Thompson Mota

t1INSENSÍVEL

Provavelmente, você já descobriu que um amigo estava triste ou feliz apenas observando suas expressões faciais e o seu jeito de movimentar o corpo. Isso acontece porque todo ser humano possui a habilidade de reconhecer sentimentos com base em gestos corporais. Entretanto, muitos jovens estão correndo o risco de perder essa capacidade. Um estudo da Universidade da Califórnia sugere que o uso exagerado de celulares, computadores e tablets podem levar crianças e adolescentes a ter dificuldade para entender emoções transmitidas pelo olhar e pelas expressões faciais.

INSENSÍVEL II

Os cientistas compararam dois grupos de pré-adolescentes com idades entre 11 e 13 anos. Um dos grupos permaneceu em um acampamento durante cinco dias e foi proibido de usar equipamentos tecnológicos. Esses jovens fizeram atividades ao ar livre, em contato com a natureza. O outro grupo não foi para um acampamento e pôde usar equipamentos eletrônicos normalmente. As crianças que ficaram sem tecnologia acertaram mais vezes as emoções mostradas em fotografias e vídeos do que aquelas que permaneceram conectadas. O mundo virtual estimula a criança a fazer várias atividades ao mesmo tempo e isso leva à perda de atenção.

INSENSÍVEL III

Assim, quando a criança conversa com amigos, ouve músicas e vê vídeos simultaneamente pela internet, ela tem mais dificuldade para perceber o que está ao seu redor. A falta de atenção provocada pela tecnologia também pode afetar os adultos. O uso excessivo de qualquer meio de comunicação (tanto o seu conteúdo como os aparelhos) influencia negativamente na percepção das pessoas, sejam jovens, sejam adultos. Isso acontece com a televisão ou com as redes sociais. O grande problema é o desequilíbrio e a falta de autonomia no uso desses meios. Pense nisso!

BULLYING

A grande maioria das pessoas já ouviu falar de bullying e, certamente, a primeira relação que fazem com o tema é a de um estudante intimidado com agressões intencionais, verbais ou físicas de maneira repetida por colegas. Mas, para surpresa de muitos, essa prática também acontece dentro do ambiente corporativo e pode ser um problema sério para quem é alvo desse tipo de ataque. Apesar do termo bullying ser relativamente novo, a prática, infelizmente, é muito antiga nas relações entre as pessoas. São ações que ultrapassam o limite do outro, em que há uma exposição e, nesse contexto, pode haver maldade ou não no comentário.

BULLYING II

As principais queixas sobre bullying no trabalho estão relacionadas a acusações de erros que não foram cometidos, menosprezo durante reuniões, críticas constantes por parte dos colegas ou da chefia na frente de todos e exclusões deliberadas de projetos ou reuniões. Os ataques ainda podem usar como foco as características pessoais, como raça, gênero e aparência física. Nessas circunstâncias, casos de bullying independem do grau de intimidade entre as pessoas. Alguém pode chegar e, sem ter liberdade nenhuma para isso, xingá-lo e fazer piadas bobas. Lamentavelmente!

t2FRAQUEZA

Pense em um super-herói. Qualquer um. Oito entre dez leitores pensaram nele mesmo, o mais conhecido: o Superman. O Homem de Aço atiçou a imaginação de milhões de crianças e adultos por mais de 70 anos por causa de seus poderes sobre-humanos, como voar, ter uma superforça, visões de raios X e de calor, entre outros. Mesmo assim, ele tem uma fraqueza: a kryptonita, fragmento mineral de seu planeta natal que emite uma espécie de radiação e pode enfraquecer e até matar o herói. Entre as mulheres, a mais famosa super-heroína é uma amiga do Superman: a Mulher Maravilha. Alguns de seus poderes físicos são semelhantes aos do herói de capa vermelha, além de sua famosa determinação em superar obstáculos. E ela também tem uma fraqueza: se for presa por seu próprio laço mágico, herança de seu povo, não é capaz de rompê-lo.

FRAQUEZA II

Não há ninguém na face da Terra que não tenha um ou vários pontos fracos. E um simples ponto fraco pode pôr tudo a perder, por mais força que alguém tenha. Então, o negócio é deixarmos esses pontos fracos de lado, fazer de conta que não existem e seguir em frente, certo? Não. Grande erro. Subestimar uma fraqueza e não procurar se proteger dela não é vencê-la. É o primeiro passo para a derrota. Como bem diz um famoso ditado militar, “conhecimento já é metade de uma batalha”. Uma fraqueza deve ser estudada, reconhecida, identificada. Quando conhecemos bem o inimigo, podemos desenvolver estratégias poderosas para vencê-lo. Um ponto fraco é só parte de uma pessoa, não é ela inteira. Assim, a chave é não subestimar o problema, mas conhecê-lo e ser mais inteligente do que ele.

t3GOLPES DA VIDA

Não importa o quão forte você bate. Importa o quanto você aguenta apanhar e seguir em frente. Quase todos os homens já ouviram essa frase antes. Mesmo quem não se lembra dela, em algum momento da vida torceu por seu criador: Rocky Balboa, o personagem de Sylvester Stallone. Ele pode não ser o melhor exemplo a seguir, mas desde 1976 faz garotos acreditarem, por alguns momentos, que são capazes de se defender de quem lhes faz mal e, mais do que isso, de vencer a batalha. Embora a luta de Rocky seja ficcional, a lição vale para a vida real.

GOLPES DA VIDA II

Atacar o problema pode ser importante, mas mais valioso ainda é ter a capacidade de receber golpes da vida e, ainda assim, continuar de pé, lutando por aquilo que deseja, quer seja uma promoção no trabalho, quer seja a quitação de uma dívida. Como homem, você se defrontará muitas vezes em sua vida com pessoas que o enfrentarão. Elas tentarão lhe ferir fisicamente e talvez até mais perigoso ainda com palavras de descrença e ou de ódio. O mal sempre estará em seu caminho e é preciso saber enfrentá-lo. Enfrentar, porém, é muito mais do que devolver ofensas. Enfrentar é estar preparado psicologicamente para saber se defender. Saber que, independentemente do que possam dizer sobre você, só você é o verdadeiro responsável por construir seu caminho.

TEMPO

A sociedade vive uma corrida contra o relógio. O mercado de trabalho exige profissionais qualificados e disponíveis para todas as necessidades. Por outro lado, a família precisa de atenção e dedicação intensas. Um dia é suficiente para tantas atribuições? Quando o expediente chega ao fim, fica difícil atender aos pedidos das pessoas queridas. Sair para jantar fora? Assistir a um filme? Onde encontrar tempo? Você, certamente, já desejou que o dia tivesse mais de 24 horas. Não faça do tempo o seu inimigo número 1. Ele deve ser seu aliado. Depois que ele passa, não volta mais. Então, reconheça a necessidade de organização para que todos os minutos do dia sejam bem aproveitados. Esperar a aposentadoria chegar para se dar conta de que os anos seguiram apressadamente não é a opção mais inteligente. Não deixe a vida passar para compreender que poderia ter trabalhado menos, ter vivido mais momentos próximos à família, cuidado mais da saúde e aproveitado mais a vida. O seu tempo é agora.

MOTINHAS

O Círio de Nazaré mais uma vez encantou e atraiu pessoas de todo o Brasil. Famosos vieram acompanhar de perto a Festividade e demonstrar também a sua devoção à Rainha da Amazônia. XX O Padre Fábio de Melo fez questão de vir a Belém e contou o significado que o Círio tem para a comunidade católica. “É renovação de fé de um povo, é oportunidade que nós temos de fazer com que cada vez mais o nosso coração se aproxime do coração de Jesus” Enfatizou. XX Além disso, o Padre enfatizou o motivo de marcar presença na Festividade. ‘É um compromisso anual que eu tenho porque eu sei o bem que o Círio de Nazaré faz ao meu coração’. Disse. XX Quem esteve visitando a Festa oferecida à Nossa Senhora de Nazaré pela primeira vez foi a atriz Cissa Guimarães. Muito devota da Rainha da Amazônia, ela se emocionou ao ouvir canções do Círio e ver os romeiros passando em frente à Varanda de Nazaré. XX “A gente sai daqui com muito amor. A fé é uma coisa tão maravilhosa que é um caminho infinito até a gente chegar lá em cima e encontrar o maior de todos”. XX A Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) assina amanhã sábado (18), em Itaituba, oeste do Estado, o Termo de Cooperação Técnica com a empresa The Nature Conservancy (TNC), que marca o início das atividades na unidade local. XX A parceria com a TNC, uma organização sem fins lucrativos que já atua em 28 países, resultou no apoio à instalação da nova unidade administrativa da Seicom, de forma a assegurar a execução efetiva do Plano de Desenvolvimento Regional, que prevê projetos estruturantes na região do Tapajós. XX A comunidade de Santa Luzia, na região do Eixo Forte, realiza sábado (18) e domingo (19) o XVI Festival do Açaí, com apoio da Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Cultura (SEMC). XX A programação iniciará às 19h30, com apresentações culturais e escolha da rainha do festival. No dia 19/10, as atividades serão realizadas durante o todo o dia, com apresentações de danças, além das barracas, comercializando os derivados do açaí. Informações: Sivanilda Queiroz (coordenação) (93) 9178 1627. XX O governo brasileiro mantém a decisão de reajustar o preço da gasolina ainda este ano, mesmo diante do fim da defasagem entre os preços praticados no exterior e no mercado local, disse à Reuters uma fonte governamental com conhecimento sobre o tema. XX O preço da gasolina foi reajustado pela última vez no Brasil em novembro do ano passado, quando a Petrobras anunciou aumento médio de 4 por cento da gasolina e de 8 por cento no diesel nas refinarias. Isso é muita sacanagem. XX A Secretaria de Educação do Pará acaba de firmar mais uma adesão ao Pacto pela Educação do Pará. O Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) assinou durante evento na Federação das Indústrias do Pará (Fiepa), termo de adesão ao Pacto. XX Lamento profundamente que Santarém não tenha feito nenhum deputado federal ou estadual. Antes já tivemos em uma legislatura 4 federais e 4 estaduais. Nélio Aguiar e Henderson Pinto chegaram perto aos cargos de Federal e Estadual. O povo ainda não aprendeu que não devemos votar em pára-quedistas. Muitos que se elegeram tiveram votos em Santarém. Deu no que deu. XX Mais um final de semana. Amanhã sábado tem Garapeira Ypiranga do amigo Cacheado, vamos lá com a Loira Gelada, Ruiva Destilada, Morena Quente, Negra Gostosa, Bela Dalila e Poderosa Beatriz. Fui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *