SECRETARIA DE AGRICULTURA FAZ PROJETO EM PARCERIA COM IDEFLOR

Produtores visitam viveiro e recebem de mudas de mogno, açaí e guaraná
Produtores visitam viveiro e recebem de mudas de mogno, açaí e guaraná

A Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Agricultura realizou entrega de mudas para os agricultores do município de Placas. O projeto em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Florestal do Pará (IDEFLOR) visa implantar o sistema agro-florestal com integração de diferentes lavouras em uma única área. Cada agricultor terá mudas equivalentes a um hectare de terra onde deverá ser desenvolvido o projeto. Cerca de 10 mil mudas foram distribuídas, sendo açaí, guaraná e mogno africano.

O Secretário de Agricultura visa estabelecer no Município um sistema de cultivo diferenciado e novo para a região como no caso do consócio açaí e cacau. No ato da entrega das mudas esteve presente o prefeito Leonir Hermes, o representante do Ideflor senhor Israel, o secretário de meio ambiente Laércio Campelo, o secretário de agricultura Neilson Farias, técnicos da Emater e Ceplac e produtores rurais. Este projeto deve favorecer o crescimento da agricultura do município e melhorar as condições do pequeno e médio agricultor.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO IMPLANTA PROJETO DE AVALIAÇÃO UNIFICADA NA REDE MUNICIPAL

Em 03 de março de 2015 no Legislativo Municipal de Placas, o Secretário Municipal de Educação, Marcelo Leal, reuniu-se com toda Equipe Diretiva para tratar dos Critérios de Avaliação e Avaliação Unificada Municipal.

O Secretário Marcelo Leal já havia aprovado em data retroativa sem restrições a efetuação de critérios de avaliação unificada para todo o município de Placas, critérios este escolhidos e aprovados por todas equipes diretivas municipais em Assembleia Geral de Equipes Diretivas realizada nos dias 23 e 24 de janeiro de 2015 na Escola Tancredo Neves onde estiveram presentes representantes de todos os pólos placaenses (Urbano, Km 221, Lote Dez, Ouro Verde, Novo Paraíso e a área urbana) onde ficou acordado que no ano letivo de 2015 todas escolas placaenses deverão avaliar seus educandos direcionados pelos mesmos critérios padronizados dentro da realidade de cada comunidade.

Assim as avaliações de todo município serão formatadas obedecendo critérios pré-estabelecidos focando na diminuição das disparidade de avaliação dentro da área municipal, mazelas como dificuldade de interpretação do critérios avaliativos por parte da SEME oriundos a área rural, deficiência de entendimento por parte dos pais e da comunidade escolar da forma exata de avaliação dos educandos placaenses.

A rede municipal de educação de Placas tem apresentado resultados oscilatórios nos índices de avaliação externa. Isso reflete a necessidade de constituir políticas públicas que tenham continuidade e que contribuam para a melhora contínua da qualidade de nossa educação. No que tange a avaliação o que se observa é a falta de critérios claros nos processos avaliativos que possam sustentar uma política de longo prazo de cumprimento do currículo municipal. Nesse contexto que a avaliação unificada vai atuar na uniformização de uma política de avaliação que possa ser utilizada continuamente na melhoria da qualidade da aprendizagem dos alunos.

O objetivo é fazer um prognóstico da assimilação dos conteúdos que passaram a ser trabalhados de forma padronizada na Rede, em todas as unidades desse nível de atendimento e que estão em execução desde o último ano.

Com os critérios de avaliação agora unificados, aplicados de igual modo em todas as escolas municipais de Placas, o Secretário de Educação Marcelo Leal propôs e foi integralmente aprovado pelas equipes diretivas também a avaliação unificada, fazendo assim com que Placas tenha em 2015 critérios de avaliação e avaliação unificadas, prezando a inserção do município nos moldes nacionais onde há provas unificadas nacionais como a Prova Brasil, a Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), o Sistema Paraense de Avaliação Educacional (SISPAE) que avalia a educação do estado do Pará objetivando alcançar as metas estabelecidas no Pacto pela Educação do Pará. Assim a SEME Placas poderá avaliar de forma mais eficaz a rede municipal de ensino, preparando a mesma para alcançar as metas estabelecidas pelos Programas e Provas Nacionais e estaduais como citamos acima.

Você poderá ver os detalhes desta ação da SEME em sua totalidade, com critérios especificados, assim como observações no Blog da SEME Placas no endereço http://placasseme.blogspot.com.br.

RUAS DA CIDADE ESTÃO SENDO LIMPAS E ESTRADAS VICINAIS SENDO RECUPERADAS

Prefeito visita vicinal do Ângelo e moradores acompanha a recuperação de ruas e estradas
Prefeito visita vicinal do Ângelo e moradores acompanha a recuperação de ruas e estradas

Os trabalhos de viação e obras no município de Placas não param, apesar do número reduzido de máquinas e carros, os esforços têm sido mantidos no intuito de garantir estradas vicinais trafegáveis e ruas em condições viáveis. Ainda nesta época do ano, período chuvoso, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Infraestrutura, está trabalhando diuturnamente em recuperação de estradas vicinais e abertura e recuperação de ruas na cidade.

Segundo o prefeito Leonir Hermes, juntamente com o secretário de obras Silvestre Lemos (Cabeça de Alho), “as máquinas não vão parar, enquanto houver possibilidade de trabalhar, os trabalhos vão ser feitos”. O Prefeito disse que “a demanda é grande, muitas vicinais estão necessitadas de recuperação, com o inicio das chuvas, vários lugares já estão ruins, mais será priorizado as maiores necessidades em relação à estradas”.

Nesta semana, está sendo recuperado a Vicinal do Ângelo e em seguida as máquinas vão terminar um trabalho já iniciado na vicinal do São Paulo. Na maioria das vicinais tem transporte escolar e esta é uma das preocupações em manter as estradas em boas condições de tráfego.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *