Obras do Cristo Rei – Centro de Artesanato do Tapajós entram na fase final

Centro de Artesanato Tapajós, antigo Cristo Rei
Centro de Artesanato Tapajós, antigo Cristo Rei

O prefeito Alexandre Von visitou na manhã de quinta-feira santa (02/04) as obras do Cristo Rei – Centro de Artesanato do Tapajós. O local abrigará os artesãos, através das suas cooperativas e associações, para realizarem exposições e vendas de artesanato. O espaço é mais um equipamento para a valorização do turismo e da cultura e sua inauguração está prevista para o mês de junho, durante as festividades do aniversário de Santarém.
A iniciativa faz parte de um projeto de inclusão social e produtiva, que ganhou destaque conquistando no ano passado, o 1º lugar na categoria ‘Novos Projetos’ na etapa estadual da 8ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor e ficou entre os 10 finalistas na etapa nacional, realizada em Brasília.
Para o prefeito, não basta apenas valorizar o artesanato sem oferecer meios para que os artesãos possam ser beneficiados diretamente. “Não basta apenas valorizar o artesanato de Santarém, mas que o artesão possa a partir do seu trabalho, do seu talento, do seu dom, ter renda, que é o reconhecimento comercial do seu trabalho”, lembrou.
Ao escolher o imóvel, o Município faz um resgate em relação à própria história do prédio, já que o local abrigou por muito tempo eventos culturais. O prédio pertence à Diocese de Santarém e está arrendado para a Prefeitura. Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento e Turismo, Valdir Matias Jr., neste momento, estão sendo feitos os conceitos de definição das lojas, da composição do mobiliário, do paisagismo e a colocação de placas indicativas, já que as obras físicas estão praticamente concluídas. O objetivo principal do espaço é incentivar a cadeia produtiva do artesanato, melhorando a renda de quem produz e vende, e ampliando a oportunidade de novos negócios.
Valdir aposta que o Cristo Rei vai melhorar a qualidade de vida de quem vive do artesanato. Já foi feito o levantamento das associações, por espaço geográfico do Município: Aritapera, Lago Grande, Eixo Forte, comunidades da Flona do Tapajós e RESEX Tapajós/Arapiuns são regiões pré-selecionadas com garantia de utilização do novo equipamento, nos 13 espaços disponibilizados.
Estão cadastrados mais de 670 produtores que vão comercializar produtos a partir da matéria-prima regional, desde sementes e palha de tucumã.
ALUNOS DA CASA BRASIL E DO TELECENTRO DE INFORMAÇÃO E NEGÓCIOS RECEBERÃO CERTIFICADOS
A Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Turismo (SEMDETUR), realizará na segunda-feira (06/04), às 09h, no auditório da Universidade Estadual do Pará (UEPA), a solenidade de entrega de certificados dos cursos oferecidos pelo Infocentro Casa Brasil e Telecentro de Informação e Negócios (TIN). Ao todo, 285 alunos concluintes receberão certificados.
A chefe de Divisão de Politicas de Desenvolvimento Sustentável da SEMDETUR, Rosemary Fonseca, destaca que os projetos estão garantindo oportunidades para que inúmeros jovens se capacitem para o mercado de trabalho, além de contribuir com a inclusão digital e social da população santarena. “Um projeto de grande relevância para a juventude, que através dos cursos ofertados está conseguindo ser inserida no mercado de trabalho”, disse.
Os alunos concluintes estudaram durante dois meses, no período de 26 de janeiro a 31 de março, e agora receberão seus certificados de conclusão, no diversos cursos oferecidos pela Casa Brasil e pelo TIN. Os cursos oferecidos foram: Informática Básica para Jovens e Adultos, Informática Básica para Melhor Idade, Auxiliar Administrativo, Caixa Informatizado, Designer Gráfico Básico e Departamento Pessoal.
O secretário municipal de Desenvolvimento e Turismo, Valdir Matias Jr., lembrou que para este mês a Casa Brasil terá mais novidades. “Em abril temos mais novidades para os moradores da grande área do Santarenzinho, Maracanã e Eixo Forte. A Casa Brasil oferecerá o curso regular Noções de Inglês e em julho teremos Noções de Inglês intensivo voltado para recepcionistas e taxistas”, destacou o secretário.
PREFEITURA INCENTIVA A GERAÇÃO DE RENDA COM A FEIRA DA PÁSCOA
A Praça do Pescador, na orla da cidade, é o local de mais uma edição da Feira da Páscoa, promovida pela Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Cultura (SEMC). O evento, que iniciou na noite de quarta-feira, 01/04 e prossegue até domingo (05/04), acontece por intermédio da parceria entre Poder Público Municipal, profissionais da gastronomia e artesãos da cidade.
Para melhor organizar o espaço da Praça do Pescador, de acordo com Wanderson Souza, que faz parte da coordenação da feira, foram divididos os espaços para os artesãos e os expositores de produtos da páscoa. “A Feira da Páscoa deste ano está sendo realizada em dois espaços, um deles voltado para os chocolates, como doces, ovos de páscoa, coraçõezinhos de chocolates, tudo focado na Páscoa. Já o segundo espaço conta com a exposição feita pelos artesãos, ou seja, os que vendem colares, bichinhos de pelúcias, sementes de açaí, dentre outros produtos”, destaca Wanderson.
Ao todo, são 28 espaços voltados para a comercialização de chocolates. Uma das vendedoras é a dona de casa Dileuza Souza da Silva, que há cinco anos participa da Feira da Páscoa. “Temos os ovos de Páscoa, embalagens diferenciadas como, por exemplo, cuias da região e bombons regionais nos sabores coco, castanha e cupuaçu. Temos a castanha do Pará cristalizada, doce de cupuaçu e murici com castanha”, enumera a dona de casa.
O espaço dedicado a exposição de artesanato conta com a participação de 15 artesãos e os objetos vão desde bijuterias a ursos de pelúcia. Quanto as vendas a coordenação do evento é enfática. “Este ano aumentou o número de artesãos e também de produtos em exposição, então a expectativa é que as vendas sejam um sucesso, nos próximos dias”, vislumbra o coordenador.
O primeiro dia contou com participação de um público considerável, mas Dileuza Souza, pela experiência nos anos anteriores, garante que tem tudo para bater recordes. “Geralmente o primeiro dia serve para divulgar o evento, muitos consumidores vêm apenas observar os produtos e a partir do segundo dia retornam já para comprar os produtos, é algo natural e as vendas começam a melhorar”.
A Feira da Páscoa prossegue até o domingo de Páscoa e funciona de 17h às 22h e o consumidor que comprar acima de 20 reais em um dos expositores receberá um cupom para concorrer a uma cesta de produtos.
Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *