Final de semana sangrento com quatro mortes no trânsito
Quatro mortes provocadas por acidentes de trânsito foram registradas no último final de semana na região Oeste do Pará, o que deixou a população em estado de alerta. Entre os acidentes, um deles envolvendo uma motocicleta de marca Honda, e um carro de marca Ford, modelo Fiesta, placas JPO-4362, foi registrado na tarde de sábado, 19, na Estrada 04, no Município de Belterra, na região Metropolitana de Santarém (RMS). O acidente resultou em duas vítimas fatais.
Durante o acidente, Olívio Rocha Neto, de 53 anos, e Regina Lúcia Fernandes dos Santos, de 43 anos, morreram no local da colisão. Por conta da morte do casal, o clima na cidade ficou tenso, onde viaturas da Polícia Militar foram destacadas para Belterra para reforçar a segurança, inclusive, com apoio do Grupo Tático Operacional (GTO).
Segundo testemunhas, o condutor do carro, identificado por Edivan Lopes, de 29 anos, teria provocado o acidente. Populares contaram que Olívio e Regina estavam na motocicleta parados às margens da Estrada 04, quando foram atingidos violentamente por trás, pelo carro Fiesta. Com o impacto da batida, a motocicleta ficou totalmente destruída. Já o veiculo ficou com a parte da frente completamente danificada.
Homens do GTO informaram que o motorista do carro fugiu do local do acidente sem prestar socorro às vitimas, com medo de ser linchado por populares. De acordo com o comandante do GTO, capitão/PM Wilton Chaves, a motocicleta estava parada quando aconteceu o acidente. “O motorista acertou a moto parada na Estrada 4 de Belterra, e arrastou por alguns metros. As pessoas que estavam na moto foram jogadas para o acostamento”, explicou o comandante do GTO.
POSSÍVEL CAUSA DO ACIDENTE: Após se evadir do local do acidente em Belterra, o motorista do carro Fiesta, Edivan Lopes se apresentou de forma espontânea na 16ª Seccional de Polícia Civil, em Santarém. O delegado Domingos Djalma, que preside o inquérito, contou à imprensa que o motorista afirmou que tentou desviar de uma van e, que por conta disso atingiu a motocicleta. “Uma van freou bruscamente na frente dele e, ele garantiu que desviou dela e se chocou com o casal. Ele disse que ainda tentou desviar da moto também, mas não teve condições”, descreveu o delegado Djalma.
Edivan Lopes foi indiciado por homicídio culposo e deve responder ao inquérito policial em liberdade.
MAIS DUAS MORTES EM MONTE ALEGRE: Outro acidente com duas vítimas fatais aconteceu na tarde de domingo, 20, na rodovia estadual PA-255, no município de Monte Alegre, Oeste do Pará. Testemunhas informaram que os namorados Poliana Cristine Silva Leão, de 19 anos, e Eldison Pinto dos Santos, de 21 anos, que seguiam de moto na Rodovia Santarém-Monte Alegre, morreram após colidir com um ônibus.
Populares contaram que um grupo de amigos seguia na PA-255, em varias motocicletas e, quando tentarem ultrapassar um carro, foram atingidos violentamente por um ônibus que seguia em direção contrária.
Segundo a Polícia Militar, o casal viajava sem os equipamentos de segurança, como o capacete. A Polícia Militar informou, também, que pessoas que estavam às proximidades do local do acidente contaram que a motocicleta estava em alta velocidade, acompanhada por mais quatro motos. “A moto com duas pessoas sem capacete colidiu com ônibus que vinha em direção à cidade. As pessoas do ônibus dizem quem vinha outra moto ao lado deles fazendo pega, e essa outra moto teria encostado na do acidentado fazendo eles irem para baixo do ônibus”, disse o sargento/PM Manoel Batista.
O ônibus seguia da comunidade de Setor 11 para Monte Alegre e o casal ia para a zona rural. Os corpos foram levados pela PM para o Hospital Municipal de Monte Alegre e depois foram liberados para sepultamento. A moto e o ônibus foram levados para a delegacia do Município.
CARRETAS CAPOTAM NA BR-163: Além dos acidentes com vítimas fatais em Belterra e Monte Alegre, foram registrados por órgãos de segurança de Santarém, dois tombamentos de carretas na BR-163, somente no último final de semana. Durante o acidente envolvendo as carretas, ninguém ficou ferido. Houve apenas danos materiais.
Fonte: RG 15/O Impacto, com informações e fotos de Elias Junior.