fernandes, é preciso enxergar que todo profissional de sucesso, salvo raríssimas exceções, chega ao topo depois de enfrentar um caminho árduo de estudos e qualificação. “A acomodação é o maior dos males para qualquer tipo de profissional no mercado. A chamada ‘zona de conforto’ corrói a motivação e faz que o profissional sinta medo na hora de crescer profissionalmente”, afirma.

PROFISSIONALISMO II

Ele lembra que os empregados acomodados são os primeiros a serem demitidos quando a empresa faz cortes. Segundo o professor, para aproveitar todas as oportunidades, é necessário que o funcionário tenha um planejamento de carreira com objetivos claros de crescimento. “Vestir a camisa da empresa certamente é o pontapé inicial para qualquer profissional alcançar o almejado sucesso e isso começa no momento que ele faz a primeira entrevista dentro da organização”, explica. O jovem Michel Teles, de 32 anos, aproveitou uma oportunidade. “Eu fui indicado para trabalhar na empresa que um colega estava abrindo.” Mas o desafio de Michel, além de ser profissional, era pessoal. “Eu tinha problemas de autoestima e tive que me curar nesse processo de transição.” Eu consegui, disse o jovem.

INSEGURANÇA

t02Telefonar a todo instante, mandar mensagens pelo celular com intervalos curtos, fuçar as redes sociais da esposa ou da namorada, fazer cara feia quando ela diz que vai sair com uma amiga e nunca, jamais e em hipótese alguma sair do pé dela. Essas são apenas algumas características do homem emotivo, que é chato, pedante e cedo ou tarde (provavelmente mais cedo do que tarde) cansa. No entanto, é importante saber diferenciar um marido carinhoso e companheiro de alguém grudento e sentimental. “Há casais que mantêm uma grande afinidade, por vezes até trabalham juntos e realizam projetos de maneira muito próxima, mas sem serem ‘grudentos’, pois olham na mesma direção”, explica o psicólogo Alexandre Rivero. Na visão dele, ser grudento é o contrário de ser companheiro de verdade. “O conceito de ‘grudento’ não está ligado a estar próximo, mas sim de forçar o outro a estar perto quando não deseja”, define.

PERIGO

   Atualmente, estar magro significa se enquadrar num padrão de beleza estipulado por quem dita as regras da moda. Obviamente, a obesidade tem afetado a saúde de muitos, devendo receber toda a atenção que merece. Porém, há quem não esteja acima do peso e, em busca de se enquadrar no estilo de magreza, que é considerado bonito por alguns, acaba se deixando levar por dietas perigosas, que muitas vezes levam à morte. Um exemplo é o da modelo Peaches Geldof, que morreu recentemente, aos 25 anos. Parte da mídia aponta que uma dieta radical composta apenas de sucos feitos de vegetais pode ter sido o motivo da morte Para emagrecer não existe milagre: é preciso comer menos e fazer exercícios físicos. O problema é que poucos querem adotar uma reeducação alimentar e mudar o estilo de vida.

POLICIAIS

O Diário Oficial do Estado publicou a lista com o nome dos 385 novos policiais civis do Pará. Os novos profissionais que já concluíram o curso de formação Técnico-Profissional da Academia da Polícia Civil, no Instituto de Ensino de Segurança do Pará (Iesp), em Marituba, devem começar a atuar logo após a formatura, programada para o dia 24 de junho, às 9h, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém. Serão formadas 14 turmas, incluindo os cargos de delegados, investigadores, papiloscopista e escrivães, que ao longo de quatro meses passaram por intensas atividades práticas e teóricas de qualificação. Segundo a delegada Liane Martins, essa é a maior turma de policiais civis dos últimos dez anos. A diretora da Acadepol avalia como positivo os resultados do curso de formação e afirma que o sucesso das aulas é graças ao planejamento realizado pela instituição.

MENSALÃO

t03O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi escolhido como novo relator da Ação Penal 470, o processo do mensalão. O processo foi redistribuído após o presidente da Corte, Joaquim Barbosa, renunciar à relatoria. A partir de agora, caberá a Barroso analisar os pedidos de trabalho externo dos condenados. Os benefícios foram cassados pelo presidente, que vai se aposentar da Corte no final deste mês. As defesas dos condenados que tiveram trabalho externo cassado aguardam que os recursos protocolados contra a decisão de Barbosa sejam julgados pelo plenário do STF. No início deste mês, em parecer enviado ao STF, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu a revogação da decisão que cassou o benefício de trabalho externo do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, também condenado no processo do mensalão.

MOTINHAS

Nesta sexta-feira (20) tem o Show: Canta Santarém/ Local: Praça do Mirante, com apresentação de várias atrações da terra. Parabéns pela iniciativa de prestigiar os artistas tupiniquins. Ray Brito, Cristina Caetano, dentre outros. Inicio 21H00. Imperdível. XX O Brasil parou por causa dos Jogos Mundiais e não é só porque parcela dos brasileiros acompanha as partidas pela TV ou nos estádios. Das 12 cidades-sede, oito anunciaram paralisações em dia útil e providenciaram medidas especiais para servidores públicos e serviços. XX Milhões de funcionários estão sendo dispensados nos dias das partidas, que estão sendo considerados feriados oficiais em algumas cidades. Comércio fechado significa ausência de vendas e, consequentemente, prejuízo. Quem ganha com isso? Uma boa pergunta. XX Todo esse tempo de recesso tem um custo. Com indústrias paralisadas, empresas param de produzir e o comércio fica fechado. A Federação do Comércio de São Paulo divulgou um estudo sobre um possível impacto dos feriados durante a Copa do Mundo e o resultado não foi nada animador. Segundo o levantamento, a produção pode sofrer perda de até R$ 30 milhões em todo o País. Dinheiro desperdiçado, jogado pelo ralo. XX Você já pensou em casar sua filha de 9 anos com um adulto? E o que dizer de um marido que força a esposa a ter relações sexuais? Um projeto de lei que tramita no Congresso Nacional do Iraque tem causado polêmica ao prever o casamento de meninas de 9 anos e até permitir ao marido ter relações sexuais com sua esposa, mesmo sem seu consentimento. XX A Receita Federal liberou nas contas dos contribuintes os valores para quem está no primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2014. Serão 1.361.028 contribuintes que declararam Imposto de Renda neste ano ou estavam na malha fina de outros anos que vão receber pelo Fisco a soma de R$ 2 bilhões. XX O tucano Aécio Neves confirmou para o próximo dia 30, às 10 horas, o anúncio do nome que irá disputar a vice-presidência ao seu lado, pelo PSDB. “Vamos aproveitar a reunião da executiva nacional do partido para indicar o nome e vamos usar todo o tempo que temos, até lá”, afirmou o senador. XX Com um Castelão com mais de 60 mil espectadores, Brasil e México ficaram num empate sem gols pela segunda rodada do Grupo A, da Copa do Mundo. Brasil e México proporcionaram um jogo emocionante com boas chances de gols, principalmente na etapa complementar com boas defesas de Ochoa e Júlio César. XX Segunda é tudo ou nada contra Camarões, não pode nem pensar em empatar, se assim for, o Brasil está fora. Vamos acreditar e torcer. XX Amanhã sábado tem Garapeira Ypiranga do amigo Cacheado, vamos lá com a Loira Gelada, Ruiva Destilada, Morena Quente, Negra Gostosa, Bela Dalila e Poderosa Beatriz. Fui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *