Começa em Santarém a fase experimental do projeto piloto de coleta seletiva

Coleta seletiva de resíduos secos
Coleta seletiva de resíduos secos

Começou na manhã de quarta-feira (11/03), em caráter experimental, a coleta seletiva de resíduos secos (papel, papelão, plástico, vidro e metal). O roteiro de recolhimento do material está sendo feito por um caminhão de lixo que está circulando nas Ruas do Imperador, Adriano Pimentel e 24 de Outubro. Travessas: Moraes Sarmento e Dom Amando e nas Avenidas: São Sebastião, Turiano Meira, Mendonça Furtado e Barão do Rio Branco. Devido ao aumento na demanda, o sistema de recolhimento do lixo porta a porta será realizado na quarta e sexta-feira, no horário de 07h às 15h. O lançamento oficial do projeto acontece no próximo dia 18/03, às 09h, no auditório do CIAM.  A Prefeitura reitera que não haverá alterações nos dias e horários da coleta de lixo tradicional.

Para fechar o polígono de abrangência, o carro também vai fazer a rota nas Ruas: Padre João, Floriano Peixoto, Galdino Veloso, nas Travessas 15 de Agosto, 15 de Novembro, Inácio Correa e na Avenida Rui Barbosa. Nesse primeiro momento, o projeto atenderá a seis bairros: Aldeia, Centro, Fátima, Laguinho, Santa Clara e Salé. O principal objetivo é cumprir o que determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), para dar a destinação correta dos resíduos, e com isso aumentar a vida útil do aterro sanitário, evitar a poluição ambiental, proporcionar qualidade de vida a população, além de gerar emprego e renda para os catadores da Cooperativa de Materiais Recicláveis de Santarém (COOPRESAN).

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Podalyro Neto, para que não haja dúvidas, o lixo úmido (sobra de alimentos), será recolhido nas feiras e nos mercados a partir do mês de abril e todo o material será revestido no processo de compostagem e produção de biogás.

“Nesse primeiro dia de coleta, mesmo sendo em caráter experimental, já avaliamos de forma positiva. É um projeto novo e será um grande desafio e a população tem correspondido e colaborado conosco”, disse.

O projeto de coleta seletiva faz parte de uma parceria municipal sustentável entre a Prefeitura de Santarém, com o Distrito Reno-Sieg, da Alemanha.

Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *