Canoísta Polonês que cruzou oceanos Pacífico e Atlântico chega a Óbidos

Canoísta polonês em Óbidos
Canoísta polonês em Óbidos

O canoísta Polonês Marcin Gienieczko, que saiu no dia 10 de março da Polônia com a missão de cruzar os oceanos Pacífico e Atlântico e chegar ao Rio de Janeiro em 2016 chegou ao município de Óbidos, no Oeste Paraense, na manhã de sexta-feira, 7 de agosto, de onde seguirá a aventura neste sábado, 8 de agosto, com destino a Belém, capital do estado do Pará, com uma parada na cidade vizinha de Santarém.
O Canoísta que pertence a Marinha Polonesa e tem formação em jornalismo, deverá concluir parte do percurso por meio de dois outros esportes bem conhecidos, o ciclismo e também a corrida, e irá participar das Olimpíadas de 2016, onde representará seu país.
A aventura também tem por objetivo entrar no Guinness Book como a viagem mais longa realizada em uma canoa. “Eu entrei no Brasil por Tabatinga, depois Manaus, Parintins, Óbidos, Santarém, Gurupá, Breves e Belém, depois vou a pé para Fortaleza. Antes foram quatro meses de travessia no Atlântico e eu digo muito obrigado ao Brasil, às polícias militares dos estados do Amazonas e do Pará, e a todos envolvidos o sentimento é de gratidão”, falou Marcin Gienieczko.
Segundo o sargento da Polícia Militar do Estado do Amazonas, Robson Marciel, a segurança do desportista será acompanhada em todo o território nacional. “Ele sofreu um atentado no Peru, e por isso ele pediu ajuda do consulado. É uma aventura, ele tem todo um aparato que garante seu monitoramento tanto para Brasília quanto para o seu País de origem”, falou o sargento. Em média de 5 a 7 quilômetros por hora e ele sai sempre às 7 horas, para ao meio dia e tem uma parada de 20 minutos. Aqui no Pará ele fará uma parada em Santarém, Gurupá, Breves e Belém de onde ele segue por terra para Fortaleza”, disse o sargento.
Em Óbidos o desportista recebeu apoio da Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias Municipais de Saúde e também de Cultura e Turismo, além da Polícia Militar do Pará, que assume a responsabilidade pela segurança do Polonês. “Há toda uma integração entre a Segurança Pública e o Governo e só temos que agradecer porque com certeza para nós é uma alegria muito ter Óbidos inserida neste roteiro”, falou o secretário de Cultura e Turismo, Sandro Silva.
Fonte RG 15/O Impacto e Martha Costa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *