FAZENDA ESTRELA DO GRUPO DADALT É DESTAQUE NA CRIAÇÃO DE GADO NELORE NO MUNICÍPIO DE PLACAS

Prefeito Leonir e secretário Neilson juntos com Anderson Dadalt
Prefeito Leonir e secretário Neilson juntos com Anderson Dadalt

Conhecida nacionalmente pela produção de gado Nelore P.O, a Fazenda Estrela, do grupo Dadalt, está localizada na vicinal Dez Sul, no município de Placas, estado do Pará. Sua produção de gado Nelore geneticamente aprovado tem dado ao município de Placas um destaque no grande meio de criadores da raça no Brasil.

A Fazenda tem produzido um rebanho de alta qualidade nos padrões de mercado exigidos por criadores de gado de todo Brasil. Animais da Fazenda já foram vendidos em Leilões de Minas Gerais, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e em todo o estado do Pará.

Anderson Dadalt, médico veterinário e um dos proprietários da Fazenda Estrela, recebeu na tarde do dia 19 de maio, a visita do prefeito Leonir Hermes e do secretário de agricultura Neilson Farias os quais foram conhecer de perto a fazenda. Em entrevista, Anderson disse que a princípio resolveram criar a raça por necessidade de touros na região para o próprio rebanho. Com o aumento do número de animais, resolveram, então, aprimorar o rebanho investindo em animais de procedência e ampliar a criação para vendas. Atualmente vende touros em todo o Brasil, assim como novilhas e embriões.

A contribuição no Município na melhoria da qualidade do rebanho bovino tem sido altamente positiva. Centenas de pecuaristas têm adquirido animas reprodutores da fazenda visando a qualidade do animal na reprodução do seu rebanho. Com o aumento de animais de qualidade P.O, o rebanho placaense tem sido destaque, graças a iniciativa da família Dadalt.

O prefeito Leonir assim como o secretário de agricultura Neilson se disponibilizaram no apoio em que for preciso para que a fazenda continue no sucesso da criação e com isso o município de Placas terá um retorno agregado de qualidade no rebanho e aumento econômico na criação de gado Nelore Puro de Origem.

PEDRO FICAGNA É O MAIOR PRODUTOR DE GUARANÁ NO MUNICÍPIO DE PLACAS

Pedro Ficagna, junto com prefeito Leonir e secretário Neilson
Pedro Ficagna, junto com prefeito Leonir e secretário Neilson

A produção de Guaraná no município de Placas tem um endereço certo. Numa propriedade localizada média de 50 km da sede, na vicinal do 10 Sul, o senhor Pedro Ficagna está cultivando a lavoura. Aos 76 anos de idade, seu Pedro ainda trabalha todos os dias no cultivo do Guaraná. No município de Placas, é um dos únicos produtores de Guaraná e segundo dados, está entre os maiores produtores do estado do Pará.

Seu Pedro conta que em 1986 viu uma reportagem no programa Globo Rural onde falava sobre a lavoura, e o que lhe chamou a atenção foi o alto preço do produto, na época, $ 9,00 (nove dólares) o quilo. A partir de então procurou saber mais sobre a lavoura, fez pesquisas, visitou os órgãos competentes e conseguiu suas primeiras mudas de guaraná. Junto com seus filhos iniciou o cultivo da lavoura que até então, não tinha conhecimento, mas sabia que valia a pena produzir. Atualmente cultiva uma área de 12 hectares e é desta área que tira o sustento da família.

Segundo o produtor Pedro Ficagna, a lavoura de Guaraná requer muita dedicação, os cuidados devem ser diários, principalmente em época de colheita, pois o amadurecimento dos frutos é alternado e é preciso atenção para não perder produção. A colheita manual deve ser feita duas vezes por semana até o final da safra. Sua produção está em média de quatro a cinco toneladas por ano. Parte da produção é industrializada e vendida no Município e a grande maioria vende em Maués-AM, devido o baixo preço no Estado. Segundo seu Pedro, mesmo vendendo a produção em outro Estado, ainda compensa por questão do preço ser favorável.

O prefeito Leonir Hermes, juntamente com o secretário de Agricultura, Neilson Farias, visitou a propriedade do senhor Pedro Ficagna e parabenizou-o pela lavoura de Guaraná. O Prefeito disse que a iniciativa é boa e deve ser divulgada e apoiada, sendo que esta lavoura tem uma boa adaptação na região e economicamente é viável. Seu Pedro ainda disse que sua experiência com a lavoura foi boa e se dispôs em passar o conhecimento para alguém que queira plantar o Guaraná.

PREFEITO LEONIR HERMES SE REÚNE COM VICE-GOVERNADOR DO ESTADO

Vice-governador Zequinha Marinho recebeu em seu gabinete o prefeito Leonir junto com secretário Laércio e o vereador João Martins
Vice-governador Zequinha Marinho recebeu em seu gabinete o prefeito Leonir junto com secretário Laércio e o vereador João Martins

O prefeito Leonir Hermes tem se empenhado em buscar recursos para o município de Placas e nesta busca, não mede esforços. Na última semana o Gestor Municipal viajou até Belém, juntamente com o secretário de meio ambiente Laércio Campelo e o presidente da Câmara de vereadores João Martins e nesta viagem foram recebidos pelo vice-governador Zequinha Marinho.

O encontro foi no gabinete do vice-Governador e na oportunidade Leonir Hermes citou várias necessidades do Município. Zequinha Marinho se comprometeu em dar maiores atenção ao Município e pediu que sejam encaminhados ofícios ao seu gabinete e às secretarias do Estado.

Ainda nesta viagem o prefeito Leonir protocolou ofícios junto ao secretário de estado de saúde pública, Vitor Manuel Jesus Mateus, reiterando pedidos de aquisição de uma ambulância, visto que a necessidade do Município é grande, pois os casos de média e alta complexidade são atendidos em Santarém. Também visitou o gabinete do secretário de estado de desenvolvimento agropecuário e da pesca, Hidelgardo de Figueira Nunes, onde protocolou ofício pedindo a conclusão da feira do produtor rural. Outro pedido oficializado foi junto ao secretário de estado de segurança pública e defesa social, general Jeannot Jansen da Silva Filho. Solicitou melhores condições de segurança à população de Placas e apoio nas ações desenvolvidas pelas polícias Militar e Civil. Citou que o número de contingente é reduzido referente ao número de habitantes e a extensa área territorial.

Em todas as reuniões, o Prefeito esteve acompanhado pelo secretário municipal de meio ambiente Laércio Campelo e pelo vereador João Martins, presidente da Câmara, onde os mesmo reforçaram os pedidos do gestor municipal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *