Prefeitura e Ufopa confirmam dois cursos para julho de 2016
Em reunião ocorrida no dia 27 de outubro, na Câmara Municipal, entre Prefeitura e UFOPA, foram confirmados dois cursos para o campus de Juruti: Geominas e Agronomia, que já contarão com o ENEM 2015 para o ingresso e previsão de início das aulas para julho de 2016. Além disso, foi tratada a infraestrutura do campus.
Estiveram presentes na cerimônia o prefeito Marco Aurélio, o vice-prefeito Jonas Morais, a secretária de Educação, Régia Pinheiro, presidente da Câmara, Elivan Rocha o vice-reitor da UFOPA, Prof. Anselmo Colares, Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFOPA, Prof. Sérgio Melo, pró-reitor de Planejamento da UFOPA, Prof. Clodoaldo Andrade dos Santos, pró-reitora de Administração, Profa. Geany Martins, pró-reitor de Assuntos Estudantis, Prof. Valdomiro Sousa, e a consultora de Educação da Alcoa, Célia Oliveto.
O prefeito Marco Aurélio garantiu a contrapartida da Prefeitura como terreno, muro, estrutura da área do entorno, o que significa o valor de R$2,5 milhões de recursos próprios investidos na educação superior. O número de vagas será de 40 para cada curso tendo vagas disponíveis de acordo com a legislação para indígenas, quilombolas e portadores de necessidades especiais.
Atualmente a UFOPA está funcionando no Tribódromo com todo o apoio da SEMED. Quanto à construção do prédio próprio, o vice-reitor da Ufopa disse que os recursos para sua conclusão estão garantidos e deve ser inaugurado em julho do ano que vem.
PREFEITO ANUNCIA CONSTRUÇÃO DE ESCOLA EM IGARAPÉ DAS FAZENDAS
Acompanhado de assessores, lideranças políticas de Juruti e das comunidades do interior, o prefeito Marco Aurélio Dolzane do Couto, reuniu na quarta-feira, 28, com moradores da comunidade Igarapé das Fazendas, ocasião em que assumiu compromisso para a construção de uma escola nova com quatro salas de aula e outras dependências essenciais para o seu perfeito funcionamento.
A construção de escolas padronizadas também é um compromisso da administração do prefeito Marco Aurélio que não tem medido esforços para investir na educação do município, o que perpassa fundamentalmente, também, pela valorização do profissional de educação e do próprio estudante.
Na atual administração municipal a educação tem conseguido inúmeros avanços com a construção de novas escolas, principalmente em comunidades do interior, aquisição de equipamentos, aumento da frota de ônibus e lanchas escolares, distribuição de merenda escolar e pagamento dos profissionais em dia.
Fonte: RG 15/O Impacto e Rui Neri