SEMSA REALIZA CAMPANHA PREVENTIVA DE CÂNCER DE COLO UTERINO

Secretária Greyciane Mota: quando diagnosticado na fase inicial o câncer uterino tem 100% de chance de cura
Secretária Greyciane Mota: quando diagnosticado na fase inicial o câncer uterino tem 100% de chance de cura

Na tentativa de realizar o diagnóstico precoce, e captar mulheres que ainda não realizaram o exame preventivo de câncer de colo de útero, a Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA realizou durante o mês de março, uma importantíssima programação em alusão às mulheres curuaenses. A mobilização enfatizou como foco a saúde da mulher. Ou seja, com denominação MARÇO ROSA, foi procedida a ação em forma de campanha de PCCU (preventivo).

Vale ressaltar que, foi usada como a ferramenta do Programa do Governo Federal, Estratégia de Saúde da Família – ESF. As atividades aconteceram nos Postos de Saúde do Curuá Velho, Apolinário e da comunidade de Macurá. O encerramento aconteceu no dia 31 de março. A referida campanha consolidou-se em forma de Grupão de mulheres que realizaram a coleta de exame nas unidades acima mencionadas.

Em entrevista exclusiva concedida à nossa redação, a titular da SEMSA, Greyciane de Fátima Aragão Mota, se reportou da seguinte forma: “O câncer de colo de útero demora muitos anos para se desenvolver. As alterações das células que dão origem ao câncer de colo de útero são facilmente descobertas no exame preventivo. Conforme a doença avança, os principais sintomas são sangramento vaginal; seguido de corrimento e forte dor. A principal causa da infecção é ocasionada por alguns vírus chamados de HPV – Papiloma Vírus Humano. Geralmente origina-se por fator precoce de atividade sexual. Continuando. Outra situação é a diversidade de parceiros, o fumo e a má higiene íntima. Portanto, a melhor maneira de evitar a doença é a prevenção através de exame preventivo (Papanicolau). Quando diagnosticado na fase inicial, as chances de cura são de 100%. O exame é procedido através da secreção do colo de útero, utilizando espátula e escovinha. O material é colocado em uma lâmina de vidro para ser examinado posteriormente num microscópio. Todas as mulheres que têm ou já tiveram atividade sexual devem fazer periodicamente o preventivo. Inclusive as mulheres grávidas. Vacinar-se contra o HPV também é medida eficaz para a prevenção do câncer de colo uterino. As vacinas disponíveis são a bivalente e a quadrivalente”, concluiu a Secretária.

Foto01COLAÇÃO DE GRAU: No dia 27 de março de 2015, foi momento de muita alegria e realizações para Dorvalina Corrêa Pereira e Antônio Pereira, pais de Pedro Corrêa Pereira (foto), que recebeu a outorga no Curso de Educação Física pela FADESP, em cerimônia realizada na Igreja Assembleia de Deus. A festa de formatura aconteceu no dia 28 de março na Danceteria Ki Tabom. Ato contínuo, os pais do colando convidaram amigos e familiares para um saboroso almoço em sua residência regado a galinha caipira e muita gelada. A coluna deseja ao Pedro e seus familiares votos de muito sucesso e conquista.

Foto02EDUCAÇÃO NA RUA: Foi o lema da greve dos professores, pais de alunos, alunos e funcionários da Escola Soraya Marques Chaybe, realizada no dia 30 de março de 2015. Os manifestantes utilizaram dezenas de faixas com gritos de ordem pelas principais ruas da cidade. O protesto direcinou ao governador Jatene. Principalmente por descumprimento de promessas de campanha, que afirmava avançar no setor educacional. Segundo os grevista, está sendo totalmente contrário, pois o que o mesmo está fazendo com a categoria é um verdadeiro massacre, que acaba afetando no desempenho da política educacional preconizada pelo MEC. A manifestação sintetiza com veemência o descontentamento e o repúdio contra um governo descompromentido com a educação. Todos envolvidos na greve gritavam com bravura reivindicando, educação digna, salários justos aos professores (PCCR), concurso público para preenchimento de vagas em várias disciplinas, instalações de salas com internet, e mais responsabilidade para com a educação que está em situação nunca vista em todo o Estado do Pará.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *