Belterra completa 81 anos de fundação em meio a turbulência política

Aniversário de Belterra
Aniversário de Belterra

O município de Belterra, no oeste do Pará, completa 81 anos de fundação nesta segunda-feira (4), mas os moradores afirmam que não tem motivos para comemorar, devido a instabilidade política que a cidade passa desde 2014. Segundo eles, as constantes mudanças na gestão da prefeitura têm gerado diversos transtornos à população.
Desde dezembro de 2014, quando aconteceu a cassação da prefeita Dilma Serrão (PT), a população vive as incertezas e transtornos das mudanças. Na época Jociclélio Macedo (DEM) assumiu o cargo, mas o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concedeu uma liminar para que Dilma voltasse a assumir a prefeitura, até que o processo fosse revisto pela justiça. No dia 7 de abril de 2015, Macedo assumiu ao cargo de prefeito pela segunda vez depois de um mandado judicial expedido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), e após duas decisões de ação cautelar, no dia 22 de abril, Dilma foi reconduzida a administração de Belterra pela terceira vez.
A população cobra uma decisão definitiva sobre a situação da prefeitura. “Tem que decidir por um só [Dilma ou Macedo] e acabou, porque quem perde é o povo que fica sem nada”, afirma o aposentado Augusto Vieira.
O servidor público João Rocha também reclama dos transtornos causados pelas constantes mudanças. “Belterra virou uma disputa muito grande. A cidade está parada. Todos os setores estão reclamando porque não circula dinheiro na cidade”, relata.
A cidade calma e rica em histórias chama a atenção com os atrativos culturais e naturais. Para o biólogo Frank Pantoja, a data do aniversário de Belterra é um momento para comemorar a história da cidade e a força dos moradores. “Temos que comemorar as pessoas, as amizades que temos aqui. Parabéns, Belterra por essa terra querida, maravilhosa. Que todos os belterrenses se sintam abraçados nesse dia tão especial e o que temos a comemorar é a nossa história, a nossa fortaleza, essa força que vem do amor e da fé da gente”, destaca.
CONHEÇA MAIS SOBRE BELTERRA
Com um território de 4.398,419 km², Belterra fica localizada na Região Metropolitana de Santarém. O município foi fundado em 1934 e é o sonho concretizado do empresário norte-americano Henry Ford. Sua elevação à categoria de cidade só ocorreu em 1995.
Por ser considerada a cidade americana no coração da Amazônia, Belterra, possui uma arquitetura única se comparada as cidades locais. As estruturas que permanecem lembram uma típica cidade do interior dos Estados Unidos da América.
Entre os atrativos naturais, estão as praias. A mais conhecida e visitada é Pindobal, mas existem outras opções de praias com areia branquinha e ambiente tranquilo como Aramanaí (13 km da cidade), Cajutuba (10km), Porto Novo (7 km) e Maguari (20 km distante da cidade).
É possível chegar a Belterra pela Rodovia BR -163 Santarém/Cuiabá, ou ainda, pela rodovia municipal Trans-Tapajós com saída do distrito de Alter do Chão em Santarém.
Fonte: RG 15/O Impacto e G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *