Líderes de motins em Belém continuam presos em Santarém

Susipe transferiu no sábado (28) 14 detentos para a antiga Central de Triagem da Seccional de Polícia Civil de Santarém
Susipe transferiu no sábado (28) 14 detentos para a antiga Central de Triagem da Seccional de Polícia Civil de Santarém

A Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe) transferiu no sábado (28) 14 detentos para a antiga Central de Triagem da Seccional de Polícia Civil de Santarém, oeste do Pará. Segundo o comandante do 3° Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel André Carlos Oliveira, os presos são suspeitos de serem os líderes do motim que ocorreu nas penitenciárias da grande Belém no final da semana.

De acordo com a Susipe, o motim teria iniciado por volta das 12h30 de sábado. Os agentes prisionais distribuíam almoço para os detentos, quando um deles foi puxado para uma cela. O cadeado foi aberto, os presos saíram e abriram as outras cinco celas. “Segundo levantamento da Susipe, eles estavam encabeçando o movimento e, por isso, acharam melhor que eles fossem retirados para evitar que eles continuassem a influenciar os outros presos e, com isso, cessar esse motim”, explica Oliveira.

O comandante explicou ainda que a segurança foi reforçada na Seccional para evitar qualquer incidente. “Aumentamos o efetivo com um número considerável de policiais, com equipamento adequado para atender surpresa que venha ocorrer. Além disso, policiais também estão de prontidão para ser chamados para qualquer eventualidade”, ressalta.

Os presos aguardam decisão do processo que está em andamento para, em seguida, serem encaminhados para um presídio federal. “Eles deram um prazo de uma semana e estamos tentando agilizar o máximo possível para encaminhá-los ao um presídio”, finaliza Oliveira.

Durante a estada dos 14 detentos na Central de Triagem da Susipe em Santarém, vários apagões na rede elétrica já aconteceram e agentes prisionais, policiais civis e demais funcionários da Seccional de Polícia Civil ficam temerosos com a segurança da população. No domingo o apagão aconteceu pela parte da tarde. Na segunda-feira aconteceu outro apagão, já pela madrugada. Enquanto isso, a tarifa de energia elétrica aumenta ainda mais no Pará, sendo que no estado do Amazonas esse aumento não aconteceu. Alguma coisa está errada, pois parte da energia consumida no Amazonas vai da hidrelétrica de Tucuruí.

Fonte: RG 15/O Impacto e G1, com foto de Bena Santana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *