Coluna Impacto

c1DOMINGO ESPETACULAR

Uma equipe do programa “Domingo Espetacular” da Rede Record de Televisão, esteve em Santarém na manhã de ontem, quinta-feira, gravando um documentário sobre os botos (foto) que viraram atração na Feira do Pescado, na orla de Santarém. O programa deve ir ao dentro dos próximos dias.

MUDANÇAS NA PREFEITURA

Após reunião que aconteceu na semana passada no Cipoal, com a participação de Lira Maia e Alexandre Von, a paz foi selada entre DEM e PSDB. O médico e ex-deputado estadual Nélio Aguiar vai assumir a Secretaria Municipal de Planejamento, pasta que estava sendo ocupada interinamente por Rosimary Fonseca. A vice-prefeita Maria José Maia vai assumir a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, que estava sendo ocupada interinamente pelo Chefe de Gabinete da Prefeitura, Jaci Barros. O vereador Valdir Mathias Jr irá assumir a Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, que tinha como titular Irene Belo. Com a ida de Valdir Mathias para uma Secretaria, o suplente Marcílio Cunha volta à Câmara Municipal.

POLÊMICA

O procurador do município de Santarém, Dr. José Maria Lima, contestou o laudo da Ufopa sobre a qualidade da água em Alter do Chão. Ele falou que o MPE deveria ter preparado a ação baseada na balneabilidade para fim de banho e não para fim de beber. Segundo o Procurador, no bairro Jardim Santarém aconteceram 11 casos de Hepatite A e em Alter do Chão aconteceram 12, mas ninguém pediu a intervenção no bairro. A polêmica está formada e a resposta será dada pelo MPE.

PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO

Começa na segunda-feira (02/03), a seleção de educadores que irão atuar no Programa Brasil Alfabetizado (PBA). Os interessados devem entregar currículo na coordenação do PBA, no prédio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), de 8h às 14h. É necessário o candidato ter nível superior em qualquer área com habilidade em alfabetização de jovens e adultos. A secretaria receberá os currículos até o dia 27 de março. O Programa Brasil Alfabetizado é uma ação do Governo Federal em parceria com o município, através da SEMED e vem sendo desenvolvido em Santarém desde 2006, beneficiando aproximadamente 03 mil jovens, adultos e idosos que não tiveram a oportunidade de estudar em idade adequada. As aulas deverão iniciar no mês de abril.

PARFOR

A Ufopa atende 3.369 alunos através do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) em oito municípios da região – Alenquer, Almeirim, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná e Santarém. Nesta sexta-feira, dia 27 fevereiro, 113 recém-formados nas licenciaturas integradas (Biologia e Química, Geografia e História, Matemática e Física e Letras Português/Inglês) e Pedagogia recebem a outorga de grau em Santarém, às 18h, no Auditório Tapajós. O objetivo do programa, vinculado ao MEC, é qualificar os professores que atuam na educação básica da rede pública e não têm graduação ou ministram aulas de outra disciplina que não é a de sua formação, em acordo à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. A Ufopa oferta cursos pelo Parfor desde 2010, quando começou atendendo 1.750 professores.

CARNE CONTAMINADA

A denúncia foi feita pelo vereador Ney Santana, na quarta-feira (25), que manifestou preocupação com relação à carne consumida pela população do Lago Grande e que segundo ele, ficam expostas a poeira, moscas e outras situações. O Vereador disse que vai solicitar da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) a vigilância total com relação ao fato, destacando para o Lago Grande, um agente da Vigilância Sanitária e que possa permanecer na região, para orientar os comerciantes sobre os cuidados que devem ter com o processo de acondicionamentos de carnes, que ficam expostas em frente aos estabelecimentos comerciais.

CHAPADINHA

A Frente Parlamentar da Segurança Pública foi oficialmente recriada na terça-feira (25) na Câmara dos Deputados. O colegiado já conta com a adesão de mais de 200 deputados de diversos partidos e o deputado Chapadinha (PSD) também se anuiu à Frente. “A frente será atuante, e com o conhecimento dos parlamentares será possível encontrar uma alternativa para frear o crescimento da violência. Não podemos deixar as coisas como estão; quem está mandando no Brasil são os bandidos”, disse Chapadinha. O grupo é comandado pelo coronel da reserva da Polícia Militar, Alberto Fraga (DEM-DF), que defende a extinção da maioridade penal e a revisão o estatuto do desarmamento.

c2DESTAQUE

A coluna parabeniza o eficiente e polêmico repórter Willares Sousa, o popular Coruja (foto) que estará completando 52 anos de idade no domingo, dia 1º de março, ocasião em que será alvo de muitas homenagens de seus familiares e amigos da imprensa.

RETOQUES

c3Louvável a iniciativa do vereador Ronan Liberal (foto), solicitando do poder publico municipal que seja criado um espaço para a socialização e profissionalização de jovens carentes de Santarém. * Prefeitura de Santarém ressalta que as praias da Vila de Alter do Chão não estão fechadas para o banho, uma vez que o laudo de análise de água não é conclusivo para balneabilidade. * Pelo menos isso. O novo estacionamento do aeroporto de Santarém foi concluído e os veículos já podem estacionar no novo local, que com certeza vai desafogar o trânsito na parte de cima do aeroporto. * A área que fica localizada em frente aos terminais de embarque e desembarque do aeroporto está reservada somente para estacionamento de motoristas que fazem parte da cooperativa de taxistas. * Antes era possível qualquer motorista que fosse deixar ou pegar passageiros, parar e estacionar no local, mas devido a delimitação do espaço com tapumes da obra, a área foi reduzida, obrigando a Infraero a adotar a mudança. * Em reunião convocada pela COMDEC, na 4ª feira (25), representantes de órgãos de segurança pública, associações de bairros, SEMED, SMT e SEMSA, foram unânimes em afirmar que é preciso criar uma legislação municipal para disciplinar a brincadeira de empinar pipas em Santarém. * As matrículas para quem pretende estudar nas escolas públicas do Estado terminam nesta sexta-feira, dia 27.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *