Amazônia news

Foto01REGIÃO METROPOLITANA

Na última sexta-feira, 30/11, o Ministério Público Estadual – MPE juntamente com a Polícia Rodoviária Federal coordenou audiência pública com a participação dos prefeitos dos municípios da Região Metropolitana de Santarém. No plenário, empresários da área de transportes coletivos, secretários municipais, sindicalistas, líderes comunitários, produtores e agricultores. Em pauta, a regularização dos transportes rodoviários e de cargas que prestam serviços públicos nos municípios. O principal ponto em questão é o vencimento do prazo dado pela PRF para que as empresas se adequassem a Legislação.

Após diversos questionamentos oriundos da plenária e da mesa e sem nenhuma possível solução, o procurador jurídico de Santarém, José Maria Lima, propôs o estudo de um TAC determinado por dois anos. Onde, no primeiro ano as empresas adequariam metade de suas respectivas frotas e no segundo, a outra. O prefeito de Mojuí dos Campos, Jailson Alves, de comum acordo com os empresários daquele Município aprovaram; enquanto que a prefeita de Belterra, Dilma Serrão, solicitou prazo para que a proposta seja discutida e reverenciada no Município com maior número possível de interessados. Comprometeu-se, também, entregar no prazo máximo de vinte dias, o resultado para que façam parte dos autos.

BELTERRA

ATIVISMO PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

A Prefeitura Municipal de Belterra, por meio do Centro de Referência da Mulher, realiza Campanha 16 Dias de Ativismo pelo fim da Violência Contra as Mulheres, com o tema: “Tome Atitude, Quebre o Silencio. Denuncie a Violência Contra a Mulher”. A Campanha conta com uma vasta programação cujo objetivo é mobilizar e sensibilizar a população para a prevenção e enfrentamento a violência contra as mulheres. As ações serão desenvolvidas no Centro, BR 163 e Rio Tapajós.

A abertura da Campanha iniciou no dia 25 de novembro, Dia Internacional de Combate a Violência contra a Mulher, com palestras e debates sobre Violência Doméstica na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STTRB). Segundo a Coordenadora do Centro de Referência da Mulher, Maria Aparecida Santos, o que se pretende com a ação é despertar a consciência das mulheres para seus direitos e com as oficinas as mulheres terão alternativas de geração de renda. O encerramento da Campanha está previsto para o dia 10 de dezembro com a exposição dos trabalhos confeccionados nas Oficinas e programação cultural.

MONTE ALEGRE

A renúncia do ex-prefeito Zé Costa – PT não causou nenhuma surpresa aos munícipes. Causou apenas, um enorme silêncio na cidade, um clima triste desolador e vergonhoso. Agora, voltam-se as atenções para a eleição interna que os vereadores irão realizar, no prazo máximo de 30 dias; onde serão eleitos Prefeito e vice-Prefeito, para o mandato tampão 2016. Há informações de que, os pretensos candidatos, poderão realizar suas devidas inscrições, até a próxima segunda-feira, 07. O Prefeito interino Anselmo Picanço – PTB nos confirmou que não irá concorrer ao cargo. Segundo o próprio, a situação financeira do Município é bastante complicada. A população gostaria de ver sair desta eleição interna, um governo de consenso; partindo das primícias da paz e amor pela cidade. O governo, seja lá quem for, vai ter que se desdobrar no trabalho, constituir uma equipe jurídica dedicada e competente, bem como um secretariado com o mesmo perfil. Esperam-se melhoras urgentes nas áreas da educação, infraestrutura e especificamente na saúde.

INFORME SAÚDE: O Centro de Diagnóstico BIOSAN informa que até 30/12 todos os pacientes com requisição do SUS terão descontos especiais nos procedimentos de ULTRASSONOGRAFIAS. Disponibiliza também diversos pacotes, com promoções especiais: Pacotes Ginecológicos, gástricos, gravidez, e saúde do homem. Agende seu procedimento. Santarém: Avenida Presidente Vargas, 1720, entre Silvino Pinto e Moraes Sarmento (93) 3522-4105 / 99180-2191. Unidade Belterra: Farmácia Belfarma. Trav. Timbó, 151 – Centro. 99197 7098 ou 99210 9917 falar com Dona Angelita. Unidade Mojui dos Campos: Farmácia Farmavan. Rua Lobo D’almada, 547 – Alto Alegre. (93) 99161 8199 ou 3537 1167. Unidade Monte Alegre: Av. Nilo Peçanha, Serra Ocidental (93) 99126 8995 – Unidade Prainha: Trav. Curuá do Sul, 101 – Centro (93) 98452 2971. Consultas e procedimentos com Dr. Sérgio Monteiro.

A VOZ DO POETA

Autor: Edmundo Baía

ORAÇÃO DE UM TAPAJÔNICO

Senhora da Conceição, padroeira de todos nós;

Ajuda-nos a criar o Estado do Tapajós.

Senhora nossa mãe Espiritual,

Proteja as nossas famílias,

Fortaleça a nossa fé em Vós,

Interceda junto a Jesus,

 

Para que abençoe o povo do Tapajós.

Queremos a liberdade politica,

Poder determinar por nós,

Lutar contra a fome e a miséria,

Dar escola, saúde e trabalho,

Aos irmãos do Tapajós.

 

Senhora mãe de Jesus Cristo,

Ilumine as mentes dos nossos gestores,

Elimine o vício do poder, retire a corrupção,

Faça com que eles e elas entendam e sintam,

O valor do amor e do perdão,

Abençoa-nos mãe querida!  

 

APOIO CULTURAL: Shalon Transportes e Turismo, Ribamar Produções, José Santana de Oliveira, Nilda Paixão, Ulisses Medeiros, Reginaldo Lobo, Jorge Vancho Panovich, Arielton Santos, Doutor Pita, Nilton Rebelo.    

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *