Coluna Impacto

c1NICOLAU DO POVO

Vereador Nicolau do Povo mesmo com as atenções do povo voltada para as eleições de outubro próximo continua fazendo seu trabalho no Poder Legislativo de Santarém, para levar mais segurança e uma vida digna à população. Sua atuação na na tribuna é merecedora de elogios de todos que freqüentam a Câmara Municipal.

DESCASO

Os três Conselhos Tutelares de Santarém paralisaram suas atividades na quarta-feira (20) e foram até a Câmara de Vereadores para reivindicar melhorias nas condições de trabalho. A decisão de paralisação foi tomada após a sede do Conselho Tutelar II ficar sem o abastecimento de água, devido ao não pagamento de 85 talões de água. Segundo os funcionários, muitos são os problemas enfrentados no Conselho Tutelar I desde que voltou a funcionar no primeiro trimestre deste ano. O Conselho Tutelar III, que funciona em Alter do Chão, também enfrenta problemas. Muitas comunidades já deixaram de ser atendidas devido a falta de transporte, como uma lancha para atender as comunidades do Rio Arapiuns e do Rio Tapajós; e um carro adequado para trafegar pelos ramais.

OPERACIONALIDADE EM PORTOS

Nesta sexta-feira, 22, o Ministério Público do Estado em Santarém promove audiência pública para tratar da questão portuária no Município. A audiência acontece no espaço Theatro Victória, a partir das 9h, aberta ao público. O principal ponto é o movimento e a estrutura do porto localizado na Avenida Tapajós, nas proximidades da Praça Tiradentes. O evento será presidido pela 9ª Promotoria de Justiça de Direitos Constitucionais. A iniciativa da promotora de justiça Maria Raimunda da Silva Tavares é de reunir as autoridades e sociedade para discutir a questão portuária, já que Santarém, por sua localização, apresenta grande fluxo por meio de via fluvial. A movimentação no porto da Avenida Tapajós é de cerca de 1500 pessoas diariamente. A Avenida Tapajós é uma das vias cujo reordenamento é alvo de procedimento promovido pelo MP nas ações de trânsito. Soluções para infra-estrutura, trânsito de veículos e de pessoas serão discutidos na audiência, que contará com a presença de representantes do Município e do Estado, além de setores interessados, como a colônia de Pescadores Z-20 e o sindicato dos Estivadores.

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

O Ministério Público do Estado realiza nos dias 26 e 27 de agosto, por meio da 7ª Promotoria de Justiça de Santarém, audiência pública com o tema “Regularização Fundiária e Ambiental na Região Oeste do Pará”. O encontro será na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Município. O objetivo do encontro é socializar as demandas das comunidades do Baixo-Amazonas e dar apoio às ações de defesa de direitos e promoção de políticas públicas para a população rural. Também serão discutidos ações e planejamento para desfazer ou solucionar conflitos fundiários na região, além de propor diálogo e troca de informações entre as instituições parceiras com demandas coletivas e de interesse público.

PACTO PELA EDUCAÇÃO

Neste sábado, 23 de agosto, a SEMED realiza nas escolas da rede municipal o Dia do Pacto pela Educação. O evento promove a mobilização coletiva para a compreensão e engajamento de todos com o compromisso de melhorar a qualidade da educação. A iniciativa de organizar essa programação parte de cada estabelecimento de ensino e inclui, principalmente, atividades de caráter pedagógico. A programação que tem o horário de realização a critério de cada escola reúne serviços e ações, como: Melhoria da área física das escolas; Ações pedagógicas; Diversão e entretenimento; Comunidade e serviço. O Pacto pela Educação no Pará objetiva dar cada vez mais qualidade à educação pública.

VII SALÃO DO LIVRO

O VII Salão Livro do Baixo Amazonas acontece de 22 a 31 de agosto no Parque da Cidade, em Santarém. A abertura oficial do evento acontece nesta sexta-feira (22), às 19h, no Espaço Pérola. Na edição deste ano, o País homenageado será o Qatar e o escritor será o amazonense Milton Hatoum. O Salão, que integra a programação anual da Feira do Livro, levará ao público da região uma programação voltada para atividades culturais com música, cinema, teatro e, principalmente, a literatura local e nacional. A abertura terá a presença de Andressa Malcher (coordenadora da Feira do Livro) e de Robério Silva (representante da Associação Brasileira de Difusão de Livros (ABDL).

c2HILTON AGUIAR E CHAPADINHA

Aconteceu na segunda-feira, dia 18, o lançamento oficial da campanha de Hilton Aguiar (Deputado Estadual) e Chapadinha (Deputado Federal), no município de Itaituba. Uma grande carreata percorreu as ruas de Itaituba, que contou com a presença de várias personalidades políticas, entre elas o senador Mário Couto.

Retoques

c3A coluna parabeniza a jovem arquiteta Diana Diniz Miranda (foto), que trocou de idade no dia 18 e festejou a data junto da família. Parabéns, minha afilhada!. * Volto a bater na mesma tecla. A SMT tem que retirar o semáforo localizado na Av. Rui Barbosa com a Trv. Silvino Pinto. Não tem validade nenhuma e o trânsito fica congestionado em hora de pico. * A SMMT deve colocar agentes para orientar a travessia de pessoas naquele local. * Faleceu na manhã de quinta-feira (21), o desembargador e vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, Cláudio Montalvão das Neves, aos 63 anos, em consequência de câncer de estômago. Dra. Cláudio Montalvão das Neves atuou por muitos anos na Comarca de Santarém. * Acontece neste sábado, 23, a 2ª edição do MUC Tapajós 2014, evento que vai acontecer na Praça do Mirante, a partir das 19:30h, com várias atrações. * Seis dos 46 detentos que tiveram o benefício da saída temporária no feriado do Dia dos Pais não retornaram ao Centro de Recuperação Agrícola Silvio Hall de Moura, em Santarém. * Foi inaugurada na segunda-feira, 18, a ampliação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA). No total, são 25 novos leitos entre adulto, neonatal, pediátrico e de cuidados intermediários que somados aos 24 leitos existentes tornam o HRBA como um dos hospitais paraenses com maior número de leitos de UTI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *