Amazônia News

Na terça-feira, 24/03, o Tribunal Regional Eleitoral do Estado, por unanimidade cassou a prefeita Dilma Serrão – PT. O pedido de cassação foi baseado em denúncias de cooptação ilícita de sufrágios, praticadas na eleição municipal de 2012 pela então candidata. O acórdão do TRE/PA foi publicado na quinta-feira, 26/03, confirma a rejeição aos embargos de declaração ajuizados pela prefeita, no mês de dezembro/2014. Os advogados que a defendem já ingressaram com recurso especial junto ao Tribunal Superior Eleitoral – TSE (Brasília) na tentativa de conseguir uma liminar que conceda o efeito suspensivo da sentença e consiga mantê-la no cargo. O Tribunal Regional Eleitoral, agora, irá comunicar a decisão à Justiça Eleitoral de Santarém, que notificará a presidente do Poder Legislativo de Belterra, vereadora Laura Mota – PMDB, que após o recebimento, terá até 48 horas, para dar posse ao segundo colocado, Dr. Macedo. Enquanto a situação não for resolvida, a Prefeita não poderá tomar nenhuma decisão governamental.

PRESIDENTE DA CÂMARA PODERÁ

ASSUMIR O PODER EXECUTIVO

O imbróglio na Bela Terra é deverasmente complexo. Há condicionantes a serem praticadas, juramentadas anteriormente pelas forças ocultas que saem dos respectivos palácios acoplados nas guias das velhas seringueiras: Enquanto se aguarda o pronunciamento do TSE, a presidente da Câmara de Vereadores, que é do PMDB poderá assumir o Poder Executivo e o vereador Helivelton Noronha – PT (1º secretário), assumirá o Poder Legislativo.

REGINALDO LOBO PODERÁ ASSUMIR

CADEIRA NO PODER LEGISLATIVO

Se confirmado, carimbado e registrado as condicionantes; o titular da Secretaria Municipal de Trabalho e Promoção Social, o ex-presidente da Casa do Povo, Reginaldo Lobo, 1º suplente do PMDB, ocupará a cadeira deixada por Laura Mota. Ele que como legislador foi um dos mais atuantes da história do Município. Como Vereador; foi autor do requerimento do poço e asfalto da Frei Vicente, lutou pelo asfalto das Vilas Chagas/Gaúcha e viveiro 2. Construiu em parceria com o governo municipal (Pastana) e comunitários a quadra da comunidade de Piquiatuba. Entre tantos outros feitos, Reginaldo Lobo, sempre esteve à frente dos maiores movimentos sociais. Foi o autor da Lei das cores predominantes do município. Como Presidente da Câmara: Reformou e climatizou o Plenário do Poder Legislativo e revitalizou a antiga casa 1, onde hoje funciona a SETEMPS. É o Secretário mais atuante do atual governo. Se voltar a ocupar uma cadeira na Câmara de Vereadores, a Bela Terra vai se orgulhar de seu mais recente representante naquele Poder.

MOJUÍ DOS CAMPOS

Após o desentendimento do prefeito Jailson Alves – PSDB com a bancada do Partido dos Trabalhadores – PT mais um Vereador rompeu os laços com o gestor municipal. Segundo os edis oposicionistas, o fato se deu por conta da falta de cumprimento de acordos por parte do Prefeito. Tais fatos colocam em cheque a credibilidade do governo e fortalece outros pré-candidatos que estão se organizando para a batalha política do próximo ano. O trabalho social realizado pela senhora Fátima Amorim – PSD, ou Fatinha, como é carinhosamente chamada, em prol da coletividade e a carência de ações por parte da governabilidade municipal, outorga-lhe o poder de disputar o governo com igual possibilidade de vencer, tanto quanto o atual Prefeito.

MONTE ALEGRE

A situação política está bastante complicada. À medida que se aproxima o ano eleitoral e os pretensos candidatos ao cargo de Prefeito, tomam conhecimento da situação financeira do Município, alguns deles já falam em desistência. A população está descontente com o atual governo e não pretende retroagir, para tal, aguarda o aparecimento de um candidato diferenciado, capaz de trabalhar de mãos dadas com o povo. Um candidato futurista, que acima de tudo demonstre por atos e ações o seu amor pelo Município. Há quem afirme que pelo menos uma nova e ótima opção vai colocar seu nome à disposição. Vamos aguardar, então!

A VOZ DO POETA

Enquanto isso, na cidade dos Mirantes…

Os astrólogos populares não mentem e afirmam,

Que não há nenhum vereador (a) que defenda o povo,

Estão todos amarrados, comendo pão-de-ló,

Acorrentados no mesmo ovo.

E o povo?

– Ah, coitado!

Comendo o pão que o diabo amassou…

O Rei Zé de vermelho que era,

Está ficando pálido sem cor…

Sua prática é o egoísmo a traição e a maldade,

Vai colher em breve os frutos plantados,

Vai saborear com seus pares o sabor,

Merecidos aos condenados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *