MORADORES RECEBEM ATENDIMENTOS DOS SERVIÇOS SOCIAIS NAS COMUNIDADES

A Secretaria Municipal de Assistência Social realizou uma semana de atendimento nas comunidades da zona rural. O objetivo foi levar os serviços sociais mais perto dos usuários que moram distante da sede municipal. Os serviços oferecidos foram: carteira Passe Livre do Idoso, cartão Bolsa Família, atualização e inclusão do cartão SUS, acompanhamento Bolsa Família, atualização e inclusão do cadastro único e atendimento psicológico.

Atendimento com programas sociais nas comunidades rurais
Atendimento com programas sociais nas comunidades rurais

Mães de família aprendem uma nova profissão
Mães de família aprendem uma nova profissão

A Secretária de Assistência Social, senhora Edina Ribeiro, acompanhou a equipe composta por Cleide Mota (Coordenadora Bolsa Família), Marina Alves (técnica do Bolsa família), Patrícia de Brito (auxiliar da Secretaria de Saúde, cartão SUS e acompanhamento de Bolsa Família), Nayara Faleiro (psicóloga) e Tainá Mota (monitora do Curso de manicure). Os trabalhos foram realizados durante os dias 23 a 27 de março e atenderam moradores das comunidades Novo Paraíso, Cachoeirinha e outras.

Segundo os relatórios apresentados pela equipe, foram mais de 340 atendimentos mediantes os serviços oferecidos. O curso de manicure ministrado pela monitora Tainá teve a participação de 17 mulheres, foram três dias de curso com técnicas básicas e avançadas e certificação de conclusão. A secretária Edina Ribeiro acompanhou durante os cinco dias todos os trabalhos e avaliou positivo o resultado final.

Secretária de assistência social Edina Ribeiro ouve demandas dos comunitários

“Queremos encurtar os caminhos dos usuários ao atendimento, com isso estamos com este projeto itinerante no Município levando os serviços sociais às comunidades da zona rural, isso facilita a vida de muita gente que necessita de estar incluídos nos programas, mas não têm possibilidades de ir até a nós. Sendo assim, destacamos uma equipe treinada para atender nas comunidades”, disse a Secretária de Assistência Social. Ela ainda acrescentou que além da atualização e inclusão nos programas sociais, estão sendo ofertados cursos de geração de rendas como manicure, pinturas em tecidos, artesanatos e outros. Isso serve como estímulo para as famílias não dependerem única e exclusivamente da renda de programas sociais.

MORADORES RECEBEM ATENDIMENTOS DOS SERVIÇOS SOCIAIS NAS COMUNIDADES

Prefeito, secretaria de saúde, equipes médica e pacientes, após cirurgias de cataratas
Prefeito, secretaria de saúde, equipes médica e pacientes, após cirurgias de cataratas

A Secretaria Municipal de Saúde de Placas realizou a quarta etapa de cirurgia de cataratas no Município. Desde o início da gestão do prefeito Leonir Hermes, este projeto vem sendo desenvolvido no Município e já atendeu mais de oitenta pessoas que necessitavam desta cirurgia.

A secretária de saúde Elzini Pires, junto com a enfermeira Rosicleia, estão sempre trabalhando nos projetos em busca de recursos para a melhoria dos atendimentos na saúde e este projeto tem sido de muita importância na vida das pessoas que têm sido atendidas. Nos dias 30 e 31 do mês de março foi realizada mais uma etapa deste projeto.

O especialista em cirurgias de cataratas, médico João Leite, veio ao Município pela quarta vez e como sempre fez um excelente trabalho. Os pacientes que fora atendidos todos têm um ótimo resultado e suas satisfações são imensas ao poderem voltar a enxergar normalmente.

O prefeito Leonir Hermes esteve na manhã do dia 31 visitando os pacientes no Hospital Municipal onde os mesmo foram avaliados pelo médico após um dia de cirurgia. Todos passavam bem e o doutor João fez as recomendações necessárias para uma boa recuperação. Na oportunidade estiveram presentes a enfermeira Rosicléia, a secretária de saúde Elzini Pires, o diretor do Hospital Cláudio Faleiro e a equipe do Hospital que também contribuíram nos trabalhos.

A secretária Elzeni disse que sua satisfação é imensa em ver todos os pacientes felizes por terem recebido a cirurgia e reafirmou que a saúde é um direito de todos. Ela agradeceu toda equipe que fez parte dos trabalhos e comentou que já está trabalhando num novo projeto para uma nova etapa de cirurgias de cataratas.

O doutor João Leite lembrou que este é um atendimento caro que custa em média 4 mil reais, mas que em Placas foi oferecido gratuitamente para a população. Ele ressaltou que seu trabalho foi sim remunerado, mas graças ao empenho do prefeito Leonir, junto com a secretária Elzeni e sua equipe, foi possível através de projeto oferecer as cirurgias sem nenhum custo para as pessoas que foram atendidas.

O prefeito Leonir disse que está se empenhando na melhoria do sistema de saúde do Município, sabe que ainda falta muito, mas muitos investimentos estão sendo feitos para obter bons resultados na saúde pública municipal. O Prefeito aproveitou o momento para dar a boa notícia de que a segunda etapa da reforma do Hospital Municipal deve começar neste mês de abril, concluindo assim a reforma geral. Por fim, vários pacientes pediram a oportunidade para agradecer à gestão municipal e a equipe médica por lhes terem proporcionado a oportunidade de ver a vida mais colorida, ou seja, pela recuperação da visão. Alguns citaram que jamais teriam condições financeiras para custear a cirurgia, por isso estavam gratos pelo empenho de todos.

QUADRA POLIESPORTIVA DA VILA APARECIDA ESTÁ COM A OBRA BEM ADIANTADA

Quadra Poliesportiva comunidade Aparecida
Quadra Poliesportiva comunidade Aparecida

Na comunidade Aparecida (Lote 10) está sendo construída uma Quadra Poliesportiva coberta e com vestiário. Esta é uma obra financiada pelo Ministério da Educação, através do FNDE (Fundo nacional de Desenvolvimento e Educação). Um projeto adquirido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação.

A quadra atenderá as necessidades educacionais esportivas do Polo Lote 10 e servirá também para atender eventos esportivos da comunidade Aparecida e outras. Este projeto foi uma luta do prefeito Leonir Hermes junto com o secretário de educação Marcelo Leal, que buscaram meios viáveis para que a obra acontecesse.

Outra quadra do mesmo porte já foi iniciada na comunidade Ouro Verde e também terá as mesmas ocupações já mencionadas. As duas obras terão um custo de mais de 1 milhão de reais do governo federal e mais a contra-partida da Prefeitura Municipal de Placas. Estas quadras devem ser entregue e inauguradas ainda neste ano de 2015.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *