Penitenciária de Cucurunã deve mudar de direção

Penitenciária de Cucurunã
Penitenciária de Cucurunã

A mudança deve acontecer esta semana, mais precisamente na sexta-feira, 20/03, na casa prisional Silvio Hall de Moura, o presídio de Cucurunã, em Santarém, Oeste do Pará. Depois de virar manchete por dias a fio com os mais absurdos relatos, conjuntos de imagens e declarações como: preso tentando fugir em sacos de lixo, mordomias em celas com geladeira, fogão, tv de led, chuveiro elétrico…. assassinatos nos corredores, na cozinha… tráfico deliberado de drogas, armas encontradas em poder dos presos e toda sorte de desmandos. O Diretor da Penitenciária deve ser trocado, o Major Costa, experimentado policial, combativo e austero, que fez um trabalho com rigor e força, que até fez efeito em alguns aspectos, porém, não reduziu a números aceitáveis o volume de violência e desordem dentro da casa penal.

Nesse momento a direção da triagem está na responsabilidade de um interventor de Belém, ele já apurou que a fuga ocorrida no último final de semana que foi divulgado apenas cinco fugitivos, na verdade foram mais de dez e a gestora da triagem não tinha sequer o controle do número de presos foragidos. Segundo informações a gestora já aguarda sua exoneração.

Quem deve substituir o atual diretor será o Major Morais, outro policial que também fez nome na Policia Militar por seu trabalho enérgico e tático. Ele sabe das dificuldades em controlar o quase incontrolável esquema de segurança e ordem daquele presídio. Os principais problemas encontrados são relativos a entrada de pessoas, coisas e produtos. Se implantar um esquema rigoroso de fiscalização e combate a corrupção nesse sentido, metade da missão estará cumprida. O tráfico de drogas, a entrada de armas, celulares e ordens diversas da ordem pública é que causam o caos entre os apenados.

O rigor deve ser mantido, o gestor de um ambiente como esse se não for enérgico perde logo o controle, e em casa que não tem ninguém mandando qualquer um é governador.

O desejo é que o Major Morais assumindo tenha mais sorte e obtenha mais êxito do que seu antecessor, pois com um bom trabalho e a administração correta e necessária os resultados virão e quem vai comemorar é a sociedade que se sentirá mais segura. As informações da mudança de direção foram passadas por um assessor direto do deputado federal Francisco Chapadinha, a quem ele atribui a solicitação da medida.

Fonte: RG 15/O Impacto e Edy Portela

Um comentário em “Penitenciária de Cucurunã deve mudar de direção

  • 18 de março de 2015 em 10:16
    Permalink

    O MAJOR COSTA NA FUNÇÃO DE DIRETOR DO PRESIDIO, DUROU MENOS QUE MORDIDO DE COBRA SURUCUCU!!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *