Madeira doada pelo Ibama é incendiada em Prainha
Dois meses depois de uma equipe da 4º Regional de Defesa Civil do Baixo Amazonas (REDEC) fazer a entrega de madeira apreendida em operações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) ao município de Prainha, um incêndio foi registrado no pátio onde estavam armazenadas as toras do produto de origem florestal.
O incêndio aconteceu por volta de 17h, de domingo, 24. De acordo com o comando de Polícia Militar de Santa Maria do Uruará, uma guarnição foi acionada pelo morador conhecido por “Maranhão”, de que algumas pilhas de toras de madeira estavam pegando fogo. Segundo a Polícia Militar, as toras de madeira de lei apreendidas pelo Ibama e doadas ao município de Prainha , estavam sob responsabilidade de fiscalização da Defesa Civil daquele Município.
A Polícia Militar informou que a guarnição foi até o local e constatou a ocorrência. Segundo o morador Maranhão, foi queimado aproximadamente 1.200 m3 (mil e duzentos metros cúbicos) de madeira, que ele foi orientado a proceder junto a Delegacia de Polícia Civil de Prainha. Porém, foi confeccionado um BAPM, pela guarnição da Polícia Militar.
Além de soldados da PM; o delegado Dr. Vicente, que está respondendo pela Delegacia de Polícia do município de Prainha; o Investigador Elder, e uma equipe do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves (CPC) de Santarém foram até o local, para de fazer a perícia e desvendar as causas do incêndio.
Informações que chegaram à nossa redação, é que o incêndio pode ter origem criminosa, mas somente após o laudo pericial é que a situação será esclarecida.
A Prefeitura de Prainha esclareceu que a madeira foi doada ao Município, depois de um ano e nove dias que a administração pública solicitou ao órgão, cuja gerência fica em Santarém. A prefeita Patrícia Hage disse à nossa reportagem, que uma parte da madeira doada já tinha sido usada para construção da ponte do Petrópoles, que fica localizada na sede do Município.
ENTREGA DA MADEIRA: De acordo com a 4ª REDEC, no período de 18 a 22 de novembro do ano passado, uma equipe da Regional de Defesa Civil, esteve no município de Prainha, para fazer o acompanhamento dos trabalhos de beneficiamento e transporte da madeira que se encontrava no pátio da madeireira Santa Maria Madeiras Ltda, localizada na vila de Santa Maria do Uruará, no referido Município.
A referida madeira era fruto de uma doação feita pelo IBAMA, onde a 4ª REDEC entrou como mediador do referido processo de doação à Defesa Civil do município de Prainha. Por esse motivo a equipe de técnicos foi destacada para fazer o acompanhamento da primeira etapa de beneficiamento e transporte para a sede do Município, etapa esta que levou 10 dias de produção, gerando aproximadamente 200m3 (duzentos metros cúbicos) de madeira beneficiada.
A equipe de técnicos acompanhou os últimos dias de produção e o carregamento da balsa que fez o transporte até a sede daquele Município.
Toda a atividade também teve o acompanhamento dos responsáveis pelo trabalho junto ao Município, como o vice-prefeito Merinho, o secretário de meio ambiente Eustáquio, o coordenador municipal de defesa civil Fábio Taveira e o técnico da defesa civil municipal Ítalo.
Os serviços seguiram em conformidade com um Plano de Trabalho que o Município apresentou para o Coordenador Regional, Tenente Coronel Cláudio e para a Gerência Regional do IBAMA em Santarém. O Plano seguiu um cronograma e metas de produção, com prazos e execução específica para cada obra a ser atendida.
Segundo a 4ª REDEC, a etapa de produção foi elaborada para atender 04 (quatro) projetos previstos nesse plano de execução. Veja abaixo, o vídeo do incêndio:
Fonte: RG 15/O Impacto