SINE RECEPCIONA PESCADORES COM SEGURO DESEMPREGO EM CURUÁ

Coordenador estadual do Sine recepciona 2.682 pescadores e pescadoras dos municípios de Óbidos e Curuá e elogia trabalho organizado da AMPAFC
Coordenador estadual do Sine recepciona 2.682 pescadores e pescadoras dos municípios de Óbidos e Curuá e elogia trabalho organizado da AMPAFC

No período de 02 a 07 de março de 2015, o Serviço Nacional do Emprego – SINE, representado pelo coordenador estadual Rildo Jastes, recepcionou três entidades dos municípios de Curuá e Óbidos. Durante o trabalho realizado de assinatura, foram atendidos e/ou recepcionados 2.682 pescadores, assim discriminados: 1.420 da Colônia de Pescadores Z-66; 194 da associação AMPAFC, entidades do município de Curuá, respectivamente. No município de Óbidos, da associação do Flexal, foram recepcionados 628.

No início da operacionalização, o servidor fez questão de frisar a todos os postulantes que efetivamente só teria direito ao Programa do Governo Federal o pescador profissional artesanal. Alertou, na oportunidade, que seu papel é exclusivo de atender os proponentes devidamente municiados de documentação, e que estava eximido de qualquer sanção ou desvio de conduta dos cidadãos que por ventura estivesse agindo de forma dolosa. Ou seja, se passando por falso (pescador ou pescadora). Afirmou, também, que tal atitude é materializada como crime de falsidade ideológica. Nesta situação quem tentar infringir a lei será passivo de prisão pela Policia Federal, além de devolver o dinheiro.

Infelizmente, apesar do número supramencionado dos pescadores que assinaram o referido seguro, não significa que serão atendidos. Pois, muitos destes, ainda não estão aptos por não possuírem o Registro Geral do Pescador – RGP, principal exigência do Ministério da Pesca. Isto é, mais um ano, a burocracia e a morosidade na liberação da Carteira do Pescador pelas repartições inerentes à questão, deixa centenas de pescadores e pescadoras excluídos do benefício. Em resumo, no encerramento da assinatura, o funcionário coordenador do SINE, Rildo Jastes elogiou o trabalho da AMPAFC, através de seu presidente Valdemar Cardoso e de sua equipe, pela organização e competência na conduçãodos trabalhos, salientando que nos próximos dias o seguro desemprego já estaria devidamente liberado.

CURUAZANDO: Acredite se quiser. Há fortes rumores nos quatro cantos da cidade que em breve os vereadores curuaenses poderão realizar mais uma eleição para eleger uma nova Mesa Diretora. A notícia deixou de ser especulação em virtude de uma suposta impugnação de autoria de um ex-Vereador da base que no seu entendimento encontrou indícios de irregularidade no processo. A coisa está pipocando por mais esse capítulo da Câmara de Vereadores que volta a ser dirimida através da justiça. Aguardem!

EQUIPARAÇÃO SALARIAL: O vereador Waner do PV usou a tribuna para pedir apoio de seus pares para que os mesmos apresentem um requerimento assinado por todos os vereadores da Casa de Leis. O mesmo solicita da prefeita Adriana, um projeto de lei para adequar o PCCR dos técnicos de enfermagem lotados na Secretaria Municipal de Saúde. Segundo o Vereador, os servidores estão ganhando muito pouco em relação à responsabilidade que desempenham no dia-a-dia cuidando de pacientes e enfermos.

ANIMAIS SOLTOS NAS RUAS: Ainda não caiu a ficha de certos proprietários de animais (bovinos, caninos, suínos e equinos), que Curuá não é mais Vila e sim uma cidade. Simplesmente soltam seus animais para pastarem em vias públicas e praças da cidade. Essas foram as palavras da vereadora Lídia, que se envergonha em ver todos os dias dezenas de cavalos soltos em frente à Câmara de Vereadores e da Prefeitura. Perguntar não ofende, mas causa constrangimento: De quem efetivamente é esta responsabilidade?

LEGISLATIVO: Por unanimidade dos vereadores que compareceram na sessão da Câmara, os mesmos reclamaram do preço exorbitante dos valores cobrados no talão de energia pela Rede Celpa. Comentaram, também, que pode estar havendo engano no momento da leitura do consumo, visto que, é humanamente impossível apenas um servidor dar conta de toda demanda do Município no referido trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *