Informe RC

PARECE BRINCADEIRA- I

Contar com apoio da companheira Dilma para continuar no cargo neste segundo mandato, com semblante de aborrecida, por mais desgastada que esteja, é meio caminho andado, embora o protegido ou protegida seja alvo diário da mídia, com pesadas e graves acusações quanto a sua honra pessoal. Para o PT e outras legendas que compõem a base aliada do governo no Congresso, o escândalo da Petrobrás, de onde foram surrupiados acima de 10 bilhões de reais para serem entregues a partidos e políticos, é brincadeirinha da Polícia Federal e da Justiça Federal do Paraná. O mete a mão no dinheiro da petroleira nunca existiu, assim como acontece em relação à falsa inflação sentida por milhões de brasileiros, é intriga da oposição, como também não é verdadeira a afirmativa do governo gastar acima do que recebe e do baixo crescimento da economia (zero em 2014) é tudo lorota ou ilusão de ótica dos adversários. No Brasil, o povo e a vida vão às mil maravilhas, melhor que no país da Alice.

PARECE BRINCADEIRA- II

Vamos deixar o ilusionismo de lado e ir ao que interessa: Semana passada, o ministro de Minas e Energia declarou que Graça Foster não será substituída da presidência da Petrobrás, e vai comandar o combate à corrupção na estatal, e não haver nenhuma prova de envolvimento da atual dirigente com os maus feitos, e da mesma ser honesta, competente e conhecer o sistema Petrobrás como poucos. Palavras do ministro que comunga com o pensamento “inocente” de sua chefa. Não é o que afirmam os responsáveis pela Operação Lava Jato, baseados em depoimentos dos participantes do assalto, considerado o maior da história, e nem dos ex-diretores Paulo Roberto Costa, Nestor Cerveró, e do responsável pela distribuição do dinheiro, o doleiro Alberto Yousseff. Os dois últimos, ainda recolhidos nas dependências da Polícia Federal em Curitiba, juntos a hóspedes VIPs, diretores e proprietários das grandes empreiteiras que participavam do esquema criminoso contra o dinheiro do povo.

ELEIÇÕES 2016

Para “senadores” do “senadinho” das laterais da Garapeira Ypiranga, na Praça da Matriz, as eleições municipais de 2016 para prefeito, em dois turnos, e vereadores podem vir a ser uma das mais acirradas da história política do município. Hoje, em Santarém, no reservado, o clima já é de eleição. Alguns pretendentes foram esmagados nas urnas com baixa votação em 2014, e o jeito é tentarem, com dinheiro a cabos eleitorais, renovarem o mandato de vereador para assegurarem o emprego (dando presença) no legislativo mirim, onde são de pouca serventia, por não apresentarem projetos em benefício da população. Outros que têm sido citados como postulantes à prefeitura, ou mesmo à Câmara Municipal, podem ser atropelados pela Lei da Ficha Limpa, por responderem processos na Justiça, por avanço ao dinheiro público. Comentam que dos atuais vereadores (21) não voltam 6, e de haver mais de 5 pretendentes à prefeitura. Certo mesmo, só Alexandre Von (PSDB), que deve concorrer à reeleição.

OPOSICIONISTA

Quase a unanimidade da mídia nacional, e repassada ao exterior por agências de notícias, os integrantes do ministério, nomeados e mantidos pela presidente Dilma, têm complicações com o Código Penal e é considerado o pior da história, fora os componentes da equipe econômica que carregam a missão de salvar a nação do abismo. A senadora Marta Suplicy (PT), ex-ministra da Cultura e ex-prefeita de São Paulo, com os pés na porta de saída do partido, tem sido a mais severa crítica de seu governo e de seus auxiliares diretos. Sua saída está sendo negociada pela cúpula da legenda para evitar danos maiores, já que se vestiu de oposicionista e o alvo preferido são os ex-companheiros, inclusive o ex-presidente Lula da Silva. Quando da posse de Juca Ferreira (PT) no Ministério da Cultura, a senadora tornou público, numa entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, o que antes era sigiloso, do novo titular da pasta ter cometido um mundão de irregularidades na sua primeira passagem na Cultura, no 1º governo Lula. Acima de 100 milhões de reais sem licitação foram repassados à Sociedade Amigos da Cinemateca (SAC), entidade vinculada ao ministério, com sede na capital paulista, da qual o ministro era e ainda é parte interessada, e das trapalhadas do Juca, com o dinheiro público, estar em mãos da Controladoria Geral da União. Ainda vem mais tiro pela frente.

MAIS UMA LADAINHA

Para quem aguarda há quase meio século pelo término da construção da rodovia BR-163, a Santarém/Cuiabá, nos trechos do Pará (obras de arte e pavimentação), aberta nos governos militares para escoamento de grãos do Planalto Central, a mais antiga em execução no país, com promessas anuais de chegar a seu final, não causou surpresa a novidade anunciada, semana passada, pelo atual ministro dos Transportes, de que as obras prosseguiriam em ritmo de tartaruga (em função do pedido de falência de uma empresa contratada), mas a entrega da rodovia, de interesse nacional, acontecerá em 2016. A mesma ladainha, só muda os padres e os fiéis, embora a parte de Mato Grosso, a enes anos concluída, com algumas áreas, em torno de cidades, duplicadas. O mesmo anuncio deve valer para os 20 km que seriam feitos desde o ano passado, do Cais do Porto às proximidades da Colônia Cipoal, onde seria implantada área destinada a containers, e o alargamento com o recuo dos imóveis e terrenos localizados na avenida Cuiabá até o início da Serra do Piquiatuba. Ao povo, cansado de tanta reza, só resta esperar se a promessa é verdadeira ou falsa como as anteriores.

DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS

O Judiciário não pode usar dois pesos e duas medidas em casos idênticos. No milionário município de Coari, 2º PIB do estado do Amazonas depois do da capital, parte dos habitantes da cidade foi às ruas, destruiu e ateou fogo em órgãos públicos, protestando contra o troca-troca de prefeitos e salários atrasados dos funcionários municipais. Na cidade de Nova Timboteua, no interior do Pará, o prefeito foi afastado do cargo por 90 dias pela Justiça (assumindo o presidente da Câmara), acusado pelo Ministério Público do Estado de crime de improbidade administrativa, salários atrasados de servidores e um rosário de irregularidades cometidas com verbas recebidas pela prefeitura dos repasses institucionais do Estado e da União. Situação idêntica ou pior da vivida por Nova Timboteua é a de Belterra e Alenquer, onde os prefeitos não são punidos pelos erros praticados, ao contrário, portam e fazem uso de liminares caras, como Atestado de Honestidade, concedidas por ministros do TSE, desqualificando decisão do TRE do estado, onde foram taxados de desonestos. Nos três municípios paraenses o caso de rapinagem é idêntico, mas o trato da Justiça com os maus feitores de Belterra e Alenquer tem sido bem diferente. Por quê?

PENAS DIFERENCIADAS

Brasileiro pego e detido em 2004 quando tentava entrar na Indonésia com 13 kg de cocaína pura escondida nos tubos de um asa delta, descoberto pelo raio-X do Aeroporto Internacional de Jacarta, preso desde então e condenado à morte, foi executado domingo (18) com um tiro no peito, amarrado a uma estaca de madeira. Pedidos de clemencia, transformação da pena em perpétua, foram negados. Em Manaus, 3 integrantes de uma quadrilha de traficantes de drogas foram presos pela Polícia Federal, em dezembro (27) com 110 kg de cocaína, avaliados em 1.5 milhão de reais e foram colocados em liberdade uma semana depois da prisão (03/01), após pagarem uma fiança merreca de 7 mil reais (meio quilo de drogas) arbitrada por um Juiz plantonista. O magistrado justificou sua “sábia” e surpreendente decisão, que teve parecer contrário do Ministério Público do Estado, dos “suspeitos” presos pela PF em flagrante com o produto do crime, serem réus primários e possuírem residência “fixa” no distrito de culpa. Este Juiz, de bom coração, devia fazer um estágio no Judiciário da Indonésia para ver como são tratados e julgados marginais que vivem à custa da desgraça alheia. É aquela velha história: no Brasil a Polícia prende e a Justiça solta.

PENSÃO PARA TRAVESTIS

Com protestos e críticas de defensores dos direitos dos homossexuais, o presidente da Rússia, neste mês sancionou lei, já em vigor, que proíbe a condução de veículos no país por gays, travestis, transexuais e sadomasoquistas. Nos anos 60, após se apoderar da Ilha de Cuba, o ditador Fidel Castro os mandava a canaviais para cortar cana-de-açúcar a troco de alimentação. Na Argentina, minorias ligadas a sexo, tem tratamento melhor. Como estatísticas mostram que no país travestis, transgeneros e transexuais vivem de 35 a 41 anos, uma deputada aliada a presidente Cristina Kirchner, apresentou Projeto de Lei na Câmara Legislativa de Buenos Ayres, uma espécie de Assembleia no Pará, concedendo uma bolsa mensal de 8 mil pesos, o correspondente a 2 mil e 400 reais no Brasil, para os travestis com mais de 40 anos. Há 2 anos, o polemico projeto vem sendo discutido nas comissões para ser levado a plenário para votação, e tem dividido a opinião da população, já que maioria dos argentinos aposentados ganham 3 mil e 500 pesos, ou seja, 1000 reais, superior ao salário mínimo brasileiro pago pelo INSS. Quem sofreu preconceitos vivendo à margem da lei, se escondendo, correndo e apanhando de policiais, é justo.

DOUTRINAÇÃO IDEOLÓGICA

Vem de muitos anos em muitas escolas, comandado por professores universitários, principalmente de Faculdades de Tecnologia de viés esquerdistas, a exemplo dos parceiros que atuam em países comunistas ministrando doutrinação ideológica em materiais didáticos. De quando em vez, são dedurados por alunos ou mesmo colegas que não comungam com essa liberdade de pensamento. No seu 1º mandato, mediante denúncia na Câmara Federal, a presidente determinou o MEC a retirar de circulação milhões de cartilhas, denominadas kits gays, confeccionadas com dinheiro do povo, e distribuídas em educandários em São Paulo e Rio de Janeiro. Desde o ano passado, a Ong Escola Sem Partido, tem procurado sensibilizar secretarias de Educação de estados e municípios, vereadores, mesmo o Ministério da Educação, a brindar a juventude escolar contra ensinamento de qualquer ideologia. Em muitos municípios já existem leis proibindo a doutrinação ideológica.

VÃO CONTINUAR SOFRENDO

Antigamente, dizer ser aposentado da Previdência Social, percebendo o teto máximo de 20 salários mínimos, era motivo de orgulho, hoje reduzidos para R$4.663,75, dizer quanto recebe, causa vergonha. Pela 12ª vez, aposentados e pensionistas do INSS percebendo acima de um salário mínimo (10 milhões) são prejudicados pelos governos do PT com o famigerado fator previdenciário em vigor, corroendo seus ganhos durante todo esse tempo. Lutaram para que isso não acontecesse, mas não tiveram apoio dos parlamentares ligados a base do governo no Congresso. Do reajuste de 8,83% dado ao de um mínimo, tiveram 6,23%, muito abaixo da inflação oficial, que não é real, de 6,41%, até fins de 2014. Estatísticas comprovam de maioria dos aposentados brasileiros ser mantenedores de familiares, assim como são roubados, espancados e assassinados por parentes bem próximo. Há muitos países em que o governo zela pelos idosos. No Brasil, são esquecidos e jogados ladeira abaixo, com estatuto e tudo.

JUVENTUDE SEM FUTURO

Sexta “16”, em São Luís do Maranhão, foram presas para verificação de idade, mediante a presença dos pais ou responsáveis, 81 participantes da Juventude sem Futuro, integrantes de conhecida facção criminosa que atua na capital, sendo 80% menores, metade meninas entendidas em saliência, e uma “criança” de 11 anos, que participavam de uma festa (denunciada por vizinhos) num dos bairros periféricos da cidade, onde comemoravam o aniversário de um deles, regado a bebidas alcoólicas e muita droga, quando foram surpreendidos por policiais PM que recolheu do local o “material escolar”: armas de fogo, brancas, maconha, pasta de coca, cola, e conduzidos ao distrito policial mais próximo. Com essa meninada, o país tem um grande futuro.

ATOS E FATOS

DESILUDIDA. Palavras da senadora Marta Suplicy “PT”: é esse o partido que ajudei a criar e fundar. Hoje é um partido que sinto que não tenho mais nada a ver com suas estruturas. É um partido cada vez mais isolado. MAL ACOMPANHADO. Trecho de um discurso de despedida do ex-quase-senador Pedro Simon “PMDB” no Senado da República, uma das grandes figuras que passa pelo parlamento brasileiro, com mais de 50 anos de mandatos e uma vida pública impecável: Lula foi a maior decepção de toda minha carreira. Ele tinha uma bandeira, tinha uma história e agora está morrendo abraçado ao José Dirceu, aos mensaleiros e aos ladrões da Petrobrás. MENINOS BONS NO GATILHO. Declaração do chefe de Polícia Civil de São Paulo. Os meninos de hoje são os 007: têm licença para matar. PREMIO. Jaques Wagner, atual ministro da Defesa, antes de deixar o governo da Bahia (01.01.2015), assinou lei que garante serviços vitalícios de motorista (2) e seguranças (4) a ex-governadores. A moda pode pegar. QUEM SE LEMBRA? A matéria Canto Orfeônico, que até inicio dos anos 60 fazia parte do currículo escolar, do antigo ginasial, foi retirado no período da ditadura militar, e nunca mais voltou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *