Idosa de 97 anos conclui graduação em Direito

Chames Salles Rolim
Chames Salles Rolim

Chames Salles Rolim, 97 anos recebeu o diploma de bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Ipatinga (Fadipa). A graduação da idosa de 97 anos está sendo festejada por familiares, amigos e até por desconhecidos, de diferentes Estados brasileiros e também do exterior.
Dona Chames, como é carinhosamente chamada pelos amigos, é de Santa Maria de Itabira, Minas Gerais e não esconde quais são seus planos para depois da conquista do bacharelado: auxiliar a sociedade compartilhando o conhecimento adquirido.
Filha de libaneses e irmã do ex-prefeito de Ipatinga Jamill Selim de Salles, a estudante acredita que a instrução é o primeiro passo para a transformação social. “O ser humano deve aprender a distinguir entre o bem e o mal e, para isso, precisa ter acesso a uma fonte esclarecedora. Se eu puder ajudar nisso, ficarei muito feliz”, ressaltou Chames Salles.
A idosa nasceu em Santa Maria de Itabira e se mudou para Santana do Paraíso aos três anos. Trabalhou a maior parte da vida na farmácia do marido José Maria Rolim, com quem foi casada por 63 anos e teve dez filhos. Atualmente, mora em Ipatinga com um filho.
Fazer um curso superior sempre foi um sonho da nonagenária, mas ela só decidiu entrar para a faculdade após a morte do marido, que era bastante ciumento e não aprovava a ideia. Apaixonada pelo universo de conhecimentos que o Direito lhe abriu, a estudante afirmou que se fosse mais nova, se matricularia no curso outra vez.
Chames pratica hidroginástica todas as manhãs, tem o hábito de escrever poesias e diz preferir as madrugadas para estudar, por conta do silêncio. Sobre as pessoas que colocam na idade a justificativa para não mais aprender, ela comenta com a palavra francesa “paresse”, que significa preguiça. Em seguida, complementa: “A gente sempre pode aprender, mesmo que seja a conviver melhor com as pessoas”.
Além do conhecimento jurídico, a universitária afirma que levará da graduação as lembranças de cada professor, o carinho recebido e a saudade dos amigos. “Isso ficará pra sempre”, finalizou.
Fonte: DOL, com informações do portal Terra

 

Um comentário em “Idosa de 97 anos conclui graduação em Direito

  • 24 de agosto de 2014 em 13:30
    Permalink

    É DE LEVAR AS LÁGRIMAS DE TANTA EMOÇÃO, VER UMA SENHORA COM SEUS 97 ANOS RECEBER SEU DIPLOMA DE BACHAREL EM DIREITO, É LINDO VER TAMANHA DETERMINAÇÃO, E SABER QUE ESSA LINDA SENHORA VAI LEVAR COM AFINCO UMA CARREIRA QUE NAS MÃOS DE PESSOAS HONESTAS E COM HONRA É UMA PROFISSÃO TÃO BELA E DIGNA!
    PARABÉNS LINDA SENHORA, ME CURVO COM TODA MINHA HUMILDADE A SUA ENORME SABEDORIA!
    PAZ E LUZ
    FOEÇA E HONRA

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *