Thompson Mota

c1APOSENTADORIA

A Câmara aprovou no dia 13 de maio um conjunto de novas regras para a aposentadoria. Se ele for confirmado no Senado e sancionado pela presidente Dilma Rousseff, como é esperado, o cidadão poderá dar entrada no pedido de aposentadoria mais cedo, caso se enquadre nos critérios previstos. A novidade cria uma alternativa para a aposentadoria calculada pelo fator previdenciário, que é usado desde 1999. Por ele, o trabalhador tem seu benefício calculado com base em seu tempo de contribuição para o INSS, sua idade e a expectativa de vida do brasileiro.

APOSENTADORIA II

Assim que a nova regra entrar em vigor, outro cálculo será realizado. A proposta dá a oportunidade de o cidadão se aposentar quando a soma de sua idade e do tempo de contribuição atingir 85 anos, no caso das mulheres, e 95 anos, no dos homens. Se um homem de 62 anos de idade, por exemplo, trabalhou e contribuiu para a Previdência por 33 anos, ele poderá se aposentar (62 + 33 = 95) sem cair no cálculo do fator previdenciário. Assim, ele receberia o valor integral, que hoje é de R$ 4.663,75. Se a nova regra não entrar em vigor, ele terá que esperar mais três anos para se aposentar por idade ou trabalhar mais dois anos para se aposentar por tempo de serviço.

APOSENTADORIA III

Atualmente, uma mulher de 60 anos de idade já pode se aposentar, mesmo que ainda não tenha completado 30 anos de carteira assinada. O mesmo acontece no caso de um homem que ainda não completou 65 anos de idade, mas trabalhou 35 anos. Ele também poderá se aposentar por tempo de trabalho. Nesses casos, entretanto, ele não receberia o valor integral, mas cairia no cálculo do fator previdenciário. Dessa forma, é necessário estar atento e analisar bem antes de entrar com o pedido de aposentadoria. Com isso a Dilma Guerrilheira acaba com os trabalhadores, aí a vaca tosse sem parar. Isso é uma vergonha!

t2VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA

Qual a primeira coisa que você, leitor, pensa quando ouve falar em violência contra a mulher? Para muitos, o termo traz à memória uma imagem de agressão física ou até mesmo a ideia de ataque corporal. No entanto, o conceito é mais amplo e as formas de expressão dessa violência também. Desqualificar, diminuir, gritar, insultar ou humilhar são atitudes que dispensam a força física, mas têm efeitos tão prejudiciais quanto qualquer ação que atinja o corpo da pessoa agredida. A violência psicológica é grave e deixa marcas profundas. As consequências podem parecer invisíveis aos olhos alheios, mas são absurdamente cruéis e dolorosas. O que acontece é que muitos desses comportamentos ainda são aceitos em nossa sociedade.

VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA II

Prova disso é o resultado do levantamento realizado em parceira entre o Instituto Avon e o Data Popular, que mostrou que muitos homens ainda enxergam certas atitudes violentas como algo normal ou corriqueiro. O estudo, intitulado “Percepção dos homens sobre a violência contra a mulher”, mostrou que 52 milhões de brasileiros têm algum conhecido, parente ou amigo que já foi violento com a parceira. Apenas 9,4% admitem ter esse tipo de comportamento. A incidência aumenta quando são listadas as atitudes que se configuram como violência doméstica, sem que elas sejam nomeadas dessa maneira. A violência contra a mulher surge com a discriminação de gênero e ganha força com a visão cultural dos estereótipos de masculinidade, que pressionam os homens a serem autoritários e a tratarem as mulheres como subordinadas. Fatores que perpetuam a inferioridade e reforçam a opressão.

t3QUAL A SUA IDADE?

Os 364 dias do ano não têm o mesmo gosto de um único dia: o dia do nosso aniversário. Estar vivo, ser lembrado pelos amigos, receber carinho, presentes, estar com as pessoas queridas, etc. Tudo isso é muito legal. Com o passar dos anos, porém, os aniversários vão se tornando datas mais reflexivas, porque começamos a entender o valor da vida, do tempo e das oportunidades. Sem nos darmos conta, associamos aquele dia, que era tão gostoso, ao temido envelhecimento. A sociedade propaga que envelhecer é sinônimo de rugas, dependência, perdas e esquecimentos. Ninguém aponta algo positivo. Para mim, fazer aniversário é ter um dia para me lembrar de que o tempo está passando e que eu preciso me adaptar às mudanças que ele traz e usufruir do privilégio da vida. Veja, não é ficar infeliz, pois os anos trazem maturidade, experiências e, com isso, menos chances de errar.

QUAL A SUA IDADE? II

Eu penso que para o corpo existe a contagem dos anos, mas a alma não tem idade. Ela não está sujeita ao tempo cronológico, por isso um interior saudável pode influenciar na idade que a pessoa aparenta. Mesmo que isso não seja seu objetivo. É nostálgico lembrar-se da fartura de cabelos que tínhamos aos 20 anos e hoje ao passarmos as mãos neles os sentirmos mais ralos e rebeldes. Sem contar a luta contra os cabelos brancos, que insistem em acampar com toda força na nossa cabeça e em nos desafiar – sei que isso é difícil, pois conheço homens que precisam retocar as raízes toda semana. Posso dizer também que foi muito bom o que vivi. No entanto, a melhor fase da minha vida é a que estou vivendo hoje. Essa é a minha chance de viver. Portanto, reveja o seu conceito de envelhecimento e não perca de vista o seu foco na vida, mesmo que esteja com limitações e dificuldades. Viver cada fase é essencial para o crescimento humano. Pense nisso!

t4CORRUPÇÃO

Depois de tantos anos de sucessivos escândalos de corrupção, a sociedade brasileira está cansada de tamanha bandalheira. Ninguém suporta mais tanto desvio de dinheiro público. Contudo, para além do prejuízo aos cofres públicos, da falta de pudor de políticos que não honram a confiança neles depositada, há uma perda muito maior e que poderá comprometer de modo ainda mais grave e profundo o futuro de nosso país. É certo que a corrupção não é um privilégio apenas dos políticos brasileiros. Levantamento de 2014 apontou que, na Europa, escorrem para os bolsos de larápios de terno e gravata, por ano, quase R$ 390 bilhões. É muito dinheiro, mas faz os corruptos do Velho Continente parecer estagiários em comparação aos nossos venais de verde e amarelo. Mesmo no âmbito da Presidência de República e de muitos governadores e prefeitos, ou no Poder Legislativo – do Congresso Nacional às Câmaras Municipais – percebe-se um sincero desconforto com tantas notícias de desvios.

CORRUPÇÃO II

Leis mais duras têm sido aprovadas, novos mecanismos de controle foram implementados. Estes corruptos da moda, que estão por aí, despudoradamente frequentando o noticiário e revelando desvios da maior empresa estatal brasileira, um dia serão julgados. Os inocentes serão absolvidos e os culpados serão condenados. O mais cruel, o maior crime que eles estão cometendo, e que nem o mais obstinado magistrado conseguirá restaurar para o povo brasileiro, é o nosso futuro. Que país nós teremos depois de tantos maus exemplos? Que tipo de empresários, políticos e servidores públicos podemos esperar? Assim, bons empreiteiros são preteridos por empresários corruptos em licitações fraudulentas. Bons políticos dão vaga para ladrões sustentados pelo desvio de dinheiro público. Funcionários honestos não conseguem progredir na carreira porque são substituídos por outros que se vendem. Desculpe o desabafo!

MOTINHAS

O Brasil vem investindo fortemente para a realização da Olimpíada do Rio de Janeiro, que acontecerá em 2016, de 5 a 16 de agosto. A meta brasileira é ficar entre os dez melhores da competição, resultado que, se for concretizado, será um feito inédito para a história do País. De acordo com o ministro do Esporte, George Hilton, o objetivo também é que a Olimpíada deixe uma herança ao povo brasileiro. XX “Nós estamos construindo áreas de treinamento em todo o País, de modo que não estamos só construindo locais de competição para os atletas, mas também para qualquer iniciante. Estamos criando centros esportivos de iniciação, ginásios onde crianças mais pobres podem aprender até 20 esportes diferentes”, afirma. Vem aí mais um capítulo de corrupção. Quem viver verá! XX Os brasileiros se consideram funcionários obedientes e pouco questionadores. É o que mostra uma pesquisa sobre as novas regras no trabalho realizada pelo LinkedIn, uma rede social voltada para contatos profissionais. XX O estudo New Norms @Work aponta que 63% da população brasileira entre 18 e 34 anos tende a cumprir ordens recebidas no trabalho sem fazer muitas perguntas. Já entre as pessoas de 18 a 66 anos, o número é menor, 57,1%. XX Não é de hoje que o mercado alimentício é uma das áreas mais procuradas por empreendedores no Brasil, já que as pessoas consomem os tipos mais variados de produtos, desde salgados até doces. Se você gosta de cozinhar e quer ter alguma atividade profissional que não exija grandes investimentos e que sirva para complementar sua renda, uma boa alternativa pode ser a produção de bolos e salgados. XX O governador Simão Jatene recebeu o ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Roberto Mangabeira Unger, que veio ao Pará em série de visitas a Estados da Amazônia. XX O objetivo é levantar as perspectivas da região, que serão usadas como base para a elaboração de um projeto de desenvolvimento nacional que se traduza em propostas para as diferentes regiões do país. XX Vale lembrar que o Ministro Mangabeira Unger é amigo pessoal do ex-vice-governador Odair Corrêa. Unger fez questão de fazer uma visita ao amigo Odair que reside em Belém. XX A edição 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) recebeu 4,65 milhões de inscrições até as 17h desta terça-feira (2). O balanço parcial foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e o prazo termina nesta sexta-feira (5). XX Neste mês de junho a Santa Fé Veículos do amigo Isaac, completa 7 anos de atividades com muita seriedade e competência. Out door espalhados pela cidade tem a assinatura da Thompson Mota Produção. XX Final de semana vamos a Chácara Xavier em Porto Novo (Belterra), com direito a Igarapé, Churrasco, Pato no Tucupi, Leite de Vaca, Ice e atualizar o papo sobre política e economia regional e nacional. XX Antes vamos marcar presença na Garapeira Ypiranga do amigo Cacheado, com a Loira Gelada, Ruiva Destilada, Morena Quente, Negra Gostosa, Bela Dalila e Poderosa Beatriz. Fui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *