Thompson Mota

t1OLHEIRAS

Atendendo solicitação de uma leitora, via e-mail, vamos falar sobre olheiras. O despertador toca. Está na hora de acordar para mais um dia de trabalho. Você se levanta e, ao se olhar no espelho, se depara com elas, suas inimigas que insistem em tentar acabar com seu humor logo de manhã: as terríveis olheiras. Parece que nada consegue combatê-las. Nem a maquiagem nem os cremes. Nada reduz a coloração escura e o inchaço ao redor dos olhos. Que mulher nunca passou por essa situação? Segundo uma pesquisa realizada por uma empresa internacional de cosméticos, essas manchas estão entre as principais preocupações estéticas das mulheres. O estudo reuniu 600 mulheres de etnias distintas que revelaram que as olheiras as incomodam muito.

QUAL É A CAUSA DAS OLHEIRAS?

Muitas pessoas não sabem, mas vários fatores podem ocasionar as indesejáveis olheiras: poucas horas de sono, hereditariedade, constituição física (pessoas magras tendem a ter mais olheiras), cansaço físico ou mental e tensão emocional, entre outros. Características raciais também podem ocasionar o problema. A pele morena tem maior tendência ao escurecimento dessa região. Algumas doenças também favorecem o escurecimento da pele embaixo dos olhos ou podem agravá-lo. Entre elas destacam-se a rinite alérgica ou as dermatites (quando ocorrem na região das pálpebras), além de bulimia, anorexia, depressão e até a hipertensão arterial e os distúrbios do sono.

O QUE FAZER PARA TRATÁ-LAS?

A boa notícia é que é possível sim diminuí-las. Elas podem ser tratadas por meio de procedimentos médicos ou por meio da mudança de hábitos. O melhor é sempre corrigir o estilo de vida, quando possível. Menos estresse, sono equilibrado, alimentação saudável, mas, se nada disso adiantar, uma solução imediata é colocar bolsas de gelo ou compressas de chá de camomila no local, pois isso causa um efeito imediato de fechamento dos vasos sanguíneos e diminuição da aparência das olheiras. Uso de produtos irritantes nos olhos ou dormir de maquiagem – a irritação causada na pele da pálpebra, que é sensível, pode escurecer ainda mais a região. Pense nisso!

t2CASAMENTO

Existem maridos para todos os gostos. Uns são mais românticos e não poupam presentinhos e mimos à sua esposa; outros gostam de provar seu amor por meio de loucuras, declarações apaixonadas em público, surpresas que quebram a rotina e tiram o fôlego da amada. Já outros possuem mais dificuldade para demonstrar afeto. Mas será que, por causa disso, eles gostam menos de suas esposas? Não necessariamente. Cada um tem o seu jeito de amar e de demonstrá-lo, já que amor é o mais subjetivo dos sentimentos. O problema começa quando você compara o seu marido com o das outras mulheres: o esposo da sua amiga vive dando presentes e ela fez questão de contar isso para todo mundo, mas apenas um casal sabe o que vive entre quatro paredes. E é exatamente isso que você deve analisar no seu casamento.

CASAMENTO II

Existem detalhes muito mais relevantes em um relacionamento do que dar e receber presentes. O importante é observar o caráter do homem, a forma que ele tem de proteger sua mulher, sua fidelidade, seu companheirismo no dia a dia. Devemos olhar para as qualidades descartando as falhas. No entanto, se você realmente gostaria que o seu marido fosse mais carinhoso, a iniciativa deve partir de você. A máxima de “seja a mudança que você quer ver no mundo” é perfeitamente adaptável ao casamento. A mulher deve ser mais participativa na vida do marido, elogiá-lo e dar a ele o que gostaria de receber. Pense nisso!

t3MULTÍTAREFAS

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que quase 90% das mulheres que trabalham fora declaram que cuidam também dos afazeres domésticos. Ou seja, além de ter que ser uma boa profissional e de cuidar dos filhos e do marido, elas se desdobram para manter a casa em ordem. Para algumas, ser multitarefa já virou rotina e a dupla ou tripla jornada nem é tão difícil assim de ser cumprida. Porém, há aquelas que não precisam se esforçar tanto e podem exercer exclusivamente o papel de mãe, esposa e dona de casa. O problema é que na sociedade em que vivemos e que preza a “mulher independente”, dependendo da idade e do perfil de quem decide deixar a carreira de lado para investir na família, as críticas vindas, principalmente de outras mulheres, são ferrenhas.

MULTITAREFAS II

Para a psicóloga Angelita Correa Scardua, especializada em felicidade e desenvolvimento humano, esse tipo de crítica acontece porque existe um entendimento da parte de alguns de que a vida doméstica é uma vida de ociosidade. “Na verdade, esse tipo de crítica de que trabalho só é aquele que é feito fora de casa é machista e desqualifica as atividades domésticas. É uma conquista da mulher poder escolher cuidar da casa e da família. É um absurdo alguém dizer que ela não tem o direito de escolher isso para a vida dela”, comenta. Outra opção é aproveitar um período de férias e, em vez de viajar, ficar em casa para cuidar das tarefas do lar para ver como vai ser, caso isso se torne rotina. Outro ponto é pensar bem na vida econômica, para que não haja cobranças ou frustrações futuras, pois problemas financeiros podem ser venenosos dentro do casamento. Pense nisso!

t4EXERCÍCIOS INFANTIS

Caiu na web recentemente o caso de uma “blogueira” que, com apenas 9 anos, dá dicas de exercícios físicos em academias. Claro, virou polêmica. Anna Clara Mansur, de Goiânia, apareceu nas redes sociais numa foto levantando pequenos pesos na academia do pai, que é treinador profissional. Em apenas um dia, os acessos ao perfil da menina no Instagram – teoricamente para maiores de 13 anos – pularam de 2 mil para mais de 22 mil. Vieram críticas de todos os lados, desaprovando o que interpretaram como uma rotina de exercícios próprios para adultos e não para crianças. Para os analistas, crianças devem ser só crianças e alguns acham bizarro o fato de usarem uma criança para dar dicas de saúde, algo completamente incoerente com a faixa etária. O bom senso continua sendo necessário: exercícios fazem bem, desde que os pais estejam cientes de tudo, não se rendendo a meros modismos e manias, e procurem a orientação dos profissionais de saúde, como médicos e nutricionistas para adaptá-los à idade e às condições físicas dos pequenos.

MOTINHAS

Na rede estadual de ensino, matrícula dos novos alunos termina nesta sexta-feira, dia 27, e será feita nas próprias escolas públicas estaduais em Belém e no interior do Estado. A Seduc oferta 260 mil vagas para novos alunos e, ao longo do período de pré-matrícula, ou seja, de 5 de janeiro a 8 de fevereiro, foram pré-matriculados mais de 70 mil novo alunos, os quais ficaram de confirmar a matrícula no período de 9 a 13 de fevereiro. XX O Departamento de Trânsito do Pará (Detran) tem um novo diretor geral. Trata-se de Nilton Jorge Barreto Atayde. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Pará, é pós-graduado em Polícia Judiciária, pela UFPA, e em Direito Penal e Processo Penal pela Universidade Estácio de Sá (RJ). Ingressou na Polícia Civil em 1992, na condição de delegado. XX Consumido no mundo inteiro, o café pode fazer coisas incríveis pelo seu cérebro, pele e corpo. Inclusive ajudar a prevenir doenças, como o Parkinson e câncer de fígado. Pelo menos é o que afirmam especialistas americanos. XX Novos depoimentos do doleiro Alberto Youssef detalham como, segundo o doleiro, o senador e ex-presidente da República Fernando Collor de Mello (PTB-AL) recebeu propina de R$ 3 milhões resultante de um negócio da BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras. As informações são do jornal Folha de São Paulo. Fora os corruptos! XX Um estudo australiano com mais de 200 mil pessoas daquele país mostrou que até dois em cada três fumantes morrerão por causa do hábito, caso continuem fumando. A pesquisa, publicada na revista “BMC Medicine”, é a primeira realizada com uma grande amostragem a mostrar que o número de mortes relacionadas com o tabagismo pode chegar a dois terços do total de fumantes. Pense nisso! XX Enquanto isso…Se o álcool fosse descoberto hoje, possivelmente tablóides do mundo inteiro estampariam manchetes com a “nova droga mortal”, juntamente com depoimentos de testemunhas aterrorizadas por terem visto “viciados” cambaleando pelas ruas, caindo, chorando e na sarjeta. Mas uma recente pesquisa acaba de mostrar que a maconha, que tem utilização proibida em tantos países, é 144 menos letal que o álcool. XX A partir do dia 1º de março, meninas com idade entre 9 e 14 anos também poderão receber as doses da vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV). A garantia para estar totalmente imune só se dá quando as garotas recebem as duas doses. Pais ou responsáveis devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de casa, tendo em mãos a carteira de vacinação. XX Até o próximo dia 20 de março, atletas interessados em participar da II Copa da Juventude de Voleibol, podem realizar suas inscrições na Divisão de Esporte da SEMJEL (Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer), de 8h as 14h. XX Amanhã é sábado, dia de Garapeira Ypiranga do amigo Cacheado, vamos lá com a Loira Gelada, Ruiva Destilada, Morena Quente, Negra Gostosa, Bela Dalila e Poderosa Beatriz. Fui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *