Santa Casa: cirurgias são adiadas por falta de sangue

Santa Casa de Belém
Santa Casa de Belém

A baixa no estoque de sangue do Hemopa (Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará) está afetando o cronograma de cirurgias eletivas, aquelas agendadas, da Santa Casa. O problema foi confirmado, ontem de manhã, pelos dois órgãos. Segundo o médico William Siqueira, gerente de clínica cirúrgica do hospital, algumas cirurgias precisaram ser remarcadas por falta de sangue. Já a gerente de capitação de doadores do Hemopa, Jaciara Farias, admitiu que o estoque da instituição está abaixo da média. Durante todo o dia de hoje o Hemocentro promove uma ação, em um shopping center, localizado na Rodovia BR-316, para chamar atenção para o problema e convidar a população a doar sangue. “Essa mobilização é constante. Continuamente precisamos sensibilizar as pessoas porque diariamente pacientes precisam de sangue”, disse.
Uma equipe do Hemocentro fará a coleta no shopping entre 10h e 18h desse sábado. A sede do Hemopa, na Travessa Padre Eutíquio, em Belém, também estará aberta para receber doadores entre 7h30 e 17h de hoje. O apelo maior é para doares de sangue tipo O positivo, principal demanda do hemocentro. “O trabalho do Hemopa para que não falte sangue é constante, mas em algumas situações o estoque acaba ficando abaixo da média, principalmente alguns tipos sanguíneos que são mais requisitados, como é o caso do O positivo”, explicou. Período de festas ou férias escolares, como as de julho, por exemplo, costumam ter impacto negativo no número de doadores do hemocentro. Além disso, Jaciara lembrou que a ampliação da rede hospitalar no Estado e a realização de novos procedimentos cirúrgicos, como transplantes que passaram a ser feitos no Pará, aumentaram consideravelmente a demanda do centro nos últimos anos. “É até um apelo que fazemos à população, aos familiares de pessoas que estão internadas”, convoca.
A Santa Casa também está usando como estratégia o apelo a familiares de pacientes que aguardam por cirurgia. “Estamos pedindo que a família desses pacientes levem de três a cinco pessoas ao Hemopa, para doar sangue, antes da cirurgia. É claro que não podemos obriga-los ou condicionar a cirurgia a essa doação, mas é muito importante que eles façam isso porque não há sangue e, sem sangue, não podemos operar”, alertou Siqueira. O médico admitiu que o adiamento das cirurgias prejudica o cronograma do hospital e atrasa a recuperação dos pacientes mas, segundo ele, não há outra alternativa. Além de voluntários individuas, o Hemopa convoca empresas para incentivarem a doação de sangue entre seus funcionários organizando campanhas de doações. Para maiores informações entre em contato pelo telefone 3224-5048 ou pelo e-mail captação@hemopa.pa.gov.br.
Fonte: O Liberal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *