Coluna Impacto

COLUNA 01

Aniversário
A coluna parabeniza a bonita jovem Flávia Miranda (foto), filha de Afonso Miranda e Rosa Rego, que trocou de idade na terça-feira, dia 16. A data foi festejada junto de seus familiares e amigos. Parabéns, minha afilhada. Muita paz, saúde e felicidades para você!

Boa iniciativa da FIT
Acadêmicos do curso de Ciências Biológicas das Faculdades Integradas do Tapajós (FIT) estiveram na comunidade São José, Planalto Santareno, para ministrar uma palestra sobre animais peçonhentos, ontem, quinta-feira. O evento aconteceu na escola São José, no Km 12 da BR-163 e teve como público alvo, alunos do ensino fundamental e médio, além da comunidade em geral. O objetivo é fazer um trabalho de orientação e prevenção a acidentes com serpentes, aranhas, escorpiões e demais animais que podem trazer algum risco para a saúde dos comunitários. Segundo relato dos moradores, o local tem registrado incidência de serpentes, que podem ser encontradas tanto nas plantações, como nos arredores das residências e até mesmo na rodovia BR-163.

COLUNA 02

Homenagem justa e merecida
Repórter Bena Santana foi homenageado pelo Sindicato dos Radialistas de Santarém em evento organizado pelo Banco da Amazônia, como “melhor Repórter de Rua de Santarém”, em comemoração ao Dia Nacional da Imprensa. Na segunda-feira, 15, o vereador Emir Aguiar apresentou Moção de Aplauso e Parabéns ao repórter Bena Santana (foto), pelo prêmio recebido. O requerimento foi aprovado por unanimidade pelos demais vereadores. Uma homenagem justa e merecida a este ícone da imprensa de Santarém e região.

Esquecimento
Quando da inauguração do recapeamento asfáltico do Beco José Azevedo, o saudoso Pinta Cuia (antigo Beco do Fuxico), muita gente compareceu para tirar fotos com o Prefeito e sua comitiva. Até ai, tudo bem. Porém, nessa festa esqueceram de convidar os parentes do homenageado (José Azevedo), que residem em Santarém. Que vacilo!

Cultura no Oeste do Pará
A Diretoria de Cultura da Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce) da UFOPA realizará o encerramento do Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Cultural, nesta sexta-feira, dia 19, das 14 às 22h, no auditório Pérola da Ufopa, Unidade Amazônia, o qual contará com a presença das Sras. Luisa Galisa, Coordenadora de Instrumentos de Gestão do Sistema Nacional de Cultura da Secretaria de Articulação Institucional, do Ministério de Cultura (MinC) e Telma Olivieri, professora Adjunta da Universidade Federal de São Carlos e consultora do MinC.

Patrimônio Histórico de Santarém
No aniversário de 354 anos de Santarém, o Projeto de Extensão “Patrimônio Histórico, Arquitetônico e Geológico: iniciativas de divulgação e preservação através da educação” promoverá uma excursão sobre o patrimônio da cidade com o objetivo de contribuir com a educação patrimonial e incentivar a prática de geoturismo urbano na região do Oeste do Pará. Os critérios para participar são: ter mais de 18 anos ou estar acompanhado de responsável; poder caminhar por mais de 50 minutos; e concordar e assinar o termo de responsabilidade. As recomendações são: usar sapato confortável, protetor solar e levar água para consumo.

COLUNA 03

Scania – Fora de estrada
Venha conhecer a linha florestal e mineral da Scania. Caminhões com redução nos cubos e preços imperdíveis. Para maiores informações: Arthur Miranda, através dos fones: (93) 99133-1995 e (93) 98112-2938 ou pelo e-mail: Arthur.miranda@itaipunorte.com.br.

RETOQUES

COLUNA RETOQUE 04

A Câmara Municipal de Santarém, por meio do vereador Júnior Tapajós (PMDB), manifestou no dia 10 deste mês, Votos de Felicitações ao programa “Coruja em Ação”, na pessoa do apresentador Willares Sousa, o “Coruja” (foto), pela passagem de dois anos no ar, comemorado no último dia 1º de junho. Um dos lideres de audiência da televisão santarena, o programa “Coruja em Ação”, que é apresentado todos os sábados, na TV RBA afiliada da Band, se destaca por mostrar a realidade da população. * “Coruja” é considerado uma lenda viva da imprensa santarena. Ele tem 35 anos de trabalho atuando principalmente na área policial em todo o Estado do Pará. * Na quinta-feira (18/06) aconteceu a primeira visita técnica da representante do Comitê para a Democratização da Informática (CDI) e da coordenadora de Metodologias e Conteúdos, Lia Gonsales, à Biblioteca Municipal Paulo Rodrigues dos Santos. A pauta de visita foi voltada ao recebimento do Projeto CDI/Bibliotecas no acervo público. No Pará, apenas os Municípios de Santarém e Redenção foram escolhidos pelo projeto, após uma série de exigências até a seleção final. * Professores e técnicos da Ufopa decidiram continuar com as atividades paralisadas em Santarém. Uma reunião realizada na 4ª feira (17) pelo comando de greve discutiu os rumos da paralisação. De acordo com o comando de greve, não há negociação entre reitoria e servidores da instituição. * A defesa insistente dos permissionários dos mercados Modelo e Municipal tem sido uma luta constante do vereador Marcilio Cunha (PMN). À Coluna, Marcilio disse que um dos direitos é o da clientela. “São pessoas que possuem seus clientes há 20 ou 30 anos e tem suas relações comerciais com os ribeirinhos”, enfatizou. * Famílias da comunidade Fátima do Eixo Forte, conhecida antes como Fátima de Urucurituba, participaram na 4ª feira (17) de oficina na sede do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (STTR) de Santarém. Na oportunidade, o Incra apresentou o serviço de assistência técnica e extensão rural do qual as famílias serão beneficiadas. O contrato prevê o atendimento de 910 famílias no assentamento. O investimento inicial do Incra é de R$ 2.782.506,94.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *