Belém completa 400 anos

400 anos de Belém do Pará
400 anos de Belém do Pará

Uma vasta programação nos locais que são a cara de Belém vai marcar o aniversário dos 400 anos da capital paraense, nesta terça-feira (12). A programação oficial terá missa em ação de graças, celebrada pelo arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, na Catedral da capital e o tradicional bolo de aniversário no Ver-o-Peso, além de uma ação integrada de cidadania, com atendimentos diversos. No Portal da Amazônia, a continuação da agenda de shows com artistas da terra, iniciada na noite desta segunda (11).
A missa em ação de graças será às 8h da manhã, na Catedral de Belém. Na sequência haverá a abertura da exposição ‘Um olhar contemporâneo na arte do Pará’ e o lançamento da Coleção Belém 400 anos-1616 a 2016. Às 9h45 é a hora do tradicional parabéns no Ver-o-Peso com um bolo de 100 metros de comprimento e a participação da banda da Guarda Municipal que apresentará a canção ‘Belém Meu Amor’, composta por Vicente Malheiros, especialmente para a data.
O bolo do aniversário é todo de chocolate, incluindo o recheio. Na sua confecção foram usadas mais de cinco toneladas de farinha de trigo, 3.800 ovos, 60 kg de açúcar, 16 kg de fermento, 500 kg de manteiga e 380 litros de leite. A guloseima foi feita por uma padaria local, com apoio de 30 alunos da Escola de Confeiteiros do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que precisaram iniciar os trabalhos no domingo para garantir que vai estar tudo pronto na festa.
Enquanto os visitantes saboreiam o doce, no Ver-o-peso também será possível participar de uma ação de cidadania integrada. Como presente à população, haverá serviços de emissão de documentos de identidade, carteira de trabalho, registros civis e orientações jurídicas. A população também terá atendimentos de assistência social e saúde, com consultas médicas; emissão de carteira do SUS; teste rápidos de Aids e hepatites virais; imunização de adultos e crianças; entre outros. A ação acontece das 7h30 às 13h.
Também será possível emitir Passe Fácil Estudantil (meia-passagem), segunda via do Passe Fácil Especial (deficiente), primeira e segunda vias do Passe Fácil Sênior (idosos a partir de 60 anos) e emissão de Credencial de Estacionamento Preferencial para idosos e deficientes, com a presença da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) na ação. Haverá ainda serviços de beleza e programações de lazer.
Às 11h da manhã haverá a inauguração do monumento 400 anos de Belém. Também a Igreja Assembleia de Deus fará um abraço simbólico na cidade, encerrando os 400 dias de orações pela capital paraense.
Já às 19 horas, o ministro das Comunicações, André Figueiredo, participa do lançamento dos selos comemorativos aos 400 anos da cidade, no Hangar do Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, quando serão apresentados oito modelos da série ‘Maravilhas de Belém do Pará’, que destacam as sete maravilhas do município: a Estação das Docas, o Mercado Ver o Peso, o Theatro da Paz, o Forte do Castelo, a dança carimbó, o Círio de Nazaré e a o açaí.
Os selos terão circulação nacional de 1,6 milhão de unidades, ao valor de R$ 1,50 cada, que podem ser adquiridos nas agências dos Correios, na loja virtual (www.correios.com.br/correiosonline) e na Central de Vendas a Distância (centralvendas@correios.com.br).
Na programação de shows, a partir das 19h até às 5h será a vez de Edilson Moreno, Lia Sophia, Pinduca, Félix Robatto, Gaby Amarantos e Aparelhagem Carroça da Saudade, subirem ao palco montado no Portal da Amazônia, para homenagear sua terra natal.
Fonte: Redação ORM News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *