Coluna Impacto

c1DESCASO EM CURUÁ

O cidadão Edson Damasceno (Bola Branca) procurou a coluna para denunciar o descaso na administração do município de Curuá. Os moradores da comunidade de Centrinho estão revoltados porque há mais de 8 meses o sistema de abastecimento de água (foto) está pronto, mas não funciona. Bola Branca pede providências do Ministério Público, pois são várias famílias que necessitam desse líquido precioso e não podem usufruí-lo por descaso da administração municipal, principalmente crianças e mulheres grávidas!

c2DESCASO EM CURUÁ II

A quadra do bairro Santa Maria Goreth (foto), que está em obras desde o ano passado até agora não foi concluída. Os moradores do bairro estão indignados com o descaso da prefeita Adriana. Em contato com a coluna, o cidadão Daniel Damasceno (Bolinha) cobra fiscalização do Ministério Público, pois o prazo para entrega da obra era de 3 meses, porém, já vai fazer um ano e nada de conclusão.

FAROESTE CABOCLO

Gangues rivais promovem terror principalmente no período noturno no bairro do Santarenzinho. Em algumas ruas, segundo os moradores, existe o ‘toque de recolher’, a partir das 20h, por conta de somente os bandidos poderem circular livremente. Além da proibição, integrantes de gangues circulam livremente armados de facas, armas caseiras e revólveres. Nos últimos meses, diversos crimes foram registrados no Santarenzinho, por causa do ‘acerto de contas’ entre as gangues rivais. Tiroteios também são observados com freqüência pelos moradores.

TRÁFICO DE DROGAS

O tráfico de drogas continua proliferando em bairros periféricos de Santarém. No bairro da Matinha, menores de idade entre meninas e meninos estão sendo recrutados por uma ‘boca de fumo’ para atuarem como ‘aviãozinho’. Por conta do ‘negócio’ lucrativo, o proprietário da ‘boca de fumo’ expandiu sua ‘empresa’ para o bairro do Santarenzinho, onde também está recrutando jovens para inseri-los no consumo e tráfico de drogas. Nos dois bairros, quem trafega nas ruas principalmente nos finais de semana, observa uma grande quantidade de jovens viciados em drogas.

EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA

O Incra e a Ufopa irão realizar, nos dias 25 e 26 de setembro, em Santarém, um seminário sobre educação no campo. O evento ocorrerá no Campus Tapajós da universidade e terá como foco o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), do Incra. Servidores do Incra, da Ufopa e de outras instituições de ensino irão participar do seminário, assim como assentados da reforma agrária no Oeste do Pará. Gestores das secretarias de Educação do Governo do Estado e das Prefeituras do Baixo Amazonas e no eixo da BR-163 também serão convidados.

NICOLAU DO POVO

O vereador Nicolau do Povo vem questionando as ações do governo do Estado dentro do município de Santarém, como as relacionadas ao abastecimento de água. Disse que há dias a cidade está sem água nas torneiras, embora o governo do Estado tenha apresentado recursos para acabar com esse problema. “São obras eleitoreiras para tentar enganar a população”, lamentou o Vereador, que pediu para que a população faça uma reflexão nessas eleições. Ele também criticou o aumento abusivo da tarifa de iluminação pública e disse que, devido aos desmandos da Celpa, a concessão à empresa deveria ser revista pelo Congresso Nacional

TV IMPACTO

O publicitário Eduardo Dourado, no programa “Foi Assim” da TV Impacto, entrevista Graziano Guarany, que fala sobre o sistema de internet em Santarém e região. Assista no site: www.oimpacto.com.br.

c3JACI BARROS

O engenheiro Jaci Barros (foto) realiza um excelente trabalho na chefia de gabinete da Prefeitura de Santarém, bem como à frente da Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer, que assumiu interinamente. Em contato com a coluna, disse que a etapa de vôlei de praia que seria promovida pela SEMJEL na praia do Cajueiro, em Alter do Chão, no domingo, dia 14, dentro da programação esportiva do Sairé foi adiada para outubro em data ainda a ser definida. O motivo é a falta de espaço para montar as arenas de vôlei em função da vazante mais lenta do rio Tapajós. Como a praia do Cajueiro deve ser bastante disputada pelos banhistas devido a Ilha do Amor também estar com a maior parte da sua faixa de areia coberta pela água, o evento esportivo ficaria prejudicado. Por outro lado, a SEMJEL será parceira da Ascae (Associação Santarena de Canoagem Ecologia) na regata de canoagem que será realizada em Alter do Chão, no dia 13 (sábado), a partir das 09 horas.

RETOQUES

c4Quero parabenizar meu filho Matheus Miranda (foto) que na terça-feira, dia 09, estará aniversariando e festejará a data ao lado de seus familiares e amigos. * A direção do Hospital Regional de Santarém encaminhou nota à coluna, informando que devido a problemas relacionados ao fornecimento de energia elétrica na 2ª feira (02) todo o sistema de telefonia fixa do Hospital foi comprometido, impossibilitando a comunicação interna e externa. A direção do HRBA, como forma de não deixar a população desassistida, disponibilizou um telefone móvel (93) 8122-6364 para contato externo. * Moradores do bairro da Aldeia continuam cobrando a instalação de um semáforo no cruzamento da Avenida Rui Barbosa com a Travessa 7 de Setembro. Nesse cruzamento vários acidentes já aconteceram, inclusive com vítimas fatais. * Empresários do ramo de transporte coletivo e a Prefeitura de Santarém ainda não chegaram a um acordo sobre o preço da passagem de ônibus para Alter do Chão, durante o Sairé. A empresa Viação Borges, que tem a concessão da linha, está cobrando a tarifa de R$ 2,50, mas os moradores questionam e querem que o valor seja R$ 1,90, que foi aprovado pela Câmara Municipal de Santarém. * Com o título “Competência da Justiça do Trabalho e a efetividade do direito fundamental à previdência”, o juiz santareno Océlio de Jesus C. Morais lança seu quinto livro jurídico, durante a Conferência Estadual da OAB que acontecerá dia 12 de setembro no Hangar – Centro de Convenções da Amazônia, em Belém.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *