MILTON CORRÊA

CÂMARA REALIZA SEMINÁRIO DE CAPACITAÇÃO AOS COLABORADORES DA ASCOM

O seminário de capacitação aos servidores da Assessoria de Comunicação (ASCOM), da Câmara Municipal de Santarém foi realizado na sexta-feira, 20, no Plenarinho da Casa, das 8h às 13h. Segundo o Presidente do Poder Legislativo, vereador Reginaldo Campos (PSB), o evento teve a finalidade de qualificar as informações divulgadas pela ASCOM aos meios de comunicação, referente às ações dos parlamentares.

O seminário foi organizado e ministrado pelo atual coordenador da ASCOM da Câmara Municipal de Santarém, professor Ednaldo Rodrigues, que é graduado em Jornalismo, especialista em Jornalismo Científico e mestre em Ciências da Comunicação. Além disso, Ednaldo Rodrigues já exerceu o cargo de coordenador de comunicação da Prefeitura Municipal de Santarém, no período de 1998 a 2004, na gestão de primeiro e segundo mandatos do ex-prefeito de Santarém, Lira Maia.

Ednaldo Rodrigues disse que o seminário teve como objetivo capacitar, nivelar e esclarecer as competências dos colaboradores da ASCOM e o processo iniciou pela preparação da equipe. Segundo ele, a Assessoria de Comunicação da Câmara estava, praticamente, inativa, por isso, a necessidade de capacitar os colaboradores. O trabalho de nivelamento vai continuar na próxima sexta-feira, 27, das 8h e 13h, com a participação dos assessores de comunicação dos 21 vereadores de Santarém. Depois será realizado um encontro com a participação da ASCOM e dos assessores, para planejar as ações de comunicação da Câmara, referentes a 2015.

O jornalista Milton Corrêa, chefe da Divisão de Jornalismo da Câmara avaliou positivo a iniciativa do jornalista Ednaldo Rodrigues, com o apoio do Presidente Reginaldo Campos, de promover capacitação aos colaboradores da ASCOM. Sugeriu que a ASCOM continue promovendo o seminário para se criar uma cultura de capacitação permanente da equipe. “Esse trabalho vai contribuir, significativa para o amadurecimento das ações de toda a equipe”, afirmou.

Elielson Almeida, coordenador de Informática da Câmara Municipal, disse que na gestão do presidente Reginaldo Campos a ideia é melhorar a atuação de todos os setores do Poder Legislativo e a ASCOM teve a primeira iniciativa. Segundo ele, é a primeira capacitação de uma série de muitas, devido à necessidade de manter a equipe atualizada. “Durante o seminário o professor nos deu oportunidade de pontuarmos questões específicas sobre a nossa atuação e isso vai nos ajudar a resolver problemas simples, mas se não forem resolvidos, podem impedir a eficiência de nossas ações”, declarou.

A jornalista Núbia Pereira disse que o seminário mostrou que a equipe está formada, destacando que se trata de pessoas competentes e que isso vai refletir numa produção mais elaborada e eficaz, das informações que a Câmara Municipal, por meio da ASCOM, vai divulgar acerca da atuação dos vereadores.

Andressa Oliveira vai desenvolver atividades de secretaria da ASCOM. Ela disse que o seminário marcou o início das atividades e todo começo nem sempre é fácil. Andressa disse que a iniciativa do coordenador de comunicação e do presidente Reginaldo Campos foi acertada, no sentido de oferecer informações para nivelar o trabalho da equipe. “O professor Ednaldo Rodrigues diz que ainda somos um grupo, mas precisamos nos tornar uma equipe para que o trabalho da ASCOM seja eficiente”, afirmou.

A jornalista Fernanda Guedes disse que o seminário foi importante para esclarecer o papel dos colaboradores dentro de suas funções. O evento contribuiu para atualizar informações sobre as atividades que os integrantes da ASCOM vão desenvolver nos diversos setores da Câmara Municipal de Santarém.

O publicitário Márcio Portela, responsável pelo site da Câmara de Santarém disse que a iniciativa do coordenador da ASCOM, de oferecer um seminário de capacitação, aos colaboradores foi importante para esclarecer as atribuições de cada um dos setores que compõem a organização interna da assessoria. Isso vai contribuir para tornar a ASCOM mais eficiente tanto na produção quanto na celeridade das informações ao destino final.

A proposta do Presidente da Câmara Municipal de Santarém, Vereador Reginaldo Campos, de contratar o jornalista Ednaldo Rodrigues e formar uma boa equipe para coordenador a comunicação do Poder Legislativo, tem como objetivo a implantação da Rádio Câmara, um projeto que já está aprovado, mas precisa de especialistas na área para efetivá-lo. Com a Rádio Câmara no ar, serão criados novos postos de trabalho aos profissionais que atuam na área da comunicação, em Santarém e região, por meio de concurso.

ATÉ QUANDO A POPULAÇÃO VAI SER VITIMA DESSA SITUAÇÃO?

Indiscutivelmente é direito do Sindicato dos Rodoviários, reivindicar a concretização de um prometido abono salarial para condutores e cobradores de ônibus que, de acordo com a própria entidade sindical vem desde 2014 e até hoje não teria sido cumprido.

O que não é justo são as constantes suspensões do transporte coletivo, como forma de protesto, em dias e horários que não são sequer comunicados a população usuária desse serviço.

O direito a greve é constitucional e ainda assim, 30 por cento da frota dos ônibus teriam que ficar circulando.

Pior, como não se trata de greve, mas sim de paralisações em média por duas horas e meia a três horas, nesse período os coletivos deixam de circular na sua totalidade, ficando centenas e até milhares de pessoas sem exercer o direito constitucional de ir e vir, causando sérios transtornos.

Se o Sindicato dos rodoviários está reivindicando direitos e isso é justo. Por outro lado está sendo injusto com a população.

Afinal de contas quem está sendo mais prejudicado nessa história é de fato o usuário do transporte coletivo que inesperadamente fica sem o ônibus.

Dizem os motoristas de ônibus que, enquanto os patrões não se posicionarem, vão continuar fazendo as paralisações.

A situação de conflito pelo tal abono salarial é entre patrões e motoristas de ônibus e o povo não pode e nem deve ser penalizado por isso.

Agora deram um prazo até 10 de março para que o abono seja pago, os empresários dizem que não tem como pagar por não terem aumento na tarifa. Se for assim, é muito provável que as paralisações vão continuar.

Até quando a população vai ser vitima dessa situação que ela não pediu para ser criada?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *